Porque não pode mais de 100 ml no avião?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Por que raios não se pode viajar de avião com mais de 100 ml de pasta de dente? Nenhum creme, líquido, gel, aerosol ou similar com mais de 100 ml pode embarcar. O intuito é evitar substâncias explosivas a bordo. Em 1976, 73 pessoas morreram na queda de um avião em Barbados.

A quantidade máxima de líquido que pode ser transportado a bordo de um avião na bagagem de mão não deve exceder 100 ml por item. Por outras palavras, é possível transportar mais do que um item em diferentes recipientes, mas cada um destes recipientes deve ter uma capacidade máxima de 100 ml separadamente.

Segundo a ANAC, os líquidos devem ser armazenados em embalagens de até 100 ml. O limite máximo permitido é de 1 L ou 10 frascos de 100 ml. Os produtos devem ser armazenados em uma embalagem plástica transparente para facilitar a inspeção dos agentes nos aeroportos antes do embarque.

Outra dúvida muito comum é se pode levar desodorante aerossol no avião. A regra é que os frascos não ultrapassem 300 g ou 300 ml nas bagagens de mão e 0,5 kg ou 0,5 L nas malas despachadas, sem ultrapassar 2 kg ou 2 L. Tanto para os artigos de beleza quanto para aerossóis, é importante que o produto esteja bem lacrado.

Contudo, desodorantes roll-on e em bastão podem ser levados sem problemas na bagagem de mão em voos nacionais e também em internacionais, desde que observem a regra de não ultrapassar 100 ml e estarem embalados em sacola com lacre, no caso de voos para fora do país.

Segundo a Anac, itens em forma líquida e pastosa, como xampus, condicionadores, cremes e similares podem ser levados sem restrição na mala de mão em voos domésticos, porém em voos internacionais há limite de até 100ml por embalagem.

É possível levar bagagem de mão e mochila? Sim, qualquer voo permite que o passageiro leve uma bagagem de mão e uma mochila como item pessoal. No entanto, as mochilas não devem ser as de carga e sim simples, de poucos litros.

Líquidos com mais de 100 ml
Garrafinhas de água, perfumes importados, cremes e bebidas alcoólicas devem ser guardados na bagagem despachada. Escolha sempre embalagens pequenas caso precise levar água na bagagem de mão.

Aerossóis e sprays de higiene pessoal, como desodorante, espuma de barbear e protetor solar, também podem ser levados na bagagem de mão. Em voos nacionais o limite é de quatro frascos de até 300 ml e nos internacionais de até 100 ml.

Cosméticos (shampoos, condicionadores): não há restrições para esses ou outros líquidos na bagagem de mão voo nacional, Bebidas alcoólicas: pode-se carregar até cinco unidades de até 1 L, com percentual de álcool abaixo de 70% e na embalagem original, caso contrário, o produto é descartado.

É permitido levar perfumes de até 50 ml, porém, o total transportado não deve ultrapassar 5 litros. Também é permitido levar até 4 frascos de aerossóis de higiene pessoal ou de uso médico de até 300 ml/g cada.

Líquidos, cremes e géis na bagagem de mão
As normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) preveem que cada item (shampoos, condicionadores e demaquilantes, por exemplo) deve ter no máximo 500ml, e cada passageiro pode levar itens que somem até 2 litros em sua bagagem de mão, ou seja, 4 embalagens de 500ml.

Não é permitido levar líquidos, géis e pastas em recipientes com mais de 100 ml de volume. Além disso, todos os líquidos e cremes abaixo desse volume devem ser armazenados com folga dentro de um saco plástico transparente vedado de até 1 litro (20 cm x 20 cm), a ser apresentado na inspeção de embarque.

Em geral, os seguintes itens não podem ser transportados a bordo: líquidos, géis, aerossóis e armas de fogo de todos os tipos. Além disso, objetos pontiagudos como facas, lixas, cortadores de unhas, lâminas de barbear, ferramentas de trabalho ou pinças são proibidos dentro da cabine.

A Resolução Número 207, de 2011, da ANAC, diz que não há nenhuma restrição quanto ao transporte de frascos vazios. Isso significa que você pode levar, por exemplo, uma garrafa de água vazia e, depois de passar pelo raio-x, enchê-la com água do bebedor da sala de embarque do aeroporto.

Power banks: O carregador portátil pode ser levado na cabine, com basicamente as mesmas regras das baterias de lítio metálico, de acordo com a capacidade.

O que é proibido levar na bagagem de mão
objetos cortantes, pontiagudos ou mesmo de ponta arredondada, se forem rígidos (Isso inclui sua pinça de sobrancelhas… Não estamos brincando!)

Conforme informações acima, o álcool em gel é considerado um artigo de higiene. Assim, há limitações de 0,5 kg ou 0,5 L por artigo nos voos domésticos.