Pode entrar na primeira série com 5 anos?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Comissão de Educação aprova regra sobre idade de ingresso na pré-escola e ensino fundamental. A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a idade de matrícula na pré-escola e no ensino fundamental, autorizando o ingresso de crianças com menos de 4 e 6 anos, respectivamente.

De acordo com a legislação brasileira, a faixa etária de escolarização obrigatória vai dos 4 aos 17 anos. Por lei, aos 4 anos, a criança deve ingressar na pré-escola, aos 6 anos, no ensino fundamental e, aos 15 anos, no ensino médio (veja a tabela ao lado).

Todas as demais, segundo a norma, deverão ser matriculadas na pré-escola e ingressar com 6 anos completos no ensino fundamental.

Resolução CNE/CEB nº 2, de 9 de outubro de 2018 - Define Diretrizes Operacionais complementares para a matrícula inicial de crianças na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, respectivamente, aos 4 (quatro) e aos 6 (seis) anos de idade.

A Educação Infantil corresponde aos 4 e 5 anos da criança.
Obs.: ainda que a legislação brasileira preveja matrícula obrigatória no Ensino Infantil, apenas a partir dos 4 anos é possível, se for um desejo dos pais e/ou responsáveis, matricular crianças mais novas (2 e 3 anos).

Classe de alfabetização (CA) = 1º ano. 1ª série = 2º ano. 2ª série = 3º ano. 3ª série = 4º ano.

Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas.
...
– Coordenação viso-motora:

  • Desenho livre.
  • Labirinto.
  • Pintura.
  • Recorte e colagem.
  • Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.

O Ensino Infantil é voltado para crianças com 0 a 5 anos de idade, matriculadas em creches e pré-escolas. Já o Ensino Fundamental compreende crianças que possuem entre 6 e 14 anos de idade. Por fim, o Ensino Médio é voltado para adolescentes de 15 a 17 anos de idade.

A idade ideal para colocar o filho na escola é a partir de dois anos e meio a três anos. Essa é a idade na qual ele está pronto para interagir com outras crianças e iniciar a socialização.

Ensino Fundamental I - 1º ao 5º ano (7 a 11 anos de idade)

O jardim II é a última série da educação infantil e ensina crianças entre 5 e 6 anos de idade, que depois disso, vão para o ensino fundamental.

Converse com seus pais, seus professores e com o conselho pedagógico da escola. É impossível pular de ano letivo sem a autorização de seus pais ou responsáveis e da escola. Converse com seus professores sobre o assunto para ver o que eles acham.

Entretanto, ela só é obrigatória, no Brasil, para crianças de quatro e cinco anos, o que torna os grupos 1, 2 e 3 facultativos. E a depender da idade dos pequenos, eles devem ser matriculados em creches ou escolas (pré-escolas): nas primeiras caso tenham idade até três anos, e nas segundas entre quatro e cinco anos.

Como fazer pré-matrícula online?

  1. Acesse o site da prefeitura ou da Secretaria de Educação de seu município;
  2. Selecione o serviço de pré-matrícula;
  3. Preencha o formulário informando dados pessoais e da criança;
  4. Selecione uma unidade de ensino. ...
  5. Finalize a inscrição.

Por sua vez, os anos finais referem-se ao Ensino Fundamental II e atendem aos alunos do 6º ao 9º ano. Sendo assim, a faixa etária dos alunos do Ensino Fundamental I é de 6 a 10 anos de idade, enquanto que a faixa etária do Ensino Fundamental II corresponde às idades de 11 a 14 anos.

Ensino Infantil: É dividido em Maternal que vai de 0 a 3 anos, com o Berçário de 0 a 1 ano e os maternais 1, 2 e 3 um para cada ano de vida; e Educação Infantil de 3 a 5 anos que são divididos por períodos conforme a idade (4 a 6 anos de idade para nascidos do segundo semestre do ano).

Direcionado para crianças na faixa etária de 3 anos, o Grupo 3 da Educação Infantil tem como objetivo proporcionar momentos de aprendizagem aos pequenos, através de uma metodologia dinâmica e lúdica que prepara o aluno em seus primeiros passos, desenvolvendo as habilidades e criatividade.

No Pré2 é importante que aprendam e quantificar e reconhecer e escrever os números 1,2,3,4,5,6,7,8,e9. E a contagem oral é até 10(caso acriança alcance números maiores ótimo, mas o necessário e saber identificar, reconhecer, quantificar e escrever.