Pode entrar pet no Atacadão?

Perguntado por: hbrito . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Conforme conversamos no dia 18/05 informamos que a restrição de acesso dos animais de estimação (exceto cães guia) existe em cumprimento à normativa da Anvisa que proíbe a presença de animais domésticos em locais onde são manipulados alimentos, que é o caso das lojas. Estamos a sua disposição sempre que precisar.

Para isso, precisam possuir ambientes com dimensões apropriadas. Sobre a questão sanitária, o próprio prefeito da cidade, Eduardo Paes, afirmou que não há riscos, pois tomaram o cuidado de montar normas bem específicas de higiene e limpeza (que deve ser constante), para os supermercados.

Será proibido entrar com cães sem coleira ou focinheira (dependendo do porte), ou caixa adequada para transporte de gatos. Não será permitido também oferecer água ou comida dentro do supermercado.

Com a proliferação dos pet shops em shopping centers, estes estabelecimentos também estão aceitando que os consumidores vão às compras com seus bichinhos. Neste caso, é preciso orientar aos donos de pet que eles devem estar sempre com coleira e guia, e a circulação na praça de alimentação é proibida.

Pela lei municipal de São Paulo, número 10.309, é proibida a permanência ou entrada de animais em estabelecimentos onde se preparem, manipulem, fabriquem ou vendam produtos alimentícios.

A pessoa pode trazer um cão de pequeno porte, na coleira, que esteja no colo ou transportada em bolsas ou carrinhos apropriados. Existe uma restrição de acesso para os animais em áreas como banheiros, cinema, praça de alimentação e os elevadores", explica Carolina Caracas, gerente de marketing do shopping.

Pela lei, cães-guia são aceitos em todos os estabelecimentos e shoppings, sem nenhuma restrição. Cachorros, de pequeno, médio e grande porte, sempre devem estar com guia e coleira, nunca podem estar soltos, sem guia, no chão. Cachorros pequenos podem ter acesso às escadas rolantes, desde que estejam sempre no colo.

O que muda com a lei dos animais em restaurantes? A partir de maio passa a ser possível levar animais de companhia a estabelecimentos comerciais, como restaurantes. Desde que respeitem as regras e que estejam tratados. Até à data, não é permitida a entrada de animais domésticos em espaços comerciais.

O Projeto de Lei 4331/21 assegura a qualquer pessoa o direito de ingressar e de permanecer com animal doméstico em estabelecimento aberto ao público e de uso coletivo.

A tendência se manteve em 2022: o Instituto Pet Brasil estima um crescimento de 14,7%, representando R$ 59,2 bilhões movimentados. A evolução do mercado está ligada às mudanças no comportamento dos consumidores após a pandemia.

O transporte deve ser feito em caixa transportadora de tamanho adequado para o animal, garantindo as condições de higiene e segurança. O animal deve ser levado próximo aos pés do passageiro passageiro (e não no colo), assegurando o conforto do pet e das outras pessoas presentes no ônibus.

Os pets são bem-vindos no shopping durante todo o horário de funcionamento, de segunda a domingo, das 9h às 21h. A presença de animais de estimação em locais onde há manipulação e consumo de alimentos não é permitida.

Nela fica proibida a entrada ou permanência de animais em locais ou estabelecimentos onde se manipulem, preparem, vendam ou fabriquem produtos alimentícios.

Ali, as regras são: cães de médio e pequeno portes são permitidos. Se forem considerados bravos, devem estar com focinheiras. Todos precisam estar com a coleira e, em caso de usar as escadas rolantes ou o elevador, o dono tem que pegar o animal no colo.

A única forma de possuir um animal silvestre legalizado é adquirir o animal de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou pelo órgão estadual/distrital.

A Comurg faz a coleta de animal morto de pequeno e grande porte nas vias públicas. O munícipe pode contatar por meio do telefone (62) 3524-3414, ou pelo aplicativo de WhatsApp (62) 98596-8555 para solicitar o recolhimento.

É importante lembrar também de não levar o cão na praça de alimentação do shopping que aceita cachorro. Essa atitude não é permitida e incomoda outras pessoas. Aliás, alguns estabelecimentos possuem espaços específicos para o seu amigo de quatro patas brincar.

O pet deve ser adquirido com nota fiscal, carteira de vacinação em dia, atestado médico veterinário de que está saudável, informações sobre vermifugação (datas e qual medicamento foi administrado), atestado de castração (caso isso seja o acordado com o vendedor ou em municípios nos quais a venda de animais só possa ...

O recomendado é que o período do pet na casinha não ultrapasse 90 minutos). A casinha foi desenvolvida priorizando a segurança e o conforto do pet. Por isso, apenas o cliente que está a utilizando consegue abri-la e, quando aberta, uma foto é tirada automaticamente para registro da empresa.