Pode fazer esteira na gravidez?

Perguntado por: lnovais . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Uma dúvida muito comum entre as mamães de plantão é se a prática pode ser feita durante todas as fases da gestação. E a resposta é: sim, você pode.

Quais exercícios as grávidas devem evitar?

  • Jump;
  • Corrida de alta performance;
  • Spinning nos últimos meses da gravidez;
  • Treino muito pesado de musculação;
  • Abdominais;
  • Crossfit;
  • Mergulho;
  • Atividades que utilizam bola.

Para gestantes sem história prévia de abortamento, não foi encontrado risco associado à atividade física durante a jornada de trabalho (grau de recomendação B). Durante todo o período gestacional, a mulher deve evitar o consumo de álcool, drogas, cafeína e tabaco, substâncias que podem causar má formação fetal.

De acordo com o Guia, as mulheres durante a gravidez e no pós-parto podem praticar atividade física no seu tempo livre fazendo aquilo que gosta. Então vale caminhar, correr, dançar, nadar, pedalar, fazer ginástica, musculação, hidroginástica ou alongamentos, entre outras.

A gente sempre lembra que gestação não é doença, que é um período em que você pode desempenhar a maioria das suas atividades de forma normal. O que a gente orienta, no geral, é para evitar as atividades de impacto. Não pular corda, não correr, dar preferência por uma caminhada mais acelerada.

Primeiro trimestre
Assim, a rotina de exercícios deve ser bem leve. As atividades recomendadas são: exercícios aeróbicos, como natação, corrida ou academia (sem aumentar a intensidade habitual); treino leve para fortalecimento muscular, como agachamento.

A profissional indica algumas práticas, como pilates, yoga e caminhada. "Às vezes, alguns médicos gostam de, no primeiro trimestre, recomendar que a mulher evite qualquer exercício de muito impacto, como, por exemplo, corrida, jump, ou exercícios que você pule muito, que tenha muito impacto. Outros médicos já liberam.

Exercícios para gestantes no 1º trimestre
No primeiro trimestre de gestação (semanas 1 a 13), é comum haver mais cansaço, sonolência e enjoos. A pressão arterial pode cair também. Assim, é normal que gestantes que já praticavam exercícios antes diminuam a intensidade. Não se cobre!

De modo geral, recomenda-se que as grávidas evitem carregar peso acima de 10, 12 quilos. Após a 30ª semana, a coluna pode sofrer as consequências. Contudo, se você não resistir àquela carinha de choro, o melhor seria tomar cuidado com a postura: o ideal é dobrar os joelhos e manter a coluna reta.

Frutas, ovos, iogurtes e castanhas são bons petiscos que vão ajudar a manter o nível de açúcar no sangue e vão saciar aquela fome entre as refeições. Além de ser muito importante evitar a desidratação durante a gravidez, o consumo de água pode colaborar para que você se sinta mais saciada entre as refeições.

Opte por alimentos da dieta mediterrânea
Azeite de oliva, tomates, legumes e outros alimentos que fazem parte da famosa dieta mediterrânea podem ser aliados da saúde da gestante. Pesquisadores sugerem que essa alimentação tem o potencial de reduzir o ganho de peso e o risco de diabetes gestacional.

Os hormônios da gravidez que relaxam a válvula entre o estômago e o esôfago podem permitir que o ácido gástrico vaze para o esôfago, causando azia. Para prevenir azia, faça refeições pequenas e frequentes e evite alimentos fritos, frutas cítricas, chocolate e alimentos picantes ou fritos.

Fique longe do cabo de vassoura durante toda a gestação, pois varrer a casa pode comprometer o seu nervo ciático e suas articulações, trazendo dores intensas na lombar.

“Já sabemos que a pior postura para a grávida é ficar em pé. Pode causar problemas na coluna, pois sobrecarrega a região lombar, e facilitar o aparecimento de varizes na perna. Nessa posição, o ideal é que a mulher esteja caminhando”, afirma Tindó.

Mães com Índice de Massa Corporal (IMC) de 18,5 ou menos ganham entre 13 kg e 18 kg. Já as mulheres com IMC entre 18,5 e 25 podem esperar um ganho de peso de 11,5 kg a 16 kg na gestação. Se o IMC está entre 25 e 30 antes de engravidar, a expectativa de aumento de peso é de 7 kg a 11 kg.

Academia para grávidas não só pode como é recomendado para manter a saúde e o bem estar. Porém, é preciso de uma orientação prévia do obstetra. Além disso, não podemos esquecer que cada organismo funciona de uma forma.

Lembre-se também da importância de priorizar caminhar em horários com baixa intensidade do sol — ou seja, antes das 10h ou após as 16h —, usando sempre um protetor solar de FPS mais alto. Isso é fundamental por conta do risco de manchas na gravidez resultantes da exposição ao sol.

Podemos dizer que a barriga começa a aparecer por volta do 3º ao 5º mês, mas depende do seu tipo físico. A barriga de grávida de 3 meses já começa a sofrer mudanças. Os ligamentos abdominais se afrouxam pela função hormonal, e as dores do crescimento da barriga na gravidez são comuns.

Como já dito anteriormente, a barriga normalmente fica dura por conta das contrações que começam a ocorrer depois da 20ª semana de gestação. Mas existem casos onde esse tipo de fenômeno acontece cedo demais, o que pode causar preocupação.

Ao levantar-se da cama, faça-o com movimentos suaves, espreguiçando-se, pois isso é bom para as articulações e para a musculatura. Faça exercícios de alongamento, quando orientada. No caso de cãibras, friccione o local dolorido e faça compressas quentes na região.