Pode ficar apertando o colostro?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

"Mas, não recomendamos que ela fique espremendo o seio para estimulá-lo, pois o organismo libera um hormônio chamado ocitocina durante este processo, que pode induzir ao parto prematuro", contestou Natalia.

Para aumentar, paulatinamente, o volume do colostro, é só amamentar com frequência, em livre demanda, sempre que o bebê solicitar, pois após alguns dias é o estímulo mamário do bebê (sucção) que promoverá a produção e liberação de leite materno.

"Mas, não recomendamos que ela fique espremendo o seio para estimulá-lo, pois o organismo libera um hormônio chamado ocitocina durante este processo, que pode induzir ao parto prematuro", contestou Natalia.

O líquido começa a ser produzido antes mesmo do bebê nascer, em torno da vigésima semana de gravidez. A descida ocorre algumas horas após o parto, quando o bebê começa a sugar o seio da mãe. Geralmente, dura de três a cinco dias até ser substituído pelo leite maduro.

O colostro é um líquido espesso e amarelado, rico em anticorpos que desempenham um papel fundamental na imunidade e desenvolvimento saudável do bebê. Geralmente, dura em torno de três a cinco dias, sendo substituído pelo leite maduro após esse período.

A quantia média de colostro tomado na primeira mamada é de até 5 ml ou o equivalente a uma colher de chá. Bebês saudáveis podem não mamar muito nas primeiras 48 horas. Eles usam sua reserva de energia até que os níveis de leite da mãe comecem a aumentar a partir do segundo dia.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

1º passo: com uma mão, apoie um dos seios. Com a outra mão, use dois ou três dedos para fazer movimentos circulares importantes, começando na região da aréola. 2º passo: após massagear toda a aréola, aumente a região de manuseio, subindo os movimentos circulares para o restante dos seios.

Há absorção de macromoléculas presentes no colostro pela mucosa intestinal de cabritos recém-nascidos até as 36 horas de idade; porém, ela se torna extremamente diminuta a partir de 22 horas de vida. O período de maior absorção ocorre até seis horas pós-nascimento.

Tente amamentar em posições diferentes. Massageie seus seios suavemente enquanto amamenta, para ajudar a drenar bem o leite. Extraia um pouco de leite, à mão ou com um extrator de leite, antes de amamentar, para ajudar a amolecer o mamilo e facilitar a pega.

Não estão descritos efeitos colaterais do Colostrum, no entanto, é recomendado que a sua ingestão seja orientada por um nutricionista.

A extração do leite materno pode ser feita com as mãos, com bombas manuais ou com bombas elétricas. Independentemente do modo, o ideal é procurar um ambiente tranquilo, fazer uma rotina de higiene como prender os cabelos, higienizar o local de retirada e as mãos e pulsos.

Use uma bomba multiusuário para iniciar e manter o suprimento de leite. Espere bombear apenas um pouco de colostro (o primeiro leite) no início. Logo que possível, bombear 8-10 vezes a cada 24 horas. Isso é quantas vezes a cada dia seu bebê normalmente se alimentaria do seio.

Cada mãe produz um colostro diferente, de acordo com a necessidade do seu filho. A quantidade produzida varia entre 10 e 100ml/dia, com a média em torno de 30ml/dia.

A alimentação com colostro imediatamente após o nascimento aumentou a concentração máxima de IgG sérica, bem como a aparente eficiência de absorção de IgG em comparação com bezerros alimentados com colostro às 6 ou 12 horas após o nascimento.

A pega correta deve ser sempre na aréola, e não no bico do seio. A parte de cima da aréola tem que ficar mais visível do que a de baixo, os lábios do bebê devem estar em formato de peixinho e , quando ele suga, o seio da mãe vai para dentro da boca dele.

A primeira coisa: alterar as posições de mamada, para que o bebê consiga drenar todos os quadrantes mamários. Outra ideia é fazer compressas mornas e massagem antes da mamada para ajudar a liberar esse duto antes de o bebê mamar. “Mais uma coisa que funciona muito bem é amamentar na posição quatro apoios.

Além do sabor salgado e aspecto amarelado (ou transparente e mais aguado), o colostro ainda possui algumas diferenças em sua composição em relação ao leite materno. Ele é salgado por conter potássio e sódio e, apesar de terem as mesmas vitaminas e minerais, o leite contém mais gordura e carboidratos.

Como aumentar a produção de leite
Massagear os seios cerca de 2 vezes por dia para estimular a produção e descida do leite; Amamentar em livre demanda, já que o movimento de sucção feito pelo bebê também estimula a produção de mais leite.

O bebé parece saciado após cada mamada (fica relaxado e tranquilo, podendo mesmo adormecer durante ou logo após a mamada e a sucção fica mais lenta, acabando por se desinteressar da mama);