Pode finalizar o Uno com coringa?

Perguntado por: amenezes8 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

O jogo termina quando um jogador está sem nenhuma carta na mão. Pode se vencer com qualquer carta, que não seja especial o coringa.

PROIBIDO:

  • A soldado Nadiane adicionar novas regras;
  • Fazer UNO com carta especial. Somente com número! Quem fizer isso pega o monte de descarte;
  • Jogar cartas repetidas ou com a mesma numeração. Se fizer isso, compra 2 cartas;
  • Alterar as regras do UNO QUARTEL;
  • Não vale bater no coleguinha e nem perder a amizade.

Depois disso, o jogador deve colocar o restante do baralho virado para baixo, formando a pilha de Compras. A primeira carta acima da pilha de Compras deve ser virada, formando a pilha de Descarte.

Utilizar o +4 no jogo faz com que o próximo jogador precise comprar 4 cartas. Isso dificulta o adversário de gritar "Uno", quando estiver com somente uma carta nas mãos, e o impede de concluir o objetivo do jogo, que é esgotar seu estoque de cartas.

Criadores do jogo UNO esclarecem: cartas +2 e +4 não se podem somar.

É só escolher Uno! Cada jogador começa com sete cartas. Para participar, a pessoa tem que ter uma carta que seja igual ou parecida com a que a anterior colocou na mesa. O primeiro que ficar de mãos vazias ganha a partida.

Carta espelho: você pode usar para rebater uma ação feita contra você, a pessoa que jogou a ação sofrerá o dano. Carta trocar de mãos: você pode trocar a mão com um dos jogadores. O jogo não ficaria ainda mais emocionante com essas cartas né?

Silêncio: toda vez que alguém joga uma carta 7, todos devem ficar em absoluto silêncio até que a vez de jogar volte ao jogador que lançou a carta. Até para falar Uno, deve ser indicado de outra maneira (como mostrar o número 1 com as mãos).

O jogo termina quando um jogador está sem nenhuma carta na mão. Pode se vencer com qualquer carta, que não seja especial o coringa. Lembrando que para vencer o jogo tem que restar na mão uma carta apenas e o jogador deve avisar todos dizendo uno. Não se pode esvaziar todas as cartas da mão de uma vez só.

Apesar do resultado ser a favor do grito (61,9% das pessoas dizendo que era sim necessário), a conta oficial do jogo respondeu que não é preciso. “Visto que gritar 'UNO quando você já está na última carta é uma “Regra da Casa” popular, não é necessário fazê-lo”.

O Blefe existe no jogo, a possibilidade de desafiá-lo é uma regra padrão, muitas vezes esquecida por quem joga com as cartas ao vivo. É o famoso negar carta, as punições para essa jogada podem ser combinadas entre os jogadores. Na versão online, se o jogador for pego blefando ele compra duas cartas.

Pois, diz a Mattel: não pode mesmo fazer isso. “Se alguém coloca uma carta +4, você deve tirar quatro cartas e passar a sua vez. Não pode pôr uma carta +2 para que a pessoa seguinte apanhe seis cartas. Sabemos que já o tentou”, diz a empresa.

As cartas +4 não podem ser combinadas com outro +4 para somar oito cartas a serem compradas pelo o próximo jogador. Desta maneira, se você tiver a infelicidade de receber um +4, só lhe resta aceitar, comprar suas quatro cartas e esperar até que possa jogar de novo.

O UNO esclareceu uma das regras mais polêmicas do jogo. Por meio de seu Twitter oficial, a empresa deixou claro que o jogador não pode jogar uma carta de mais dois em cima de outro mais dois, ou seja, o próximo jogador deve obrigatoriamente comprar as cartas.

Regra 1: O Corte
Isso significa que o próximo a jogar é a pessoa que vem depois de você. Em uma mesa grande, seu corte pode pular a vez de 3 ou 4 pessoas, dependendo de onde você está sentado. "Mas e se o jogador da vez e o “cortante” jogarem ao mesmo tempo?" Isso não existe.

No caso de o jogador não possuir uma carta que combine com a carta no centro da mesa, é preciso sacar uma nova da pilha. Se a nova carta comprada combinar com a do centro da mesa, ela pode ser descartada imediatamente; caso contrário, o usuário guarda essa nova carta e a rodada passa para o próximo competidor.

Comprar Duas Cartas (ou +2)
Faz com que o jogador seguinte perca a vez e tenha que comprar duas cartas do monte de compras. Só pode ser jogada sobre uma carta de mesma cor ou sobre outra carta de +2.