Pode fingir chute no pênalti?

Perguntado por: zveloso . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
3.9 / 5 2 votos

A Fifa se reuniu nesta terça-feira com a International Football Association Board (IFAB) para discutir novas propostas e regras para o futebol.

Ou seja, resumindo muito, o cartão vermelho é válido para o infrator do pênalti caso a ação seja considerada antijogo.

Há 46 anos, Antonín Panenka 'inventava' a cavadinha no pênalti; relembre cobranças históricas do futebol.

Pênalti em dois toques
Este tipo de cobrança é permitido pelas Regras do Futebol, quando a partida ainda está rolando (na disputa de pênaltis, ela não é permitida).

A probabilidade de um jogador de futebol marcar o gol ao cobrar um pênalti, é de 80%.

O tiro penal só estará concluído quando a bola parar de se mover, sair de jogo ou quando o árbitro interromper o jogo por qualquer infração às regras. pênalti deve ser repetido. Uma vez que o árbitro dê a autorização, o tiro penal deve ser executado.

Pela regra do jogo o goleiro, diferentemente dos outros jogadores, pode tocar a bola com as mãos e braços dentro da sua área penal e mesmo assim há exceções, por exemplo, recuo de bola, arremesso lateral da própria equipe, assim como outras infrações passíveis e especificas da posição.

Apesar disso, o goleiro não pode segurar uma bola que, de propósito, seja recuada por algum jogador de sua equipe, caso este não se utilize do peito ou da cabeça para recuá-la. Se o fizer, o árbitro marcará falta (tiro-livre indireto), e o time adversário deverá cobrar a falta no local onde o goleiro pôs a mão na bola.

O tiro penal é cobrado em sua marca própria, dentro da grande área. Exceto o jogador que cobrar o pênalti e o goleiro, todos os demais devem ficar fora da grande área -a uma distância de pelo menos 9,15 m da marca. O goleiro deve ficar sobre sua linha de fundo, sob o gol, sem se mover até que a bola se mova.

Ou seja, se ao longo do jogo o time já tiver trocado três dos seus atletas (em geral, esse é o limite de substituições) e, durante a disputa de pênaltis, o goleiro se machucar, azar do time, que terá que colocar alguém da linha no gol. Nesse caso, o jogador que assumir as luvas também pode cobrar uma penalidade.

Ídolo maior da história do Sport, Magrão defendeu 33 penalidades vestindo a camisa rubro-negra.

Das 8 vezes em que balançou as redes em Mundiais, 3 foram de pênalti. Na frente dele aparecem apenas compatriotas Eusébio e Gabriel Batistuta, ambos com 4 cada um, além do holandês Rob Rensenbrink, também com 4.

Cristiano Ronaldo tem 816 gols em 1132 jogos oficiais, com média de 0,72 por partida. CR7 marcou 145 gols de pênalti (perdeu 29 cobranças). Por clube, CR7 marcou mais gols de pênalti também. Foram 129 contra 84 de Messi.

Felipe Alves é o goleiro com mais defesas de pênalti no Brasileiro desde 2015.

Levando em conta todos os pênaltis batidos contra Weverton desde 2019, o goleiro defendeu dez e viu seis irem na trave ou para fora em 68 cobranças, de acordo com pesquisa do Espião Estatístico do ge. Contratado em 2018, Weverton pode fazer o seu 250º jogo pelo Palmeiras nesta quarta-feira, contra o Atlético-MG.

Estando um jogador com a posse de bola, este terá direito a um limite coletivo de 3 (Três) toques, sendo que no segundo lance deverá passar a bola a outro botão, para ter direito ao 3º toque. O chute a gol só é permitido quando seu primeiro lance for executado no campo de ataque.