Pode furar a unha para sair o sangue?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

O médico pode liberar o sangue e aliviar a dor, fazendo um pequeno orifício na placa ungueal (a parte dura da unha). Normalmente, o médico utiliza uma agulha ou fio aquecido (eletrocautério) para fazer o orifício. Esse procedimento é relativamente indolor e leva apenas alguns segundos.

Se sua unha ficou preta por um hematoma, o ideal é aguardar o crescimento para que a mancha desapareça. Não existe uma forma de acelerar esse processo e efetivamente tirar a mancha na unha.

Indico banhos de água morna com sal para reduzir a inflamação e o edema e massagem no sentido de liberar a pele inflamada do canto da unha. Caso isso não melhore o quadro em 2 a 3 dias, é hora de consultar o médico dermatologista, que irá prescrever antibiótico.

O sintoma mais característico da Onicólise é o desprendimento da placa ungueal. Ele acontece tanto da ponta da unha em direção à cutícula (Onicólise distal), como partindo da cutícula até a ponta da unha (Onicólise proximal).

No caso de trauma é aconselhável repouso nas articulações e aplicação de gelo para aliviar a dor. Em consulta com reumatologista ou ortopedista, pode ser indicado o uso de anti-inflamatórios, corticóides e imunossupressores. Na Síndrome do Túnel de Carpo e em casos mais graves, recomenda-se cirurgia.

Como o sangue separou a unha de seu leito, geralmente a unha cai depois de algumas semanas, a não ser que o hematoma seja pequeno. Uma nova unha irá crescer debaixo da unha existente e a substituirá quando tiver crescido completamente. pode causar uma mancha preto-arroxeada semelhante.

Assim como qualquer machucado, é importante que você lave bem a área com água e sabão. Isso vai fazer com que a região fique livre de sujeiras e germes, que podem deixar sua unha inflamada. Após fazer a higiene, pode passar até um remédio que ajude na cicatrização, caso tenha aberto alguma ferida.

Tente “levantar” a unha que está encravada e inserir um algodão embaixo (fazendo uma espécie de alavanca), minimizando assim o atrito entre a pele e a unha e aliviando o incomodo nos cantos. Esse procedimento deve ser feito logo após a imersão do pé na água morna, pois a região estará mais maleável.

Usar compressa morna
A água morna ajuda a ativar a circulação, o que ajuda na absorção do sangue nos vasos sanguíneos, e claro, na dor. Para isso, basta pegar um pano e molhar na água morna e, em seguida, manter em contato na pele.

Como tratar mancha escura na unha
O tratamento varia de acordo com a causa. Sendo assim, se a mancha foi provocada por uma micose, são prescritos antifúngicos de uso tópico ou oral. “A substituição do fármaco costuma resolver a melanoníquia medicamentosa”, diz o Dr. Hirata.

A unha, ou lâmina ungueal, é produzida na parte viva, chamada matriz, e tem microtrilhos que norteiam seu crescimento. Eles ficam no leito ungueal, onde a unha repousa. Quando ocorre um trauma na raiz, pode haver uma fibrose, cicatriz que impede o crescimento correto dessa lâmina.

O que fazer quando a unha cai? Limpe a ferida com soro fisiológico e o auxílio de uma gaze. Aplique a Membracel sobre a parte exposta e umedeça-a com soro fisiológico para que a membrana se acomode ao leito da lesão. Cubra com gaze e prenda com fita microporosa.

A água morna, além de relaxar os pés e tirar um pouco a dor, vai amolecer a unha, sendo assim, mais fácil de tratar (cortar ou tirar debaixo da carne). Pegue um recipiente grande e despeje a água morna e sal (pode-se usar, no lugar do sal: iodo, vinagre branco ou água oxigenada, aí fica ao seu critério).

Pesquisas feitas há anos já comprovaram que as unhas crescem em média 0,1 milímetro por dia, ou seja, as unhas crescem cerca de 3 milímetros por mês.