Pode guardar o arroz cru na geladeira?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

O arroz pode ficar assim na despensa por até dois anos ou na geladeira por até dez. Apesar de o arroz durar bastante tempo, é melhor usá-lo o quanto antes. Isso também funciona com arroz integral, mas ele só continua fresco por seis meses na despensa e um ano na geladeira ou no congelador.

6 dias

ARROZ BRANCO (cru, em grãos, ainda na embalagem fechada)
Quanto tempo dura na despensa: indefinidamente, se conservado em embalagem apropriada. Mais uma dica: depois de cozido, o arroz dura de 4 a 6 dias na geladeira. Você deve refrigerá-lo até duas horas depois do cozimento e conservá-lo em recipiente hermético.

Alguns alimentos NÃO devem ser levados ao freezer, como cream cheese, molhos de saladas, massa crua, ovos cozidos, café, maionese, arroz cru, cereais, maçã, melão, alface e batata. Muito cuidado na hora de por os saquinhos ou potes no seu freezer.

A geladeira pode ser utilizada para armazenar feijão, sem risco de que o alimento estrague ou mofe, por exemplo. Para isso, coloque os grãos em um saco plástico bem fechado e guarde na gaveta localizada na parte inferior da geladeira.

Se ao abrir o pote você sentir cheiro azedo ou notar que os grãos estão ressecados demais, melhor descartar o arroz. São provas de que não pode mais ser consumido. Como salienta o professor, é necessário sempre resfriar o arroz antes de levá-lo à geladeira.

O arroz cozido pode ser contaminado rapidamente. Portanto, os especialistas recomendam mantê-lo na geladeira por apenas 1 a 3 dias. O arroz restante, se não for armazenado adequadamente, pode causar intoxicação alimentar. Aqui estão algumas dicas de como armazená-lo corretamente.

Alimentos como arroz, macarrão, feijão ou farináceos têm as suas vantagens. Eles podem ser mantidos tanto em suas embalagens originais quanto em potes de vidro, acrílico ou plástico. O que é importante nesse caso é que eles fiquem fechados, ou seja, sem entradas de ar e sem contato com umidade.

Em virtude do calor, umidade e condições de armazenamento as infestações ocorrem no processo de distribuição. As larvas/gorgulhos presentes no ambiente de armazenagem perfuram as embalagens migrando de um produto para outro, ocasionando assim as infestações cruzadas.

Portanto, se você os encontrar em alguma comida, não precisa jogar tudo fora. Colocar os alimentos, como o arroz, no congelador por 24 horas é o suficiente para acabar com o ciclo de vida dos carunchos.

O arroz pode ser armazenado em sacaria no sistema convencional ou a granel, em silos ou em armazéns graneleiros. Atualmente também se armazena em big bags. Para o armazenamento em sacaria, chamado de convencional, deve-se manter boa ventilação nas pilhas.

Fora da geladeira o armazenamento de grãos e leguminosas deve ser sempre feito em potes em local arejado longe da luz direta do sol. O ideal são os potes de vidro, que são mais resistentes a insetos e podem ser higienizados mais facilmente.

Congelamento do arroz
Espere o arroz esfriar totalmente antes de congelar, isso evita a formação de cristais de gelo que deixam o arroz aguado. Divida a quantidade de arroz em pequenas porções e distribua em potes ou sacos plásticos, sem encher completamente, pois a água presente nos alimentos expande ao congelar.

As garrafas PET também podem ser usadas para armazenamento a curto prazo (até cinco anos) de outros alimentos desidratados que não precisam de refrigeração, como o arroz branco. O teor de umidade dos alimentos armazenados deve ser cerca de 10% ou menos.

- Não jogue fora na mesma hora o produto infestado. Congele-o por 24 horas antes de dispensá-lo para matar os bichinhos e quebrar o ciclo de vida deles, evitando a sua dispersão.