Pode lavar corrente banhada a ouro?

Perguntado por: lparis . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Para limpar seu cordão banhado a ouro utilize apenas sabão (ou detergente) neutro e água corrente e não use esponja de aço.

Molhe a semijoia que deseja limpar e passe a pasta de bicarbonato de sódio nela. Deixe pasta de bicarbonado reagir por 5 minutos. Esfregue sua semijoia ou bijuteria com a escova de dentes para remover a oxidação. Enxague bem em água corrente até remover toda a pasta.

Limpar semijoia com bicarbonato

  1. Separe uma colher de chá de bicarbonato;
  2. Pingue água até fazer uma “pastinha”;
  3. Use uma escova de dentes de cerdas bem macias para esfregar;
  4. Deixe agir por 5 minutos;
  5. Esfregue novamente e enxague em abundância;
  6. Seque com secador de cabelo e use uma flanela para polir.

No caso das joias folheadas, elas podem durar aproximadamente dois anos até que o banho de ouro comece a manchar e se desgastar. Entretanto, essa duração também pode variar, sendo menor ou maior, dependendo de como a pessoa guarda suas joias.

Limpe bem a joia de ouro com uma flanela e aplique duas ou três gotas de vinagre. Espere um pouco e observe a cor da peça. Se não ocorrer mudança de cor, realmente é ouro de verdade (metal nobre não oxida). Se existir uma reação e a joia começar a ter outra cor, então é apenas uma peça banhada.

O folheado está quase extinto devido à dificuldade de execução do seu processo. O banhado, além de ser mais fácil, tem maior eficiência e possui maior durabilidade e qualidade.

A oxidação é um processo químico natural que deixa os metais escurecidos e com a aparência turva. Ela acontece quando o metal entra em contato com o oxigênio, presente tanto no ar, quanto na água. Todos os metais oxidam: alguns mais rápido, como a prata; outros mais devagar, como o ouro e o ródio.

O que é banhado a ouro 18k? Esse termo refere-se ao processo de fabricação de joias banhadas a ouro, onde utiliza-se ouro 18 kilates, devido a nobreza desse metal, para conferir a joia, maior qualidade, durabilidade e uniformidade.

Isso mesmo, por serem semijoias extremamente bem fabricadas, nossa garantia é de 01 ano para o banho de ouro. Na hora de faxinar a casa, ou mesmo lavar a louça, o ideal é fazer isso sem utilizar a sua semijoia. Isso porque a maioria dos produtos de limpeza costumam ser abrasivos e podem danificar as peças.

Como restaurar bijuterias folheadas a ouro
Para restaurar bijuterias douradas, vamos usar detergente neutro. Aplique um pouco dele sobre a bijuteria e esfregue delicadamente com uma escova de cerdas macias. Finalize o processo enxaguando. Atenção: evite esfregar a bijuteria entre as mãos para não arranhá-la!

O contato excessivo com a água pode, ao longo do tempo, prejudicar a durabilidade e beleza das suas peças. Por isso, evite tomar banho, lavar roupa, usar a sauna, lavar o carro, ou qualquer outra atividade desse tipo, quando estive usando as suas semijoias.

Como limpar ouro 18k

  1. Coloque um pouco de sabão neutro líquido na peça;
  2. Com o ouro na palma de sua mão, esfregue com auxílio de uma escova de dentes velha;
  3. Realize o procedimento por cerca de um a dois minutos;
  4. Enxágue com água corrente e pronto!

As marcas que se saíram melhor no teste foram a 18K e Morana. Já as que foram eliminadas do teste, foram os modelos da Plínio Joias, Rommanel, My Gloss, Naka, Shalon Joias, Gayas e Osher King Box.

A liga 18k tem em sua composição um teor de ouro puro bem maior que o ouro 14k ou 10k. Ou seja, joias em ouro 750 (ou 18k) são bem mais valiosas, além de terem grande durabilidade.

O ouro puro tem 24K, e 75% de 24 é igual a 18. Assim, uma joia que possui 75% de ouro puro é uma joia de 18K (750/1000). Os outros 25% da joia correspondem ao metal ou metais que farão parte da liga.