Pode lavar o ovo para guardar?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Por conta de todo este processo de limpeza, não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. Isso porque este tipo de procedimento pode causar contaminação na parte interna do produto por causa da porosidade da casca, fazendo com que as chances de contaminação aumentem.

“Quando você lava o ovo, pode retirar essa película natural da casca. Além disso, a água pode empurrar as bactérias que estão na casca para o interior do ovo”, alerta. “Se quiser lavar, pode fazê-lo imediatamente antes do consumo, e logo em seguida prepará-lo.

NADA DE LAVAGEM
Por conta de todo este processo de limpeza, não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. Isso porque este tipo de procedimento pode causar contaminação na parte interna do produto por causa da porosidade da casca, fazendo com que as chances de contaminação aumentem.

O ideal é mantê-los fechadinhos dentro da caixa sem lavá-los, e guardá-los no fundo da geladeira, onde eles sofrem menos exposição ao calor no abre-e-fecha da porta. A recomendação de conservar os ovos no refrigerador tem mais a ver com a manutenção da temperatura do que com o frio.

Afinal, o ovo precisa ficar na geladeira? Como vimos, a resposta é sim. A geladeira é o ambiente perfeito para garantir que os seus ovos se mantenham não só limpinhos, mas também saborosos por muito mais tempo. Isso acontece graças à temperatura.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

Se você quiser um ovo com a gema mole, basta cozinhar por 3 minutos. Já se você preferir um ovo com a gema dura, deixe-o na água por 5 minutos. Outra dica importante é não esquecer de tirar o ovo da água assim que ele estiver cozido. Se você deixar o ovo na água fervendo por muito tempo, existe a chance dele estourar.

Desta forma, nunca consumir ovos crus ou mal cozidos, mesmo contendo a casca intacta. Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C. O tempo ideal do cozimento do ovo é em torno de 12 minutos, após a água ferver, a uma temperatura de 100°C.

O vinagre tem um ácido que destrói os cristais sólidos que formam a casca do ovo, desaparecendo a casca e libertando dióxido de carbono. A libertação do dióxido de carbono forma as bolhas que tu viste libertarem-se, por serem gasosas. Este processo ocorre, muito lentamente, nas rochas calcárias.

o vinagre não. recomendo que você usar vinagre é porque se pode limpar na limpeza das geladeiras e pode passar vinagre todo para desinfetar. tá mais pra retirar o cheiro vai.

Se alguma delas apresentar mofo ou bolor, certamente os ovos não serão de qualidade, pois pode ter ocorrido contaminação devido à microporosidade da casca. Quanto às embalagens plásticas, se estas apresentarem vapor de água condensado em seu interior, o produto não teve um armazenamento adequado.

- Quando se coloca o ovo em contato com o vinagre, observa-se a evolução de gás carbônico; - Haverá o consumo da casca do ovo na reação com o ácido, o ovo fica envolvido apenas por uma membrana; - A flutuação do ovo com casca é um fenômeno físico associado à formação de uma camada de bolhas na superfície.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda não ultrapassar o tempo de duas horas. O excesso de zelo também provoca problemas. O ovo, por exemplo, não deve ser lavado.

Além disso, antes de utilizar o ovo, confira se a casca está intacta. Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.