Pode levar animal no ônibus intermunicipal?

Perguntado por: gpereira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

As regras vigentes são as que constam na Lei nº 5.055/2017. Somente é permitido o transporte de cães e gatos, e com peso de até 10 quilos. Isso porque o animal deve ser levado na cabine do ônibus (nunca no bagageiro).

Atestado firmado por médico veterinário, emitido no período de 15 dias antes da viagem. Carteira de vacinação atualizada, onde constem as vacinas antirrábica e polivalente. Plaqueta de identificação com o nome e o telefone do proprietário. Estejam devidamente higienizados.

Orientações. Para transporte no sistema rodoviário intermunicipal somente é permitida a viagem de cães e gatos. Eles também precisam ter até 10 quilos.

Não só no avião a viagem com pet no colo é proibida, na verdade, seja qual meio de transporte for, para sua segurança e a do seu cão, viajar com ele no colo deve ser evitado. Cada veículo tem as maneiras corretas para viajar com segurança com seu peludo.

É obrigatória a apresentação de carteirinha de vacinação, preenchida e em dia; Um atestado de saúde emitido por um veterinário até 15 dias antes da viagem também poderá ser solicitado.

Viajar com animais de estimação
No Brasil, os documentos utilizados para essa finalidade são o CVI (Certificado Veterinário Internacional) e o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos, que são expedidos por Auditores Fiscais Federais Agropecuários das unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO).

A Guia de Trânsito Animal (GTA) é o documento oficial para transporte animal no Brasil e contém informações essenciais sobre a rastreabilidade (origem, destino, finalidade, espécie, vacinações, entre outros).

O artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que não é permitido, quando estiver no trânsito, carregar animais soltos no colo de algum dos ocupantes, nem no porta-malas ou na caçamba das picapes. A infração é considerada média e sujeita o motorista ao pagamento de multa.

É permitido o transporte de animais domésticos (cães e gatos) nos ônibus da Viação Motta. Serão permitidos os embarques de, no máximo, 4 animais, quer sejam gato e/ou cão por percurso. Somente animais de pequeno porte de, no máximo, 5 kg.

A GTA pode ser emitida em qualquer unidade da Diretoria de Sanidade Agropecuária ou utilizando o sistema de Defesa Online (caso o requisitante já esteja cadastrado, e a espécie e a finalidade de trânsito do animal estejam contempladas para emissão online).

O CVI é emitido gratuitamente pelo Ministério da Agricultura através das unidades do VIGIAGRO (Vigilância Agropecuária Internacional). Para emitir o seu CVI basta apresentar os documentos que comprovam que o seu animal cumpre os requisitos veterinários do país de destino, acompanhados de um atestado de saúde.

Viajar de avião ou ônibus com cachorro ou gato

  1. Apresentar atestado veterinário.
  2. Apresentar certificado de vacinação em dia.
  3. Avisar a empresa com antecedência que a viagem inclui um animal.
  4. Usar caixa de transporte.

Você vai precisar de caixa de transporte, coleira, petiscos e plaquinha de identificação. Como a caixa de transporte é um item obrigatório para viajar com o felino, seja em carro, ônibus ou avião, é importante que o pet esteja acostumado e sinta-se confortável com ela.

Para viajar com cachorro em ônibus interestadual é obrigatório apresentar o Atestado Sanitário para Trânsito de Cães e Gatos. O documento é fornecido pelo veterinário, que deve ser credenciado ao Conselho Regional de Medicina Veterinária da sua região.

O que é preciso para comprar a passagem de avião para cachorro e levar seu pet com você na cabine. A reserva para que o cão viaje na cabine, que é como se fosse a passagem de avião do seu cachorro e pode ter custo que varia de R$ 200 a R$ 1000, por trecho, de acordo com a companhia aérea e o destino.

De acordo com o Dr. Ítalo Cássio Silva de Oliveira, médico-veterinário e coordenador técnico de clínicas e hospitais da Petz, cachorro pode tomar Dramin, mas é imprescindível que o fármaco seja utilizado somente sob orientação veterinária.

Um sedativo de uso veterinário que é bastante usado é a acitromazina, que normalmente é aplicada em 60 gotas para cães de grande porte e 15 gotas para cachorros pequenos. Ele deixa o cão num estado de sonolência que facilita a viagem”, conta Camargo.