Pode levar perfume de 200ml na bagagem de mão?

Perguntado por: mramires . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Além do spray, cremes, pastas e géis também entram no limite para líquidos. Nos voos nacionais é permitido levar até dois litros de líquidos na bagagem de mão, mas cada embalagem deve ter no máximo 500 ml. Já nos voos internacionais o limite total é de um litro e as embalagens não podem ultrapassar 100 ml.

Pode levar perfume no avião? É permitido levar perfumes em voos nacionais, desde que a quantidade total de líquidos transportada na bagagem de mão não passe de 1,2 kg ou 1,2 litro. Cada frasco não pode ter capacidade maior do que 300 ml.

O limite máximo permitido é de um litro, ou 10 frascos de 100 ml, que devem ser acondicionados em uma outra embalagem plástica transparente para facilitar a inspeção dos agentes nos aeroportos antes do embarque. Bebidas alcoólicas e perfumes, apesar de inflamáveis, são permitidos na bagagem de mão.

Para diminuir os riscos, a dermatologista ensina a colocar os frascos de perfumes mais frágeis embrulhados em plástico bolha, para amortecer possíveis impactos. Também use um pedaço de fita adesiva na saída do spray para evitar saída involuntária do produto.

Além de roupas e calçados, os passageiros podem levar líquidos, cremes e similares, como shampoo, condicionador e protetor solar, sem restrições na mala de mão em viagens domésticas. Porém, em voos internacionais, a restrição é de até 100 ml por embalagem, limitado a dez frascos, ou seja, 1 litro, por viajante.

Cada ml de perfume equivale a aproximadamente 10 borrifadas, podendo variar consoante o pulverizador. Dessa forma, um perfume de 200ml tem cerca de 2000 borrifadas. Se aplicares 5 por dia, o perfume vai durar 400 dias.

Nos voos nacionais, não há restrição para o transporte de líquidos (como perfume, cremes, pasta de dente, entre outros) desde que seu transporte não ultrapasse as demais regras de peso e dimensão. Desodorantes aerossóis e similares têm o limite de 4 frascos por pessoa, com limite de 300 ml ou 300 gramas para cada um.

Já quando o assunto é bagagem de mão, ou a bagagem que vai junto com o passageiro na cabine durante o voo, o limite de líquidos é de um saquinho com no máximo 1 litro em embalagens que não ultrapassem 100 ml cada. Ou seja, se o seu perfume for menor que 100 ml você poderá levá-lo sim junto a você na cabine.

Qualquer líquido que for levado deve ser armazenado em embalagens de até 100 mL, totalizando, no máximo, 1 L — 10 frascos de 100 mL. O mesmo vale para bebidas alcoólicas, que devem estar no frasco original.

Em voos nacionais o limite é de quatro frascos de até 300 ml e nos internacionais de até 100 ml.

Regras sobre itens de bagagem de mão

  • objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes, tesouras e outros itens pontiagudos;
  • líquidos e outras substâncias não embaladas em garrafas de até 100 ml;
  • desodorante aerosol;
  • bebidas alcoólicas.

No item pessoal geralmente são levados notebook, tablet, máquinas fotográficas, documentos, produtos de higiene pessoal que podem ser necessários durante o voo, livros ou passatempos, remédios, além de uma muda de roupa (porque – três batidinhas na madeira – ninguém está livre de ter a bagagem despachada extraviada).

Líquidos com mais de 100 ml
Garrafinhas de água, perfumes importados, cremes e bebidas alcoólicas devem ser guardados na bagagem despachada.

Em bagagem de mão - voo doméstico: desde que não exceda a quantidade de quatro frascos por pessoa e que o conteúdo em cada frasco seja inferior a 300 ml ou 300 g.