Pode misturar diesel S10 com diesel comum no tanque?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 24 de abril de 2023
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A resposta também é não!

Não, e fazer isso pode provocar danos irreversíveis no motor.

O nome de cada tipo de diesel já sugere uma diferença entre eles: o Diesel Comum, ou S500, possui 500 partes de enxofre por milhão, enquanto o S10 contém apenas 10 partes por milhão. Como já foi dito, ambos os tipos possuem 10% de Biodiesel em sua composição.

Sim, mas fazer o contrário — colocar diesel S500 em motores modernos — não é recomendável e pode ocasionar até crime ambiental.

O diesel S10 pode ser usado inclusive em veículos mais antigos, oferecendo vantagens como a menor deterioração do óleo lubrificante.

O diesel S-10 tem 8% de biodiesel em sua composição e um teor de enxofre máximo de 10mg/kg, por isso o nome. Com essa composição ele consegue reduzir a emissão de partículas nocivas na atmosfera, causando assim, menos danos ao meio ambiente.

03 meses

A Petrobras em seu site oficial informa que a validade do diesel S10 é de 03 meses se armazenado de forma correta. Após esse período, o óleo diesel passa a se degradar devido à contaminação.

Desempenho
O desempenho do combustível está ligado diretamente ao número de cetano na fórmula de cada tipo. Em resumo, quanto maior a quantidade do composto, mais eficiente é o diesel. Enquanto o s10 possui o índice de cetano igual a 48, o s500 possui igual a 42. Por isso, o diesel s10 possui melhor desempenho.

Óleo vegetal como biocombustível
Ao contrário da gasolina e do diesel obtido do petróleo, o óleo vegetal é regenerativo, neutro quanto à emissão de CO2 e livre de enxofre, metais pesados e radioatividade. Além disso, o óleo vegetal é um combustível abundante e renovável, não finito como os derivados de petróleo.

O hidrogênio e o biogás são alternativas eficientes e promissoras em termos ambientais para substituir o diesel como combustível nos caminhões de carga.

A mistura de biodiesel no diesel, assim como a mistura de etanol na gasolina, foi instituída com o objetivo de reduzir as emissões de poluentes prejudiciais ao meio ambiente e à saúde da população.

2 meses

O diesel, por fim, é o que tem menor validade em termos de manter as propriedades. Trata-se de uma média de 2 meses apenas. Opções melhores podem ir um pouco além (atingindo o prazo da gasolina), mas não é o comum. Aqui o problema é o elemento composto de biodiesel, que costuma acumular mais borra e até mais água.

O S10 é o que tem menor teor de enxofre. “S” de enxofre, “10” de dez PPM (partículas por milhão).

O Diesel comum, S500 possui um número de cetano igual a 42. Já o S10 tem cetano igual a 48.

2025

A proibição do uso do S500, o mais poluente disponível no mercado, é esperada para 2025, segundo indicações da reguladora ANP.