Pode misturar o diesel S10 com o diesel comum?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
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A resposta também é não! Quando se faz isso, o diesel não passará pela combustão completa e é provável que uma fumaça estranha sairá pelo escapamento. Além disso, as velas de ignição podem se sujar e causar a parada total do motor. Quem explica o assunto é Fernando Lang, professor de Física da UFRGS.

Não, e fazer isso pode provocar danos irreversíveis no motor.

O nome de cada tipo de diesel já sugere uma diferença entre eles: o Diesel Comum, ou S500, possui 500 partes de enxofre por milhão, enquanto o S10 contém apenas 10 partes por milhão. Como já foi dito, ambos os tipos possuem 10% de Biodiesel em sua composição.

Em resumo, quanto maior a quantidade do composto, mais eficiente é o diesel. Enquanto o s10 possui o índice de cetano igual a 48, o s500 possui igual a 42. Por isso, o diesel s10 possui melhor desempenho.

O diesel S10 proporciona uma queima de combustível mais eficiente, aproveitando melhor cada mililitro para gerar movimento em seu veículo. Além disso, ele melhora a partida a frio do automóvel.

10,8 km/l

Com as evoluções mecânicas promovidas na S10 Turbo Diesel, o veículo é capaz de rodar na versão 4x2 média de 10,8 km/l em perímetro rodoviário e de 8,8 km/l em perímetro urbano, de acordo com dados do Inmetro.

2 meses

O prazo de validade do S10, diesel mais comercializado atualmente, está estimado em 2 meses por conta do biodiesel incluído na mistura, que propicia o acúmulo de água e borra no tanque quando o combustível não é renovado. Enquanto que o S500 pode durar cerca de 4 meses.

A diferença entre estes tipos de combustíveis, está no teor de enxofre presente na composição. Enquanto o diesel S-10 possui 10 partes de enxofre por milhão, o diesel S-500 possui 500 partes por milhão. Isso significa que o diesel S10 conta com maior poder de limpeza e detergência natural.

Nosso diesel aditivado, o Shell Evolux, está disponível em três versões: S-10 (especial para veículos fabricados depois de 2012), S-500 e S-1800, e garante maior economia e redução de custos de manutenção, além de manter o bom desempenho do motor.

Coloração: O S500 possui cor vermelha e, para evitar fraudes, obrigatoriamente, o S10 deve ter cor amarela. Melhor desempenho: Veículos com S10 têm melhor desempenho devido à maior quantidade de cetano presente na fórmula, o que significa mais qualidade na ignição e melhor combustão.

Se um carro movido a etanol ou gasolina recebe diesel, pode ocorrer contaminação interna do sistema, que atinge velas e cárter. O diesel não queima, pois só funciona em outro sistema de compressão. O pistão sofre contragolpes, pode haver quebra de biela e até mesmo um comprometimento geral do sistema.

O que é o diesel S10
Por que o diesel S10 tem esse nome? Porque ele possui 10 partes por milhão de enxofre, que é representado pela letra S (de acordo com a identificação do elemento químico).

Preço Médio do Brasil: R$ 5,16
5. Elaboração Petrobras a partir de dados da ANP, baseados nos preços médios de diesel S-10 da Petrobras (diesel A) e nos preços médios de diesel S-10 ao consumidor final (diesel B) nos 26 estados e no Distrito Federal, considerando a mistura obrigatória de 12% de biodiesel.

O ácido sulfúrico poderá corroer os componentes internos do motor, por isso a mistura do S500 com o S10 não é recomendada. Além de todos os danos ao motor, a quantidade de enxofre do diesel S500 é bem grande, então o seu impacto ambiental é muito maior.

O prazo de validade do diesel mais comercializado hoje em dia, o S10 está estimado em 2 meses. Isso devido ao biodiesel incluído na mistura, que propicia o acúmulo de água e borra no tanque quando o combustível não é renovado. Já o S500 pode durar cerca de 4 meses.

O S10 é o que tem menor teor de enxofre. “S” de enxofre, “10” de dez PPM (partículas por milhão).