Porque o Brasil não produz diesel?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
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A FUP (Federação Única dos Petroleiros) disse nesta 3ª feira (24. mai. 2022) que o Brasil corre o risco de desabastecimento de óleo diesel no começo do 2º semestre de 2022. O motivo é a prevista escassez de oferta no mercado internacional e o baixo nível dos estoques mundiais.

Isso acontece porque o petróleo nacional, mais denso e mais barato, o torna ideal e muito utilizado para fabricar asfaltos no exterior. Assim, a Petrobras exporta o petróleo excedente e importa o óleo leve para fazer a mistura.

Os maiores produtores de petróleo do mundo são Estados Unidos, Arábia Saudita e Rússia. Juntos, eles representam mais de 40% da produção mundial.

Após um primeiro semestre de alertas, o setor de petróleo agora vê baixo risco de problemas de abastecimento de diesel no Brasil em 2022. A avaliação é que o mercado antecipou estoques e conseguiu se inserir na cadeia de importação do combustível.

O Brasil importa hoje cerca de 25% do que consome de óleo diesel, a maior parte proveniente dos Estados Unidos, de refinarias da região do Golfo do México.

A Refinaria de Paulínia (Replan), da Petrobras, no Estado de São Paulo, liderou o ranking de processamento de petróleo, tendo respondido por 20,7% do volume semestral.

Refinaria Henrique Lage (Revap)

Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras; pronunciado Petrobrás) é uma empresa de capital aberto (sociedade anônima), cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União), sendo, portanto, uma empresa estatal de economia mista.

Conforme um levantamento da BP (British Petroleum), as reservas de petróleo devem acabar nos próximos 53 anos. Na verdade, o instituto ainda apontou uma data exata: 2067. Além disso, a pesquisa apontou que 1,678 trilhões de petróleo serão consumidos até a data limite.

1° – Venezuela
A Venezuela, país vizinho do Brasil, é detentor de 18% do total de reservas provadas de petróleo e possui 303.8 bilhões de barris. Em 2021, foi anunciado que a produção diária de barris de petróleo da nação alcançou a marca de 1 milhão de unidades.

No mundo, a Venezuela é o país com a gasolina mais barata. No país chavista o litro do combustível sai por apenas US$ 0,02, ou R$ 0,12. Isso mesmo, 12 centavos de real. O país tem uma enorme reserva de petróleo, e passa por uma inflação que desvaloriza muito sua moeda frente ao dólar.

Quem compra Gasolina do Brasil?

Compra Gasolina do BrasilValor Fob US$
Estados Unidos1,2 Bilhão
Países baixos62,43 Milhões
Cingapura17,49 Milhões
Argentina5,23 Milhões

Por que o Brasil importa combustíveis se é autossuficiente em petróleo? Apesar de ser considerado autossuficiente em petróleo, o Brasil compra do exterior derivados do recurso natural, por conta das características do produto que é extraído no país e da estrutura das nossas refinarias.

Atualmente, contamos com 13 refinarias, distribuídas por todo o território nacional, uma unidade de processamento de xisto, no Paraná, e o Gaslub em fase de obras.

O desabastecimento de óleo diesel nos próximos meses, se de fato ocorrer, coloca em risco toda a economia do Brasil. Seriam afetadas a produção de comida, a inflação, a exportação de grãos e o PIB.

A diferença, dizem analistas, está associada a uma combinação de fatores. A gasolina sentiu mais o recente corte de ICMS (imposto estadual), enquanto o diesel é afetado por um descompasso entre oferta e demanda no mercado internacional.

Se levada em conta apenas a soma de etanol, gasolina e o diesel, o resultado também foi recorde, de 118 bilhões de litros, com destaque para o diesel, derivado do petróleo com maior volume de vendas no País, ou 62,1 bilhões de litros.

Atualmente, o campo de Tupi, da Petrobras, na bacia de Santos, é o principal produtor do país, com produção de 1,17 Mboe/d (milhão de barris de óleo equivalente por dia) em fevereiro. Em seguida, vêm os campos de Búzios (690 mil boe/d), Sapinhoá (232 mil boe/d), Roncador (147 mil boe/d) e Jubarte (141 mil boe/d).

O Brasil bateu recorde de importação de diesel em 2021, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O país importou 14,4 milhões de metros cúbicos de diesel A (puro, sem biodiesel), volume 20,4% maior que o do ano anterior.

Alguns dizem que alugaram carros a diesel na Europa, que seu consumo é baixo e não são mais fumacentos nem barulhentos como antigamente. Ninguém duvida de que o motor diesel passou por uma modernização nos últimos anos: poluem menos, não trepidam nem fazem barulho e são mais eficientes que os motores a gasolina.