Pode passar álcool 70 na cesária?

Perguntado por: srebelo . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

A região onde estão os pontos da cesárea precisa de muita higiene. Tome banho normalmente, mas sempre com o curativo. Depois, refaça o curativo com cuidado, retirando as gazes molhadas, higienizando bem o local com álcool 70% e/ou o antisséptico receitado pelo médico.

No caso de cortes, é recomendado muita higiene, pouco movimento, troca de curativos regularmente e uso de álcool a 70° para eliminar bactérias. “É importante esclarecer, no entanto, que o álcool não pode ser aplicado em lesão aberta, apenas em cortes de pequeno porte onde a dor é suportada”, recomenda.

Usar pomada cicatrizante
Depois de retirar o curativo e os pontos, o médico pode indicar o uso de um creme, gel ou pomada cicatrizante para ajudar a descolar a cicatriz da cesárea, deixando ela menor e mais discreta.

Álcool 70% antisseptico (Antisséptico se refere a tudo o que for utilizado no sentido de degradar ou inibir a proliferação de microrganismos presentes na superfície da pele e mucosas. São substâncias usadas para desinfectar ferimentos, evitando ou reduzindo o risco de infecção por acção de bactérias ou germes.)

Além disso, o álcool desidrata o corpo e fragiliza, com isso, o organismo, diminuindo a resistência e, consequentemente, aumentando os riscos de infecções. Além disso, o álcool provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, o que aumenta o inchaço do corpo e o risco de sangramentos nos locais das incisões cirúrgicas.

Para saber se a cesárea está cicatrizando, é importante observar o aspecto do local. O aspecto saudável da cicatriz da cesárea é ter o local sequinho, sem vermelhidão ou coceira. A falta de sensibilidade no local é comum, uma vez que os nervos da pele foram cortados.

Os principais aspectos da inflamação dos pontos são vermelhidão no local e ardor. Tudo começa com um desconforto mínimo no local até chegar a algo insuportável, e apenas em algumas horas. Os sintomas da inflamação ou mesmo infecção da cesariana são: Vermelhidão no local.

As pomadas que se podem usar após cirurgia, como cesariana, podem ser a Cicalfate ou a Dermazine, por exemplo, mas só se o médico autorizar.

Logo após a cirurgia, as mulheres costumam sentir dor, ardência ou sensação de que o local do corte está estranho, mas isso é normal da operação.

A mãe poderá sentir dores ao rir, chorar, tossir, espirrar, ficar em pé ou tentar erguer o corpo. A alta hospitalar pode ocorrer em até 72 horas.

Olá! Em média após 40-45 dias é possível retornar às atividades de rotina. Converse com o seu médico sobre a liberação para atividades físicas, atividades de vida habituais e relações sexuais. Para saber se tudo está bem como você, a sua avaliação clínica pelo seu médico é fundamental.

Não tem segredo: a melhor posição para dormir é aquela em que a mulher se sentir mais confortável. É comum que depois da cesárea as mães prefiram dormir de lado ou de barriga para cima, mas isso não é uma regra. O importante é respeitar a cicatrização da cirurgia e procurar uma posição confortável para relaxar.

O inchaço no pós parto deve durar até 8 dias, reduzindo dia após dia. Caso o inchaço esteja mais presente ou dure mais tempo, deve procurar ajuda médica, porque pode ser preciso avaliar a pressão arterial e verificar se existe alguma alteração importante no coração, rins ou fígado.

Durante os primeiros 15 dias após a realização da cesariana é fundamental que a mulher evite carregar peso e também não realize qualquer movimento brusco. O esforço pode prejudicar a cicatrização, bem como desencadear dor.

O álcool 70% é o mais utilizado no processo de antissepsia da pele, pois age de maneira instantânea nos microrganismos e de forma satisfatória na prevenção de infecção.