Pode passar álcool 70 na orelha inflamada?

Perguntado por: lcardoso . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Essas substâncias ressecarão a área infeccionada e matarão os glóbulos brancos, que são necessários para curar a infecção.

Você pode utilizar uma pomada com sulfato de bacitracina e neomicina, que é de venda livre. Você deve passar a pomada por, no mínimo, sete dias. Não precisa tirar o piercing, a não ser que o médico sugira o contrário.

Evite passar álcool ou água oxigenada.
Essas substâncias ressecarão a área infeccionada e matarão os glóbulos brancos, que são necessários para curar a infecção. Se isso acontecer, a infecção ficará ainda pior.

Use algodão ou cotonete. Umedeça um dos dois com álcool e então coloque-os sobre o lóbulo, em volta do furo. Descarte o cotonete ou algodão e repita o procedimento na parte de trás do lóbulo. Cubra o furo com pomada antibiótica.

Use álcool isopropílico. Com um cotonete ou com almofadas demaquilantes umedecidas no álcool isopropílico faça a limpeza delicada ao redor do piercing duas vezes ao dia. Este cuidado pode ajudar a evitar infecção local.

Produtos como álcool, iodo ou água oxigenada, por causarem irritação, só devem ser usados em casos de feridas maiores que necessitam de curativos, orientados pelo enfermeiro ou clínico geral.

Higiene do furo
A limpeza pode ser feita com sabonete neutro, antibacteriano ou até mesmo com soro fisiológico e tem que ser feita diariamente.

A dor de ouvido pode ter várias causas, como infecções (otites), cerume, disfunção da articulação temporomandibulas e amigdalites. O tratamento irá depender da causa da dor de ouvido. Neste caso, o algodão com álcool não é indicado e dependendo da causa pode até piorar a inflamação.

Se seu ouvido tem secreção purulenta NÃO DEVE FAZER NENHUMA LIMPEZA INTERNA com soro ou qualquer líquido, pois a umidade favorece a proliferação bacteriana. Deve procurar um médico ortorrinolaringologista imediatamante para descobrir a causa da secreção e possivelmente iniciar tratamento com antibiótico.

Compressas mornas secas ( como bolsas de água morna e toalhas aquecidas) e analgésicos comuns podem aliviar a dor, até chegar-se ao médico. Deve-se colocar algodão nos ouvidos durante o banho, preferencialmente embebido em óleo Johnson`s ou vaselina líquida.

Faça essa rotina — retirar o brinco, limpar a parte de fora do furo, limpar e aplicar pomada antibiótica no talo e reinserir o brinco — três vezes por dia. Mantenha essa rotina por dois dias depois que os sintomas da infecção desaparecerem.

Aplique álcool isopropílico e uma pomada antibiótica na orelha duas vezes por dia por 2-3 dias. Assim, você vai reduzir as chances de desenvolver infecções, além de acelerar a cicatrização. Use um chumaço de algodão ou cotonete.

De acordo com a médica, uma das principais causas da orelha inflamada, sem dúvidas, é a alergia ao material dos brincos. “Isso porque algumas mulheres possuem sensibilidade nas orelhas que pode demorar anos para se manifestar, mas, uma vez que aparece, ela pode ficar para sempre”, esclareceu.

Depende do tempo, do tamanho do piercing e do posicionamento dos fones, mas em sua maioria, não atrapalha.

Não! Durante todo o período de cicatrização não recomendamos que tire a joia, ou faça a troca da peça, e também não é necessário, você pode higienizar o local com cuidado, e o auxílio de um cotonete.

Gire o brinco que está no furo
É importante também durante os primeiros dias, girar o furo na orelha. Isso porque durante a cicatrização o brinco pode criar uma aderência com a pele formando casquinhas indesejadas. Então, o ideal é girar os brincos pelo furo duas vezes por dia.

Essa ação é a melhor maneira de retirar o líquido e, ao contrário dos que muitos pensam, outras opções, como álcool, acetona ou até mesmo colocar ar quente do secador não devem ser utilizados, pois não são maneiras seguras de retirar o líquido.

O ideal é aguardar ao menos 6 semanas antes de fazer esse tipo de troca. Isso porque esse é o tempo mínimo necessário para o furo cicatrizar e você não ter mais o risco dele infeccionar ou inflamar por estar “aberto”.

As bebidas também devem ser observadas quando pensamos sobre o que não pode comer quando fura a orelha. Isso porque refrigerantes e sucos industrializados são ricos em açúcar e prejudicam o processo. Além disso, as bebidas de álcool, ainda atrapalham o corpo de fazer a completa cicatrização.

“São considerados serviços farmacêuticos passíveis de serem prestados em farmácias ou drogarias a atenção farmacêutica e a perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos.” Então, as farmácias podem fazer os furos, porém a joia deve fazer a perfuração com o auxílio de uma pistola.