Pode passar álcool no furo do piercing?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Limpar o piercing mais de duas vezes ao dia pode causar irritações e prolongar o período de cicatrização além do necessário. 12) Não utilize álcool ou água oxigenada no piercing. Por mais que ajudem a esterilizar a perfuração, eles podem ressecar a área, matando a pele saudável e prolongando o tempo de recuperação.

álcool isopropílico

Use álcool isopropílico. Com um cotonete ou com almofadas demaquilantes umedecidas no álcool isopropílico faça a limpeza delicada ao redor do piercing duas vezes ao dia. Este cuidado pode ajudar a evitar infecção local. Pode também ser usado uma camada fina de vaselina ao redor do orifício para ajudar a protegê-lo.

álcool por 5 minutos ou 5 dias.

Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.

A limpeza do piercing precisa ser feita com uma solução salina. Em farmácias ou drogarias são comercializadas, mas também é possível fazer em casa com água e sal. Para isso, basta apenas um copo de água morna e 1/4 de colher de chá de sal.

1 a 2 meses: Lóbulo (orelha). 2 a 4 meses: Lábio, Bochecha e Sobrancelha. 6 a 8 meses: Septo (nariz), Cartilagem da orelha. 6 a 12 meses: Nuca, Mamilo, Umbigo, Aba no nariz, Cartilagem da orelha, Piercing no Tragus (orelha).

Em caso de inchaço ou secreção, o uso de compressa de soro morno gaze ajuda muito, principalmente para “desmanchar" aquelas bolinhas que começam a nascer no furo. Para isso é só posicionar a gaze úmido em cima e ir pressionando em movimentos circulares, com a mão leve pelo menos 3 vezes ao dia.

No entanto, o álcool não é uma boa escolha para o tratamento das feridas. Quando aplicado em feridas, o álcool queima, o que o torna particularmente desadequado para as crianças e para a pele sensível. Além disso, o álcool não só destrói as bactérias como também mata as células vivas da pele.

“Os granulomas são pequenas bolinhas, normalmente avermelhadas, que aparecem ao redor do piercing quando algo não vai bem. Essas bolinhas, ou granulomas, indicam que algo falhou durante a cicatrização do seu piercing, e para fazer com que esse granuloma vá embora é preciso identificar qual sua causa.”

É importante reforçar os cuidados de higiene com o coto umbilical com o uso de álcool 70% para reduzir contaminação bacteriana.

Um dos clássicos sinais de que o piercing está cicatrizando quando a pele ao redor da perfuração está inteiramente sem marcas ou texturas. Esse sinal demonstra que a perfuração foi bem sucedida e que a pele se recuperou em sua totalidade.

“Após realizar uma perfuração, o primeiro processo que irá ocorrer é o inflamatório, ele dura de 48 até 72 horas. Nesse momento é comum sentir dor, calor, vermelhidão no local, inchaço.

No caso de alguém que apresente queloide no piercing, podem ser usados cremes e pomadas que inibem a formação de colágeno para evitar que o queloide continue crescendo. No entanto, quando ele já está grande, como nos casos mais severos, é preciso consultar o dermatologista para que a situação não se agrave ainda mais.

Podem acontecer quando o coloca, mas também passado algum tempo. O melhor é ter atenção. Assim que coloca um piercing convém estar atento aos primeiros sinais. Uma pele ligeiramente avermelhada e inchada nessa zona do corpo não é nada positivo.

Marca

  • Belfar (1)
  • Cifarma (1)
  • Fibrinase (1)
  • Kollagenase (3)
  • Ktriz (1)
  • Medley (1)
  • Nebacetin (2)
  • Prati (2)

Evite ficar tocando no piercing
A grande maioria das pessoas tem o hábito de mexer nas jóias e acham que isso ajuda na cura do furo. No entanto, isso é totalmente errado. Mexer no piercing antes dele cicatrizar pode rasgar e irritar a pele, aumentando o tempo de cicatrização.

– No banho, evite usar sabonete comum em sua perfuração. O mais indicado é fazer espuma com um sabonete neutro e passar de leve no seu piercing, sem movimentá-lo de mais, deixar a água escorrer e ao fim do banho secar seu piercing com uma gaze ou cotonetes (evite toalhas pois elas podem contaminar sua perfuração);

Após a cicatrização, você pode tirar o piercing e lavá-lo de tempos em tempos. Quem se arrepender de colocar o piercing, é só tirar o brinco que o furo fecha sozinho. Se a pessoa tiver alargadores na orelha, é feito um procedimento cirúrgico que se assemelha com o da orelha rasgada.