O que passar no furo da orelha para não inflamar?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

O ideal é usar um sabão antisséptico; Em seguida, molhe um pedaço de algodão, gaze ou cotonete com soro fisiológico; Passe o material umedecido em volta da perfuração, também passando pela joia; Deixe o local secar.

3 opções para cicatrização do local do piercing

  • Bepantol® Baby / Derma Creme Multirrestaurador. ...
  • Bepantol Sensicalm® ...
  • Dersani Original® ...
  • Sulfato de neomicina / bacitracina zíncica (Nebacetin®) ...
  • Dipropionato de betametasona / sulfato de gentamicina (Trok-G®) ...
  • Mupirocina (Bactroban®)

Quanto tempo demora pra cicatrizar a orelha furada? O processo de cicatrização irá demorar de 4 a 8 semanas e nesse tempo é recomendado que você não troque a joia utilizada no momento do furo, por isso é fundamental que você opte por uma peça de boa qualidade.

Aplique álcool isopropílico e uma pomada antibiótica na orelha duas vezes por dia por 2-3 dias. Assim, você vai reduzir as chances de desenvolver infecções, além de acelerar a cicatrização. Use um chumaço de algodão ou cotonete.

12) Não utilize álcool ou água oxigenada no piercing. Por mais que ajudem a esterilizar a perfuração, eles podem ressecar a área, matando a pele saudável e prolongando o tempo de recuperação.

Sim, pode utilizar gelo no local, mas o ideal é procurar atendimento medico para realizar uma reavaliação e avaliar se existe necessidade de utilizar outros medicamentos.

De acordo com a médica, uma das principais causas da orelha inflamada, sem dúvidas, é a alergia ao material dos brincos. “Isso porque algumas mulheres possuem sensibilidade nas orelhas que pode demorar anos para se manifestar, mas, uma vez que aparece, ela pode ficar para sempre”, esclareceu.

Higiene do furo
A limpeza pode ser feita com sabonete neutro, antibacteriano ou até mesmo com soro fisiológico e tem que ser feita diariamente. Junto com a limpeza (com a orelha ainda molhada) você deve girar o brinco com cuidado para que ele não fique sempre na mesma posição durante a cicatrização.

Como saber se o piercing está inflamado

  1. Vermelhidão ou inchaço que não melhoram em 3 dias;
  2. Aumento da área vermelha e inchada para a pele ao redor;
  3. Dor muito intensa ou insuportável;
  4. Presença de pus, com secreção branca, amarelada ou esverdeada, ou sangue no local;
  5. Presença de febre ou mal estar.

Evite passar álcool ou água oxigenada.
Essas substâncias ressecarão a área infeccionada e matarão os glóbulos brancos, que são necessários para curar a infecção. Se isso acontecer, a infecção ficará ainda pior.

Gire o brinco que está no furo
É importante também durante os primeiros dias, girar o furo na orelha. Isso porque durante a cicatrização o brinco pode criar uma aderência com a pele formando casquinhas indesejadas. Então, o ideal é girar os brincos pelo furo duas vezes por dia.

São vários motivos, e o principal é que a pistola é de plástico, impossibilitando uma esterilização por autoclave. Sendo assim, quando realizada a perfuração, os fluidos corporais ficam no local, proporcionando facilidade em uma contaminação cruzada.

Por fim, utilizar uma agulha de piercing para furar a orelha é o melhor e mais seguro dos métodos. Normalmente o processo é feito em estúdios próprios para piercings, com profissionais da área. Além disso, a agulha é sempre completamente esterilizada, o que impede qualquer infecção.

O que não pode comer quando coloca piercing ou faz tatuagem?

  • Alimentos gordurosos. Um dos principais fatores que dificultam a cicatrização do corpo e, consequentemente, a melhora na região em que foi feito o procedimento estético, é o acúmulo de gorduras. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Embutidos. ...
  • Café e refrigerantes.