Pode passar na frente do goleiro de futsal?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Nos exemplos citados acima, podemos concluir, de acordo com a passagem da regra, que não existe infração por estar na frente do goleiro ou passar na frente dele, até porque a bola estará em jogo.

O goleiro de Futsal não poderá tocar a bola com as mão dentro de sua área penal se ela foi passada para ele intencionalmente por um jogador de sua equipe com o pé, mesmo se vinda de uma tiro lateral, de cando, tiro livre direto ou indireto.

Apesar disso, o goleiro não pode segurar uma bola que, de propósito, seja recuada por algum jogador de sua equipe, caso este não se utilize do peito ou da cabeça para recuá-la. Se o fizer, o árbitro marcará falta (tiro-livre indireto), e o time adversário deverá cobrar a falta no local onde o goleiro pôs a mão na bola.

Ou seja, se for com a cabeça, peito, ombro, coxa, etc. é permitido; mas a regra ainda prevê que um truque deliberado não pode ser usado para recuar essa bola, por exemplo, o jogador levantar a bola com o seu pé e ele mesmo passar com outra parte do seu corpo para o goleiro.

Você pode dar um “carrinho no Futsal” nas seguintes situações: Para bloquear um chute; Para bloquear ou interceptar um passe; Para manter o domínio da bola, impedindo que ela saia por uma das linha limites da quadra.

No futebol, o goleiro é o único autorizado a colocar a mão na bola, mas essa permissão só é válida dentro da área. Com isso, o goleiro não pode intervir na jogada utilizando as mãos fora da área.

Um primeiro detalhe para chamar a atenção é que a regra fala que se o goleiro tocar a bola com as mãos depois de ela ter sido intencionalmente passada com o pé por um jogador de sua equipe deve ser punido com um tiro livre indireto. Você percebeu a sutileza da frase?

É permitido ao goleiro : 5.2 Tocar a bola na área de gol numa tentativa de defesa, com todas as partes do corpo. OBS: Exceto chutar a bola, mesmo em tentativa de defesa. 5.3 Deslocar-se na área de gol com a bola na mão, sem restrição.

Pela regra do jogo o goleiro, diferentemente dos outros jogadores, pode tocar a bola com as mãos e braços dentro da sua área penal e mesmo assim há exceções, por exemplo, recuo de bola, arremesso lateral da própria equipe, assim como outras infrações passíveis e especificas da posição.

18 REGRAS OFICIAIS DO FUTSAL A QUADRA. A quadra de jogo será um retângulo com o comprimento máximo de 42 metros e o mínimo de 25 metros, tendo a largura máxima de 22 metros e a mínima de 15 metros. Para partidas oficiais nacionais a quadra deverá ter um comprimento mínimo de 30 metros e uma largura mínima de 17 metros.

Considera-se que um jogador tornou seu corpo maior quando a posição de sua mão ou braço não é uma consequência ou justificável pelo movimento corporal para aquela situação específica. Por ter sua mão ou braço nessa posição, o jogador corre o risco de ser atingido pela bola. Deve, portanto, ser penalizado.

Em relação ao goleiro, uma das partes das regras diz que:
tiver a bola na palma da mão aberta; estiver quicando a bola no chão ou jogando-a para o ar. Durante o período em que o goleiro estiver com controle ou domínio da bola com as mãos nenhum adversário pode disputar a bola com ele.

Fora da sua própria área penal, o goleiro está sujeito às mesmas restrições que os demais jogadores para tocar a bola com as mãos. Se o goleiro tocar a bola com sua mão dentro de sua área penal sem estar autorizado a fazê-lo, será marcado um tiro livre indireto, porém não haverá punição disciplinar.

De acordo com o livro de regras da Confederação de Futebol 7 Brasil, em sua Regra 9 - DAS INFRAÇÕES - alínea “g”, das Infrações Pessoais, configura-se falta pessoal: “Obstruir a jogada prendendo a bola com os pés ou evitando com o corpo sua movimentação, exceto o goleiro caído dentro de sua área de meta”.

Aos árbitros cabem interpretar se houve um recuo INTENCIONAL ou ACIDENTAL. Quando o recuo for INTENCIONAL, deverá ser marcada a infração, caso o goleiro toque a bola com as mãos. Quando o recuo for ACIDENTAL, não haverá infração se o goleiro pegar a bola com as mãos dentro da sua área.

RECUO PARA O GOLEIRO – É permitido apenas um recuo de bola para o Goleiro e ele não poderá pegá-la com as mãos. Após um recuo a bola somente poderá ser recuada novamente após tocar em um adversário ou passar para a meia quadra de ataque.

O goleiro só poderá ficar com a bola sob seu domínio em sua quadra de defesa por no máximo 4 segundos. Se o goleiro receber a bola pela primeira vez em sua quadra de ataque e voltar para a quadra de defesa com a pose da bola, terá que respeitar a regra dos 4 segundos ao entrar em sua meia quadra de defesa.

É a técnica para receber a bola no Futsal. O domínio pode ser realizado com qualquer parte do corpo permitida pelas Regras do Futsal, como pés, coxa, peito, cabeça e outras partes.

GOL DIRETO DE LATERAL NO FUTSAL
7- Se um jogador executar o tiro lateral contra a meta adversária, e a bola tocar ou for tocada por qualquer jogador e penetrar na meta, o gol será válido. Se penetrar na meta diretamente o gol não será válido.

No momento da cobrança do tiro lateral o jogador pode pisar fora da quadra, dentro da quadra ou em cima da linha. E no momento da cobrança a bola têm que estar em cima da linha, não pode estar fora ou dentro da quadra.

É muito importante que o guarda-redes seja capaz de sentir a bola debaixo dos seus dedos para ter um melhor controlo sobre ela. Nestas jogadas, a utilização de luvas não teria o mesmo efeito, pelo menos na maioria.