Pode passar soro fisiológico nas partes íntimas?

Perguntado por: aalves6 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

A resposta é não! A vagina, quando saudável, possui um pH naturalmente ácido e muitas bactérias boas para ajudar a lutar contra infecções. Acontece que maioria dos sabonetes contém componentes químicos e perfumes capazes de alterar o pH vaginal, nos deixando mais suscetíveis a infecções.

A transmissão ocorre pelo contato com secreções provenientes da boca, pele e vagina. Nos homens, podem aparecer pequenas manchas vermelhas na pele. A transmissão da mãe para o recém-nascido pode ocorrer durante o parto.

O que fazer em caso de suspeita de candidíase?

  1. 1.Coceira intensa na região genital. ...
  2. 2.Vermelhidão e inchaço na região genital. ...
  3. 3.Placas esbranquiçadas na vagina ou na cabeça do pênis. ...
  4. 4.Corrimento esbranquiçado com grumos, semelhante a leite talhado. ...
  5. 5.Dor ou queimação ao urinar. ...
  6. 6.Desconforto ou dor durante o contato íntimo.

Nenhum tipo de produto, aliás, deve entrar em contato com a região íntima, segundo especialistas. Cremes, perfumes, talco ou mesmo sabonetes comuns podem provocar irritação, alergia e outros problemas mais graves para a saúde feminina. Usar hidratantes como lubrificantes na hora do sexo tampouco é recomendável.

Dormir sem roupa íntima é uma ótima opção para ajudar a evitar o agravamento da candidíase, pois a região íntima fica menos abafada, mais ventilada e menos úmida, dificultando a proliferação do fungo causador da candidíase que necessita de ambiente úmido e quente para proliferar.

Alimentos com alto índice glicêmico, além dos processados, ultraprocessados e bebidas alcoólicas, podem contribuir com a proliferação do fungo responsável pela candidíase.

Como a candidíase é uma infecção causada pela proliferação de um fungo, a região afetada fica muito inflamada e acaba coçando como consequência.

Coceira na vagina, sensação de ardor, presença de corrimento esbranquiçado, sem cheiro e experiência de dor durante a relação sexual são os principais sintomas da candidíase, uma infecção causada por fungos que afeta principalmente as mulheres adultas mais jovens, na faixa entre 18 e 35 anos.

Normalmente, a candidíase torna-se crônica quando a sua causa não é eliminada, sendo uma situação comum nos casos de enfraquecimento do sistema imune ou quando o tratamento não é realizado corretamente.

Banho de assento de camomila
Colocar a camomila na água fervendo, esperar 10 minutos, coar e depois misturar essa solução em uma bacia com água morna e ficar sentado com a parte íntima em contato com a água, por aproximadamente por 15 minutos. Não é necessário enxaguar depois, pois este processo vai aliviar a coceira.

Creme corporal
Usar hidratante na região intima é completamente prejudicial à saúde, pois causa inchaço e irritação generalizada.

Para que serve o NIVEA Creme Hidratante Lata? Hidrata especialmente áreas mais ressecadas do corpo como cotovelo, calcanhar, joelho, mãos e pés. Com glicerina e Eucerit®, mantém o toque suave na pele. - Cuida da pele tatuada e muito mais!

Produtos com hamamelis, aloe vera e própolis são ótimos para fechar os poros, acalmar a pele e recuperá-la mais rapidamente. DICAS EXTRAS: É bom evitar hidratantes com perfume, corantes, álcool e parabenos, pois eles facilitam reações e alergias.

Para que serve o Hidratante Facial em Gel Nivea? Indicado para peles oleosas, Gel Nivea promove uma hidratação eficaz por 24h, sem deixar brilho. Ainda, prolonga o efeito da maquiagem, deixando os poros livres para respirar.

Gino-Canesten Calm vai além dos sabonetes íntimos de higiene diária por ser o único indicado para o alívio por 12 horas das coceiras e incômodos. Sua ação colabora no abrandamento do desconforto causado por problemas como Candidíase e pelo uso de absorventes ou calcinhas com tecido sintético.

O corrimento branco e espesso, tipo leite coalhado, está muito associado ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal. Geralmente esse tipo de corrimento aparece de forma abrupta, com bastante coceira, vermelhidão e sensação de queimação na região da vulva e da vagina.

O Fluconazol em comprimido, 150 mg em dose única, é o tratamento mais usado para candidíase vaginal. Uma opção com posologia menos cômoda é o Itraconazol 200 mg por dia, por 3 dias. Em relação aos tratamentos por via vaginal, o leque de opções é bem maior.

O vinagre de maçã tem propriedades antissépticas, ajudando a combater os microrganismos causadores da candidíase, e contribui para o reequilíbrio do pH vaginal. Para preparar o banho, basta misturar meia xícara de vinagre de maçã com água morna em uma bacia e sentar-se sobre ela por 5 minutos.

Deficiência imunológica. O sistema imunológico é um dos responsáveis por manter o equilíbrio da flora vaginal. Por isso, a queda da imunidade é um dos principais fatores que levam ao aparecimento da candidíase, tanto a comum como a de repetição.

A candidíase é outra condição muito comum que pode causar alterações na secreção vaginal. O corrimento pode ficar mais grosso, mais branco e grumoso, como leite coalhado, ou como se tivesse pedaços parecendo papel picado. Isso é indicativo de candidíase, que geralmente é acompanhada de ardência ou coceira.

Clotrimazol creme vaginal - 10mg/g
O produto pode ser aplicado também na área externa da vagina (grande lábios e vulva), além da região peniana do parceiro, para aliviar os sintomas de coceira e desconforto.