Por que soro fisiológico ajuda na cicatrização?

Perguntado por: mjesus . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

A lavagem de queimaduras ou feridas com soro fisiológico é um dos procedimentos mais usados e seguros para a limpeza de feridas, pois é uma solução não tóxica para a pele e não danifica os tecidos em cicatrização.

O Soro Fisiológico Sol. Cloreto de Sódio 0,9% é utilizado para o restabelecimento de fluido e eletrólitos. Também é utilizado como repositor de água e eletrólitos em caso de alcalose metabólica (aumento do pH do sangue) de grau moderado, em carência de sódio e como diluente para medicamentos.

Através do consumo de fontes de vitamina c, zinco, entre outros nutrientes, as células se renovam mais rapidamente para combater essas lesões. Conheça mais! Nossa alimentação interfere diretamente no processo de cicatrização, seja para curar um simples arranhão ou, até mesmo, uma incisão cirúrgica.

Por ter uma composição muito parecida com a dos líquidos do nosso organismo, o soro fisiológico pode dar uma sensação temporária de maciez e pele renovada, mas ele sozinho não vai surtir muitos efeitos em uma pele ressecada, muito menos amenizar rugas.

Você pode e deve esquentar o soro fisiológico antes de usar. Você pode aquecer o soro no microondas mesmo, dependendo da quantidade 5 a 10 segundos são suficientes. Teste sempre a temperatura do soro no dorso da mão antes de colocar no nariz.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Assim o soro fisiológico é uma solução na qual o soluto é o cloreto de sódio, cuja fórmula química é NaCl e que não é mais do que o sal de uso alimentar, e o solvente é a água destilada.

Se for necessário lavar a ferida operatória, isso pode ser feito com soro fisiológico ou com água e sabão. Não use pomadas ou cremes no local sem o conhecimento do seu médico.

Curativos para Escaras
Para emergências, lave a ferida com soro fisiológico ou água fria, sem tocar na ferida, após isso seque com uma gaze, sem pressionar ou arrastar, e com uma nova gaze cubra a ferida e prenda com esparadrapos.

Lave apenas com água fria e sabão. Jamais use fita adesiva ou fita microporosa diretamente sobre uma ferida. Caso o corte seja pequeno, aplique um curativo do tipo biotecnológico, para proteger a lesão e evitar que, ao retirar o curativo, o local da ferida sofra uma nova agressão.

Pode esquentar um pouco, ele ficou mais "confortável" quando utilizado morno.

A cicatrização normalmente leva entre 4 a 6 semanas para se completar. Ela pode não se iniciar imediatamente após a lesão devido aos fatores extrínsecos que citamos. Pacientes com diabetes, idade avançada e que fazem uso de algumas medicações podem retardar o processo de cura de feridas.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.

O iodeto de timol é utilizado como agente antisséptico, auxiliando na cicatrização das feridas. Modo de usar: Uso Externo. Sobre a pele limpa e seca, polvilhar Cutisanol Pó diretamente nas partes afetadas, de 3 a 5 vezes ao dia.

O soro fisiológico é um líquido formado por água, 0,9% de cloreto de sódio, alguns sais e minerais. Muito usado para tratar infecções, inflamações e para hidratar algumas regiões da pele, ele também pode ser um ótimo aliado na rotina de beleza.