Pode podar o pé de mamão?

Perguntado por: imarques . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

No pomar caseiro, o mamoeiro pode ter longevidade maior e crescer mais, dificultando a colheita dos frutos na ponta da planta. Uma opção é podar a planta e reiniciar o ciclo de produção, com a vantagem de não precisar plantar novamente.

O método testado foi de podar o tronco principal a uma altura de até um metro do solo, e deixar ramos laterais na parte superior do tronco, formando uma nova copa, que entra em produção logo em seguida.

Mamoeiros dão fruto o ano todo desde que tenham luz solar com fartura, não sofram de falta d'água (nem de excesso) e o solo de que dispõem seja suficientemente rico em nutrientes mas, de qualquer forma, dificilmente um mamoeiro durará mais do que 3 anos com boa produção então, se você quer ter mamão fresco sempre, ...

Além disso, alta umidade, alta concentração de adubos nitrogenados no solo e genética das sementes, em ocorrência simultânea ou não, podem influenciar no surgimento de flores e, consequentemente, de frutos não desejáveis no mamoeiro.

A produção começa entre 8 e 10 meses após o plantio, produzindo em média 40t/ha/ano.

Para efetuar a poda correta das árvores, primeiro corte os seus galhos mais baixos, deixando que a força da planta se concentre apenas nos centrais. Quando estes atingirem a altura desejada, efetue um corte para conter seu crescimento.

Primeiramente, é preciso saber identificar onde corte deve ser feito. O local exato para a realização da poda é na bifurcação dos galhos, onde se observa um pequeno círculo, chamado de anel. A parte superior deste entroncamento possui um volume mais grosso que é chamado de “crista”.

Se chama cola instantânea. Isso mesmo. Depois de secar bem a seiva da planta com papel higiênico, pingamos algumas gotas e espalhamos com um palito de dentes, cola instantânea na superfície de corte. Ela seca rápido e forma uma película que protege o ramo da contaminação.

Remova os mamoeiros e os frutos doentes do pomar e não use cobertura morta no inverno. Evite ainda bacias próximas ao tronco. Faça plantios em camalhão e desinfeste as ferramentas após usá-las em plantas doentes. Por fim, pulverize as plantas com fungicidas a base de etil fosfito.

Baseia-se na ideia geral de que basta um simples doce de mamão com açúcar para agradar aos paladares, não existem grandes segredos ai. Quando paro pra pensar nisso, vejo o quanto é fácil mesmo agradar o paladar da maioria das pessoas com mamão.

Para plantas que ficam em sítio, a recomendação é arrancar as folhas da parte mais baixa assim que aparecerem as pintas, a fim de evitar que a doença passe para os frutos. Com uso de produto químico, o controle pode ser feito com fungicidas à base de cobre, estrobilurinas e triazois, registrados para a cultura.

O recorde entrou oficialmente para o Guinness no dia 2 de setembro de 2021, desbancando o posto de um mamoeiro da localidade de Jhantu Paul, na Índia, que foi registrado com 14,07 metros de altura.

O mamão é colhido ainda verde, para que não amasse ou estrague durante o transporte. As faixas amarelas em torno da fruta, indicam que é hora de tirar do pé. O clima da região, que é bem quente, acaba ajudando na produção que pode chegar até 100 quilos por mamoeiro.

O seu pé apresenta um caule alto (de, em média, 3 a 8 metros) e grandes folhas, que crescem em espiral ao redor do tronco.

O sistema radicular do mamoeiro é pivotante, atingindo, em solo podzolizado, 1,60 metros aos quatro meses de idade e 3,40 metros aos doze meses, mas aproximadamente 70% das raízes se encontram nos primeiros 30 cm.

Para plantar mamão, recomenda-se um terreno plano para otimizar o processo de semeadura e colheita. O solo ideal deve apresentar fertilidade elevada e boa drenagem para evitar encharcamentos. O cultivo de mamoeiro em solo argiloso ou arenoso não é recomendado.

Se for plantar em vasos, recomendo que seja o plantio definitivo, e para isso, utilize vasos de 100 litros com boa adubação. Para o plantio direto no solo, disponha as sementes a 1,25 cm de profundidade, com distância entre si de cinco centímetros. É preciso obter dessa etapa as plantas machos e fêmeas.

As principais causas para essa alteração são algumas, basicamente: Falta de irrigação, sendo esta a mais comum; Deficiência de nutrientes, como nitrogênio; Ataque de pragas, como cigarrinhas.

O florescimento inicia-se aos quatro meses após o plantio, e as primeiras flores surgem quando a planta apresenta altura de 70 cm a 80 cm. Produz, em média, 100 t/ciclo de produção (dois anos e meio, em média).

É fato afirmar, portanto, que a cultura do mamão está sujeita ao ataque de ácaros e insetos; porém, os ácaros constituem a praga mais séria da cultura, por se encontrarem em todas as regiões onde se cultiva esta fruteira, sendo causadores da queda da produção e da redução do vigor da planta.

Deixar o mamão embalado num papel sem tinta ajuda a concentrar a quantidade de gás etileno que nele existe e com o aumento dessa substância o processo acaba acontecendo mais rápido, fazendo com que o mamão esteja maduro em um tempo menor do que aconteceria de forma natural.