Pode sair com scrubs na rua?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Em um parecer emitido pelo Cremec em 2014, foi instruído que o jaleco é considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI) e que tem como objetivo resguardar profissionais e pacientes. Por ser utilizado em ambientes hospitalares, não podem ser expostos a locais públicos.

Quem faz uso dos scrubs não fica isento da obrigatoriedade de usar jalecos durante o exercício do trabalho. O scrub funciona como uma vestimenta para usar por baixo do jaleco ou para usar sem o jaleco para transitar nas áreas comuns sem ter o risco de contaminar roupas normais com vírus e bactérias.

Para profissionais da saúde estar confortável é essencial, os jalecos vão muito bem com tênis. Opte por tênis de cores neutras como branco e preto, os mais minimalistas são as melhores opções para essa proposta, além de se sentir confortável traz estilo e modernidade.

Não carregue o jaleco nas mãos, em cabides, no banco do carro e muito menos vestido no corpo.

Os scrubs podem ser conhecidos também nacionalmente em português, por: Roupas Privativas, Pijamas Cirúrgicos, Pijama de Hospitalar, entre outras nomenclaturas dependendo da região. Atualmente com a evolução da indústria têxtil, existem várias opções de tecidos Tecnológicos para confeccionar essa roupa específica.

Em ambiente hospitalar, indicamos que você use modelos fechados, como tênis, oxfords e botas. Em consultório, aposte em modelos abertos, invista em peças que adicionam personalidade ao look. Uma boa opção para compor o seu look com o jaleco, é inserindo uma terceira peça.

Suas melhores opções estão no final frio do espectro de cores e são inspiradas na água dos mares e no inverno. Sendo assim, o Pijama Cirúrgico Verde Água é o mais indicado.

A prática também não é recomendada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren). “É muito importante que o profissional não circule com jalecos ou roupas cirúrgicas em locais que não seja no ambiente hospitalar. Transitar na rua, nem pensar(...).

No entanto, se você opta pelo branco e se compromete a manter a higiene, sai na frente. Além disso, a roupa pode ficar restrita ao expediente. Assim, você só vai usá-la quando realmente estiver na clínica ou consultório. Assim, os riscos de contaminação são menores.

Os Scrubs usados em cirurgia são quase sempre de cores sólidas como cinza claro, verde claro, azul claro ou um mesclado de verde-azul claro. Estes geralmente são scrubs que não saem dos hospital. Eles vão direto para a lavanderia do mesmo para evitar a contaminação em diversas outras áreas do hospital.

NÃO É PERMITIDA A SAÍDA DA FACULDADE UTILIZANDO O PIJAMA CIRÚRGICO.

branco

Atualmente o tradicional branco é exigido para a enfermagem na maioria dos hospitais e clínicas em diversos postos de trabalho, com exceção de Unidade Tratamento Intensivo (UTI) e Centro Cirúrgico (CC) e isso tem uma explicação fundamentada na Paleta de Cores.

O pijama cirúrgico e o pijama do enfermeiro são vestimentas similares, mas recebem denominações distintas conforme seu uso. Em salas de operação e procedimentos, é conhecido como pijama cirúrgico, enquanto em outras áreas hospitalares, os profissionais de enfermagem utilizam como pijama do enfermeiro.

O Azul e o verde, de acordo com o círculo cromático, são escolhidas porque são opostas ao vermelho. Como os médicos, enfermeiros e a equipe técnica passam muito tempo olhando para sangue e órgãos, isso tira a sensibilidade da visão para as nuances róseas do interior do corpo.

O jaleco nunca deve ser lavado junto de outras roupas. Se não puder fazer a lavagem à mão, coloque na máquina no modo para roupas delicadas ou ponha o jaleco em um saquinho especial para peças de roupas delicadas. Nunca use alvejante ou água sanitária e evite por amaciantes.

Se você está em dúvida de qual cor escolher para a saída de maternidade do seu neném, confira agora os significados de cada uma: Vermelha: proteção e boas energias. Amarela: riqueza, alegria e sorte. Branca: pureza e leveza.