Pode sair com Pitbull na rua?

Perguntado por: lferrari . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

A lei é clara, mas não é todo mundo que cumpre: cães das raças pitbull, fila, doberman e rotweiller só podem circular por locais públicos, como ruas, praças, jardins e parques, se conduzidos por pessoas com mais de 18 anos e através de guias com enforcador e focinheira apropriados.

Para conduzir o seu Pitbull, a guia deve ser bastante resistente e confortável para o humano, que precisará de um esforço para conduzir o seu amigo, principalmente se ele for do tipo que fica eufórico na hora do passeio. Para as guias, os melhores materiais são o nylon, o couro, aquelas de metal ou correntes.

Contudo, o Decreto 19.238/02 fala que esta é uma das raças de cães considerados potencialmente violentos e perigosos, por isso, para passear em áreas públicas ou coletivas deverão serem utilizados em conjunto a coleira de guia curta e a focinheira.

Quantas vezes por dia é preciso passear com o pet? Seguindo sempre as recomendações de um veterinário, os passeios devem ser feitos ao menos uma vez por dia. Se possível, duas vezes: um passeio pela manhã e outro no fim da tarde.

De forma geral, os passeios de cachorro devem durar entre 30 e 60 minutos diariamente. Passeios mais longos, quando possível e dependendo da raça, são recomendados e ajudam o cão gastar mais energia. Para cães com pouca energia, o passeio diário pode incorporar alguns momentos de exploração de novos cheiros.

Presencial, via e-mail ou pelo telefone 156.

A punição negativa consiste em eliminar do ambiente do animal um estímulo que é agradável para ele após ele realizar o comportamento indesejado. Alguns exemplos de punição negativa podem ser retirar a atenção do cachorro, parar de brincar com ele ou negar-lhe um petisco.

Se o animal é perigoso e passeia livremente em vias públicas sem a focinheira, o tutor pode sofrer pena de dez dias a dois meses, segundo o artigo 31 da Lei das Contravenções Penais”, comenta a especialista.

O Pitbull de 5 meses já vai começar a ficar mais independente, mas sempre mantendo um forte vínculo com seus humanos. É nessa fase também que os instintos do animal começam a tomar conta, e é possível que o doguinho prefira seguir suas próprias vontades ao invés das ordens do tutor.

A melhor coisa a fazer é parar, mudar a rota, fazer outro caminho se possível. Pode tentar usar um graveto ou outro objeto para usar apenas como ameaça – não para bater no cachorro, mas para atrair a atenção dele e direcionar uma eventual mordida no objeto e não em alguma parte do corpo.

3 truques para fazer seu cão te obedecer

  1. Não entregue nada sem que ele se comporte. Na hora das refeições, antes de dar o alimento, peça ao pet que sente ou deite. ...
  2. Seja firme, principalmente se o cão não obedecer ou demonstrar teimosia. ...
  3. Corrija o animal logo que ele fizer algo considerado incorreto.

Pit bulls não são cães de guarda
Cães como rottweiller e pastor alemão é que são de guarda, é a característica deles. O pit bull tem muita força, ter um controle dele é mais difícil. É comum que as pessoas cometam este erro de comprá-los para guarda, já que muita gente tem medo”, afirma.

Cair no chão é perigoso, porque sua cabeça fica mais vulnerável ao ataque. E você vai precisar de ajuda para se livrar da mordida. Não deixe a pessoa que for ajudá-lo puxar o animal pelo rabo ou qualquer outra parte do corpo.

Nunca dê banhos em um intervalo menor que sete dias. A frequência vai ser estabelecida conforme o estilo de vida do cachorro e o “nariz” do tutor. Tem tutor que adora o cheirinho do pet, outros se incomodam muito, mas o ideal é fazer a higienização a cada 15, 20 ou mais dias.