Pode lavar o cabelo e amarrar?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
3.9 / 5 19 votos

Embora o aparecimento de fungos não passe de um mito, para quem tem o costume de prender os fios úmidos, péssima notícia: a prática pode causar alguns danos nas madeixas, inclusive a temida queda.

Prender o cabelo
Prender o cabelo fazendo um rabo de cavalo ou uma trança, por exemplo, exerce uma pressão moderada nos fios, aumentando a circulação do couro cabeludo e estimulando o crescimento do cabelo.

A Yasmin Brunet disse que sempre passa óleo de coco nos cabelos antes de dormir, e no dia seguinte lava. E olha que o cabelo dela é maravilhoso! Colocar uma ampola de hormônio de crescimento em seu shampoo estimula o crescimento do seu cabelo. Perceberá a diferença rapidamente.

A protuberância frontal pode ser congênita, ligada a alguma síndrome, ou ocasionada por problemas hormonais. No segundo caso, a causa mais comum é a acromegalia, condição em que há maior produção do hormônio do crescimento (GH). Pessoas com esse problema têm mãos, pés e ossos da face mais largos do que o normal.

Prendedores revestidos de tecido são os ideais para evitar a quebra de cabelo. Outra boa opção são os elásticos de silicone. Além disso, não puxe o elástico na hora de soltar os fios, desfaça cada volta que você deu para não danificar os fios.

Amarrar muito forte
Apertar demais o elástico ou a faixa é bem ruim, pois o fio fica supertensionado e vai perdendo força até se quebrar. A pressão excessiva nos folículos capilares (onde fica a raiz) pode machucá-los e, em casos mais graves, causar até a queda.

Por mais que não pareça, prender o cabelo em forma de tranças ou rabo de cavalo contribui para acelerar o crescimento dos fios. A pressão natural desses penteados estimula o crescimento, no entanto, para evitar que os fios quebrem, é importante evitar excesso de peso ou pressão.

Dormir com o cabelo solto é a melhor opção para os fios
Se você é do time que dorme de cabelo solto, está no caminho certo! Segundo especialistas, a combinação do vai e vem durante o sono e os prendedores de cabelo apertados podem acabar causando fissuras e, consequentemente, mais quebra nos fios.

Produtos químicos e má alimentação atuam contra o crescimento do cabelo. Dra. Gabriella explica o que pode estar por trás do baixo desenvolvimento dos fios: “O fumo, o estresse, a deficiência nutricional, doenças crônicas e desordens hormonais podem atrapalhar o crescimento dos cabelos”.

Estudos científicos comprovam que o cabelo não cresce 2cm ou até mesmo mais centímetros por noite.

Como dissemos acima, quando dormimos bem, nosso corpo produz a quantidade correta de hormônios, entre eles, o GH, famoso hormônio do crescimento, que desenvolve não apenas o crescimento do corpo, mas também dos cabelos.

Pentear os cabelos diariamente ajuda a oxigenar os fios, o que é de extrema importância para a saúde deles. O ideal é pentear os cabelos de uma a duas vezes ao dia. Escova para todos os tipos de cabelo. Finaliza o visual já seco, desembaraça e suaviza as cutículas.

As vitaminas do complexo B, como a biotina, vitamina B12, ácido fólico, riboflavina são essências para crescer o cabelo mais rápido. Essas vitaminas ajudam a manter a saúde das células no couro cabeludo, evitando a queda de cabelo.

A região frontal grande é uma característica genética, portanto herança familiar. Quem tem o tamanho da testa maior que a distância entre o nariz e o queixo pode recorrer à vários artifícios para diminuí-la se for o seu desejo. Franjas, penteados, maquiagem ou até a cirurgia plástica são algumas alternativas.

Como fazer: Você pode cortar uma meia calça fina na parte da cintura ou usar uma touca pronta de algodão. Após pentear os cabelos, enrole os fios no alto e contorne por toda a cabeça. Segure tudo com as mãos e cubra com a touca. Use grampos pequenos para prender a touca nas laterais do cabelo.