Pode tirar o celular do carregador antes de 100%?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Muitas vezes, a carga fica incompleta quando o dia é agitado e o tempo é curto para esperar o carregamento total. Mas se você possui o hábito de tirar o celular do carregador antes dos 100%, pode ficar tranquilo.

Qual a porcentagem ideal para recarregar o celular
Tem uma coisinha que você precisa ter como regra principal: sempre colocar o celular quando ele estiver entre 30 e 50 por cento de bateria! Se você quiser ser preciso, ou se for virginiano, 40% é o melhor ponto para carregar, ficando no meio-termo entre ambos.

Posso deixar o aparelho carregando durante a noite toda? Sim, ao chegar em 100 % o carregador do aparelho não irá transmitir energia dessa forma isso não irá danificar o aparelho.

Nesta matéria, veja 5 dicas de como carregar o celular corretamente!

  1. Carregue até a porcentagem ideal. ...
  2. Aproveite modos inteligentes de carregamento. ...
  3. Evite deixar a bateria descarregar completamente. ...
  4. Use carregadores com a potência ideal. ...
  5. Carregue o celular a noite.

Sem mencionar que carregar seu telefone durante a noite faz com que a bateria aqueça, o que reduz sua vida útil. Se você estiver com um aparelho rodando Android 12, o recurso de limitar a carga máxima em 85% pode ser ativada nas configurações.

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só. E mais: seria melhor que a sua bateria nem atinja 100%. A longevidade das baterias é medida em ciclos e quanto mais vezes ela for de zero a 100%, mais rápido seu desempenho vai cair.

Cuidados a serem tomados
Como podemos concluir, não há problema nenhum deixar o celular carregando a noite toda, é até indicado porque assim você já começa o dia com a carga cheia.

Bateria viciada: veja aqui como evitar!

  1. Como a bateria do celular se degrada? ...
  2. Controle a descarga da bateria. ...
  3. Evite carregar rapidamente. ...
  4. Evite carregar a bateria do celular até 100% ...
  5. Mantenha a temperatura certa. ...
  6. Reduza o tempo limite da tela (bloqueio automático) ...
  7. Escolha um tema escuro. ...
  8. Use modos de economia de bateria.

Como grande parte do gasto da energia vem desses recursos, o smartphone carrega mais rápido. Manter o celular desligado durante o carregamento faz com que ele seja abastecido em menos tempo. Sem qualquer gasto de energia, a carga aumentará de forma muito mais veloz.

Ao contrário do que muitos pensam, essa prática de deixar o celular descarregar completamente é prejudicial para as baterias e isso só era feito nos celulares antigos, pois as baterias não eram feitas de íons de lítio.

O ideal é deixar a bateria sempre entre 20% e 80%. Especialistas consultados pelo portal Olhar Digital afirmam que o carregamento deve ser feito após ela chegar ao nível de 20%. A maioria dos celulares emite uma notificação quando isso acontece.

Os celulares, assim como outros eletrônicos, têm baterias de íons de lítio e não são capazes de memorizar quando foi a última vez que recebeu carga. Por isso, a bateria não fica viciada. E deixar o aparelho no carregador com frequência também não influencia na vida útil dela, tá?

Muita gente pode se perguntar se usar o celular no modo economia de energia vicia. Porém, os smartphones contam faz tempo com tecnologia que impede a bateria de viciar, ao contrário de modelos mais antigos.

Evite deixar a bateria chegar a 0%. Carregue-a somente quando necessário ou quando o próprio smartphone solicitar, geralmente ao chegar aos 20% ou 10% de carga; Não precisa carregar a bateria até os 100%. O ideal é manter entre 70% e 80%, já que o processo de descarga é mais lento do que quando a bateria está nos 100%;

Tem uma coisinha que você precisa ter como regra principal: sempre colocar o celular quando ele estiver entre 30 e 50 por cento de bateria! Se você quiser ser preciso, ou se for virginiano, 40% é o melhor ponto para carregar, ficando no meio-termo entre ambos.

Ter o celular por perto acaba desregulando seu relógio natural e fazendo com que não descanse o suficiente. Acontece que a tela do celular emite uma luz azul, desregulando a geração de melatonina, responsável por te fazer dormir! Isso faz com que você demore mais para dormir e tem menos horas de sono.

Não há um risco iminente em mexer no celular enquanto ele carrega. Principalmente, se estiver fazendo uso de um cabo e um carregador original, ou seja, o que veio junto do aparelho, da fábrica, ou de uma marca que seja não só compatível com o seu smartphone, como também de boa qualidade.

Carregar o smartphone no quarto pode levar a obesidade e diabetes, diz estudo. Um recente relatório indica que carregar os smartphones no quarto poderá afetar a secreção de melatonina e, consequentemente, causar obesidade e/ou diabetes.

Pode. As baterias de hoje em dia são equipadas com íons de lítio que não trazem prejuízos para a bateria quando ela é desconectada antes de chegar a 100%.

Antes de nos aprofundarmos na forma como baterias funcionam, é preciso responder à pergunta que dá título ao artigo: recarregar constantemente o aparelho, hoje, é o método recomendado pelos fabricantes. Em resumo, realizar diversas recargas antes do término da bateria não vai estragar seus aparelhos.

Sim. Um dos recursos mais importantes do modo de Economia de energia é a capacidade de reduzir o número de aplicativos disponíveis para utilização enquanto o modo de Economia de energia está ativado.