Pode tomar creatina para andar de bike?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

A creatina é muito usada para aumentar a força e a explosão muscular. Este aminoácido tem a função de aumentar a resistência dos atletas e traz diversos benefícios à saúde. Possui poucos efeitos colaterais, e por isso é um suplemento para ciclistas entre os mais indicados por nutricionistas.

Creatinina: é um suplemento super interessante para quem deseja muita energia durante o pedal. Como ela é um elemento comum em nosso corpo, incluí-la no momento em que os níveis estão baixos no organismo pode trazer mais fortalecimento das fibras musculares, tendo como resultado o ganho de massa muscular magra.

Ao contrário da musculação, que requer descanso entre os treinos, a bike não tem essa necessidade, sendo assim, se o objetivo for ganhar massa muscular, você deve andar de bicicleta no mínimo três vezes por semana, intercalando trajetos com subidas, descidas e velocidade.

Porém, não é qualquer suco que deve ser consumido antes de um pedal agressivo, já que você pode ter dores de estômago e acabar com o seu rendimento. Prefira sucos de laranja, limão ou mesmo abacaxi, que serão rapidamente absorvidos pelo corpo e dão aquele pico de energia que você precisa logo na largada.

Para que seu metabolismo tenha um melhor desempenho, as proteínas são essenciais. A recuperação após uma pedalada fica muito mais fácil assim. E o Whey Protein é o mais recomendado nesses casos. Além de ser de rápida absorção, também tem uma carga grande de aminoácidos.

Para aprimorar o seu desempenho e garantir eficiência máxima no pedal, confira os exercícios de perna que não podem faltar na sua rotina:

  1. Agachamentos;
  2. Leg Press 45°;
  3. Stiff;
  4. Afundo;
  5. Elevação lateral;
  6. Elevação de panturrilha.

Apesar do nosso corpo sem bem eficiente em estocar energia, uma rotina de treino continua pode criar um déficit dessa energia para certas atividades mais intensas ou prolongadas, como por exemplo: O ciclismo! É nessas horas que a suplementação pré-treino pode ser interessante para o ciclista.

Exercícios fora da bike são de grande valia para o fortalecimento muscular, tornando assim o pedal mais eficiente.

  1. Leg Press 45º e agachamento. © Divulgação. Os músculos acima citados podem ser muito bem trabalhados no LEG PRESS 45º e AGACHAMENTO. ...
  2. Prancha. © Divulgação. ...
  3. Puxada alta no Pulley. © Divulgação.

Comidas e géis energéticos
O ideal é ter um café da manhã reforçado, comendo frutas, carboidratos e proteínas. Coma de tudo um pouco moderadamente, assim você não sobrecarrega seu sistema digestivo e ainda auxilia no ganho e armazenamento energético para o seu pedal.

Um ciclista regular vai ter mais aumentados os músculos principais das suas pernas: glúteos, gémeos e quadríceps sobretudo; adutores, isquiotibiais e o músculo sóleo um bocadinho menos. O aumento dos músculos das pernas depende em grande parte do seu treino de ciclismo e do treino adicional no ginásio.

Fundamental no pré, durante e principalmente no pós pedal, a água mantém você hidratado, além de restabelecer a temperatura corporal. Outro ponto importante sobre a água é que ela é a responsável por levar os nutrientes, como oxigênio e sais minerais para as células.

Coração. Outros benefícios de pedalar todos os dias estão relacionados ao coração. A prática estimula e melhora a circulação sanguínea, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares, além de fortalecer os músculos do coração e reduzir a pulsação em repouso.

Por outro lado, andar de bicicleta engrossa a perna se você faz os exercícios dentro do seu limite, aumenta a carga e a frequência aos poucos. O ideal é começar com 45 minutos em um ritmo moderado e percorrer pelo menos 15 km nesse tempo.

Além de realizar uma boa alimentação e hidratação um dia antes do pedal, é necessário planejar como manter a alimentação e reposição hídrica durante o pedal para não ter problemas com a desidratação e a falta de energia para aguentar os 100 quilômetros.

Conhecida por causar retenção de água, a creatina recebeu por um tempo a fama de provocar inchaço corporal. Porém, a retenção de água que ela provoca é pequena e ocorre dentro das células Esse, inclusive, é um fator que favorece o aumento do crescimento das fibras musculares, em resposta ao treinamento de força.

Quantos quilos a pessoa ganha com creatina? É comum praticantes de musculação citarem que os ganhos de peso com a creatina variam entre 2 e 5 kg.

Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se você for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato. O suplemento também pode ser ingerido junto com a principal refeição do dia, auxiliando, assim, na absorção da substância.