Pode tomar dipirona e ir treinar?

Perguntado por: oconceicao7 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Os anti-inflamatórios devem, sim, ser evitados, assim como medicamentos que possam comprometer o ritmo cardíaco e os de ação central, que podem dar sonolência, confusão ou perda do controle motor. Além de comprometer o rendimento, eles podem trazer até risco para o praticante de atividade física”, fala Buzatto.

Os medicamentos utilizados para o tratamento da dor muscular, sejam eles anti-inflamatórios ou miorrelaxantes, podem causar resultados ruins na musculação.

LONDRES - Tomar paracetamol antes do treino pode evitar o superaquecimento do organismo e prolongar o tempo de treinamento, segundo uma pesquisa da Universidade de Kent, no Reino Unido.

Deixe a crise passar: exercícios estão ligados à prevenção da dor, mas treinar durante a crise é má ideia — ela pode até piorar. Mexa-se sempre: os 150 minutos de exercício por semana devem ser distribuídos por pelo menos três dias.

A dipirona também começa a fazer efeito em média 30 minutos após a administração oral, atingindo a maior concentração plasmática em 2 horas. Além disso, o efeito no manejo da dor dura entre 4 a 6 horas, sendo posteriormente expelida pela urina.

A recomendação dos especialistas é não tomar relaxante muscular depois do treino.

Medicamentos analgésicos, como paracetamol, anti-inflamatórios, como ibuprofeno, e relaxantes musculares costumam ser usados para aliviar esse tipo de dor.

A dipirona dá sono realmente? Essa é uma questão que divide opiniões, mas podemos dizer que os efeitos colaterais de uma superdosagem em sua maioria podem incluir a sonolência, principalmente por conta de sua ação direta no sistema nervoso, o que causa a sensação de relaxamento como dito.

De forma geral, é muito importante dar de 24 a 48 horas para as partes trabalhadas se recuperarem, focando em outras regiões. Contudo, se a dor é muito intensa e/ou limitante, o melhor é dar um tempo maior de descanso.

No caso de síndrome gripal com febre, mal-estar ou dor no corpo, não é recomendada a prática de exercícios físicos. — É uma contraindicação formal, seja atleta ou não, porque não vai render e ainda vai piorar o quadro — explica Rosemary.

Dipirona Sódica é um medicamento com ação analgésica e antipirética, recomendado para tratar sintomas como dor e febre. É comumente utilizada no tratamento de gripes e resfriados, nevralgias, dores de cabeça, reumatismo muscular, artrites e outras crises dolorosas.

"Anti-inflamatórios podem na teoria atrapalhar a hipertrofia, mas isso levando para uma parte prática não se visualiza muito esse fato. A não ser esse uso crônico, diário ou altas doses, que acabam tendo outras repercussões e comprometem a hipertrofia.

Embora os relaxantes musculares possam ser eficazes para aliviar a dor, eles também podem causar alguns efeitos colaterais desagradáveis, como sonolência, náuseas, dor de cabeça e tontura. Além disso, eles podem interferir no seu treino e diminuir a sua força e potência.

O Neosaldina é um exemplo emblemático, mas a lista de produtos proibidos inclui outros medicamentos de amplo acesso, como o descongestionante nasal Rinofluimucil, as pílulas anticoncepcionais Micronor e a Mesigyna e os cremes dermatológicos Trofodermin e Novaderme.

De modo geral, praticar exercícios estando com febre é contraindicado. Ao se exercitar, o corpo perde líquidos, o que também acontece com a alta na temperatura. Juntar essas duas perdas pode levar a um caso grave de desidratação e piorar bastante o quadro.

Monitore seus sintomas
Se você não estiver se sentindo bem, o exercício pesado pode intensificar seus sintomas e aumentar o risco de complicações, disse ele. "Tem o potencial de realmente derrubá-lo." Se sua condição piorar, é melhor descansar até que os sintomas desapareçam, disse Nieman.

Náusea ou vômito, febre, sensação de cansaço, perda de apetite, urina de cor escura, fezes de cor clara, aparecimento de cor amarelada na pele ou na parte branca dos olhos, coceira, erupção na pele ou dor na parte superior do estômago. Esses sintomas podem ser sinais de lesão hepática (do fígado).

A dipirona sódica é contra-indicada a pacientes que apresentem hipersensibilidade aos derivados pirazolônicos (dipirona sódica, isopropilaminofenazona, propifenazona, fenazona ou fenilbutazona) ou para certas doenças metabólicas, como porfiria hepática ou deficiência congênita da glicose-6-fosfato desidrogenase.

Para adultos e adolescentes acima de 15 anos, a dose recomendada é de meio a 1 comprimido, administrado até 4 vezes por dia. Se o efeito de uma única dose for insuficiente ou após o efeito analgésico ter diminuído, a dose pode ser repetida, respeitando-se o modo de usar e a dose máxima diária, conforme descrito acima.

Como isso acontece? Por isso, o recomendado é que, após realizar uma atividade física de alta intensidade, como um treino na academia ou um exercício aeróbico, espere-se de 10 minutos a 15 minutos para tomar banho. Assim, o corpo já terá esfriado um pouco, a respiração estará normalizada e o suor terá parado.

Consumir bebidas alcoólicas logo após o treino pode prejudicar diretamente toda a recuperação muscular. Nem todos sabem o que comer ou beber após a atividade física, mas definitivamente ingerir bebidas alcoólicas não é uma boa ideia.