Pode tomar nimesulida para Colica?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Contexto. A nimesulida é um medicamento com ação anti-inflamatória, analgésica (para tratar a dor) e antipirética (que combate a febre). É indicado para tratamentos de dores agudas, osteoartrite dolorosa e cólicas menstruais muito intensas.

Os anti-inflamatórios são os remédios mais indicados pelos médicos para o tratamento de cólicas menstruais, pois eles têm como princípio ativo componentes que amenizam as dores.

Nimesulida 100mg é receitado para tratar condições como dores inflamatórias, inflamação aguda não-infecciosa do trato respiratório superior, congestão da mucosa, febre e dor de garganta.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno.

Dipirona é indicada principalmente para amenizar cefaleias, dores reumáticas, pós-operatórias e cólicas. Também pode ser utilizada para baixar febre².

A nimesulida e o ibuprofeno fazem parte do mesmo grupo de medicamentos: os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e, por isso, agem de maneira semelhante. Contudo, a escolha entre um ou outro depende do médico, que avaliará o benefício em cada caso.

Ingerir em excesso gorduras e até carne vermelha aumenta a produção da prostaglandina, a substância responsável por provocar contrações. “Bebidas com cafeína, em excesso nesse período, também aumentam a irritabilidade e a oscilação de humor”, alerta o docente Dziedricki.

O mais indicado remédio para cólica é, sem dúvida, o Buscoduo. Esse medicamento tem dupla ação: analgésica e antiespasmódica, justamente por conter tanto butilbrometo de escopolamina quanto paracetamol em sua composição.

Qual produto usar irá depender da intensidade da sua dor. Para dores leves, o mais indicado é o Buscopan da caixinha verde. Se sua dor é moderada, o recomendado é tomar o Buscoduo, aquele da caixinha laranja. Já se sua dor é intensa, o remédio para cólica menstrual mais indicado é o Buscopan Composto.

O estudo demonstrou que a nimesulida apresentou-se superior no controle da dor pós-operatória dentária e propiciou melhor conforto aos pacientes em relação à administração de dipirona sódica.

Nimesulida é contraindicado para uso por pacientes que:
Pacientes com úlcera péptica em fase ativa, ulcerações recorrentes ou com hemorragia no trato gastrintestinal; Pacientes com distúrbios de coagulação graves; Pacientes com insuficiência cardíaca grave; Pacientes com insuficiência renal e/ou hepática.

O anti-inflamatório não corta o efeito da pílula pelo que demostram estudos, tanto que não constam nas bulas dos anticoncepcionais um alerta específico.

Antiinflamatórios não esteroides via oral (ex: ácido mefenâmico 500 mg 8/8h por 48 - 72 horas). Redução de 25 a 50% do fluxo menstrual e trata dismenorréia. Ácido tranexâmico 250mg via oral. Dose 15-25 mg/kg, isto é, dois a três comprimidos, duas a três vezes ao dia por até 5 dias.

Indicações do medicamento nimesulida
Este medicamento é destinado ao tratamento de uma variedade de condições que requeiram atividade anti-inflamatória (contra a inflamação), analgésica (contra a dor) e antipirética (contra a febre).

Você pode tomar nimesulida após as refeições, pois o efeito dos alimentos na absorção da nime- sulida é mínimo. Durante o tratamento com nime- sulida, não se aconselha a ingestão de alimentos que provoquem irritação no estômago (tais como abacaxi, laranja, limão, café e etc.).

Sua causa principal é o excesso de prostaglandinas no útero, substâncias químicas que fazem os músculos uterinos se contraírem e relaxarem, provocando cólica, para expulsar o endométrio durante a menstruação.

As cólicas intensas tendem a ser mais longas do que as cólicas típicas. Por isso, é necessário investigar se há causas de doenças ginecológicas envolvidas, como endometriose, miomas, tumores pélvicos, síndrome dos ovários policísticos, entre outras doenças.

O magnésio, um mineral presente na composição do chocolate amargo, é o responsável pelo alívio das cólicas por ajudar a relaxar os músculos, diminuindo as contrações e a dor uterina3.

Na própria caixa do MaxSulid está escrito equivalente a 100mg de nimesulida. A diferença se dá apenas pela velocidade de absorção, uma vez que o MaxSulid contém a nimesulida betaciclodextrina, ou seja, vem com melhorias em sua formulação. A nimesulida é o princípio ativo com ação anti-inflamatória.

Segundo os autores do trabalho, encabeçado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, o naproxeno é o AINE mais seguro, e seria possível tomar até 500 miligramas por dia.