Porque não pode tomar refrigerante amamentando?

Perguntado por: dcoutinho6 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Já os refrigerantes do tipo cola contém cafeína, que pode agitar mãe e bebê, causando irritabilidade e dificultando uma noite de sono tranquila. A cafeína também impede a absorção de cálcio, mineral importante para os bebês, participa do crescimento de ossos e da contração muscular.

Outra classe de bebidas e alimentos que causa cólicas nos bebês é a que contém adoçantes industrializados, como refrigerantes e sucos. Como esse ingrediente pode passar para o leite materno, ele pode causar vômitos e náuseas nos pequenos, além de cólicas7.

"Os componentes químicos e o excesso de açúcares causam picos de glicemia no sangue, comprometendo as taxas de insulina e aumentando o risco de trabalho de parto prematuro e diabetes gestacional", alerta. Além disso, o refrigerante também compromete o desenvolvimento do bebê no útero.

Feijão, brócolis, couve-flor, repolho e batata doce, entre outros, são alimentos que provocam gases intestinais e, por isso, não devem ser consumidos todos de uma única vez. “Se eles provocam gases nas mães, é bem possível que o bebê também os tenha após mamar”, alerta Marcelo.

Paloma explica que, entre o 3º e o 4º dia de vida do bebê, a mãe vai ter um pico de produção de leite, que é conhecido como apojadura — a famosa “descida do leite”. Nesse período, o corpo da mãe começa a se transformar para receber esse leite mais gorduroso.

Nesses casos, o agravante está relacionado ao tempo em que o chocolate fica no leite materno. Por sinal, ele permanece presente por cerca de 2 horas após sua ingestão. Sendo assim, é importante comer pequenas quantidades, aproximadamente 28 g do alimento.

Compressa quente é ótimo para cólica
Passe uma fralda de tecido e aplique-a ainda quente sobre a barriga do bebê. Você também pode usar uma bolsa de água morna (sempre testando a temperatura antes para conferir se não está quente demais). O calor ajuda na vasodilatação, facilita o fluxo do sangue e relaxa os músculos.

Coma tranquilamente frutas, legumes, verduras, ovos, carne, frango e peixes livres de mercúrio. Você pode manter na sua dieta o leite de vaca e seus derivados se não relacionar o seu consumo às cólicas do bebê.

Leite de vaca e seus derivados
Por conta de proteínas presentes na composição do leite de vaca, a bebida e seus derivados como queijos, manteiga e chocolate podem ser um problema para os sintomas ligados às cólicas dos bebês.

As cólicas podem ser sinal de várias situações, como ingestão de ar na hora de mamar ou tomar o leite na mamadeira, consumo de alimentos que produzem muitos gases ou intolerância a algum alimento ou componente, causando normalmente dor abdominal e choro constante.

Especialistas médicos dizem que, apesar do açaí conter todas as substâncias naturais e benéficas, ainda faltam estudos clínicos mais precisos para provar se de fato o açaí ajuda na amamentação e não prejudica a saúde do bebê.

1º lugar: Refrigerante Diet
Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet.

Confira alguns sintomas comuns de cólica em bebê:

  1. choro constante;
  2. movimentos de contorção;
  3. pernas flexionadas em direção ao abdômen;
  4. barriga endurecida;
  5. eliminação de gases;
  6. rosto avermelhado;
  7. mãos com punhos fechados;
  8. expressão de dor e sofrimento.

Refrigerantes Zero ou Diet: Nenhuma ou Pouca Adição de Açúcar. O refrigerante zero ou diet leva esse nome porque promete ter zero adição de açúcar. Para os diabéticos, essa pode ser uma escolha interessante, já que o açúcar influencia na glicemia.

As cólicas surgem entre a 2ª e a 3ª semanas e duram até cerca das 12 semanas de vida, tendo o seu pico de incidência pela 6ª semana. Cerca de um terço dos bebês vai apresentar esses sintomas.

As bolhas causadoras dos gases e das cólicas do bebê se formam no sistema gastrointestinal durante a digestão do leite. Por isso, o problema geralmente aparece após a amamentação e pode ser identificado pela barriga do bebê, que fica endurecida e faz barulhos.

De forma simples, a resposta à essa pergunta é não.
Você não precisa ter uma dieta perfeita para produzir um leite de qualidade para seu bebê. De fato, pesquisas mostram que a qualidade da alimentação da mãe tem pouca influência no leite materno.

Alimentos que estimulam a produção do leite materno

  • Alimentos úteis para estimular a Lactação: – Arroz Integral. – Aveia. – Canjica. – Castanhas. – Milho e Derivados. ...
  • Frutas úteis que estimulam a Lactação: – Amoras. – Morangos. – Laranja-lima. – Lima-da-pérsia. ...
  • São recomendados também: – Amendoim. – Banana. – Côco. – Figo.

Além disso, é importante ter uma alimentação balanceada e que inclua frutas, vegetais e cereais integrais.
...
De acordo com alguns estudos, a produção de leite materno parece ser estimulada pela ingestão de alguns alimentos como:

  1. Alho;
  2. Aveia;
  3. Gengibre;
  4. Feno-grego;
  5. Alfafa;
  6. Bebidas à base de cereais, como malte;
  7. Spirulina.

A primeira coisa: alterar as posições de mamada, para que o bebê consiga drenar todos os quadrantes mamários. Outra ideia é fazer compressas mornas e massagem antes da mamada para ajudar a liberar esse duto antes de o bebê mamar. “Mais uma coisa que funciona muito bem é amamentar na posição quatro apoios.