Pode tomar sertralina e beber cerveja?

Perguntado por: oflores8 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Embora não seja uma contraindicação, é recomendado que durante o uso do remédio sertralina, o paciente evite o consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque sertralina e álcool juntos podem causar prejuízos ao fígado e até mesmo ao cérebro.

Bebidas alcóolicas e medicamentos antidepressivos pode ser uma combinação perigosa. Isso porque o álcool pode piorar os sintomas da depressão, tornando-os mais difíceis de tratar. Ele também pode causar um aumento no risco de efeitos colaterais, como sonolência e tontura.

Olá! Não, não deve tomar, por vários motivos, como: tornar a sertralina menos eficaz; aumentar seus efeitos colaterais; piorar seu quadro clínico, principalmente a ansiedade e depressão, entre outras razões... Cuidado com álcool, principalmente quando em uso de remédio psicoativo.

Como são os primeiros dias tomando sertralina? Náusea, uma certa queimação no estômago, dor de cabeça e boca seca estão entre os principais efeitos colaterais que ocorrem no começo do tratamento. Pode haver uma piora da ansiedade, e isso deve ser comunicado ao médico.

Efeitos colaterais: quais são os sintomas que a Sertralina causa?

  • Sentir-se doente;
  • Dor de cabeça;
  • Insônia;
  • Sonolência;
  • Diarreia;
  • Boca seca;
  • Tontura;
  • Sensação de cansaço ou fraqueza;

O cloridrato de sertralina deve ser tomado por via oral, em dose única diária pela manhã ou à noite, com ou sem alimentos, preferencialmente no mesmo horário todos os dias. O tratamento para pacientes pediátricos entre seis e 12 anos deve começar com 25 mg/dia e acima de 12 anos deve ser 50 mg/dia.

Indicação: O cloridrato de sertralina comprimidos revestidos é indicado para o tratamento da depressão acompanhada por sintomas de ansiedade, do transtorno obsessivo compulsivo em adultos e crianças acima de 6 anos de idade, do transtorno do pânico, do transtorno do estresse pós- traumático, da fobia social ou ...

Sim, pode acontecer. O ideal é falar com seu psiquiatra e pedir para rever/aumentar a medicação. No entanto, uma sugestão é buscar iniciar uma psicoterapia. Você deve ser muito ansiosa e a terapia pode ajudar-lhe a lidar melhor com a ansiedade, te fornecer técnicas para lidar com a crise, etc.

Não é indicado a associação de bebidas alcoólicas com antidepressivos, ambos trazem efeitos colaterais, podendo assim trazer prejuízos ao tratamento.

Consumir álcool pode ter sérias consequências se você estiver fazendo tratamento contra a ansiedade. Beber um pouco pode parecer uma boa maneira de diminuir os sintomas, mas você pode estar só piorando as coisas.

Tomar o remédio quantas horas depois de beber
No caso dos analgésicos e anti-inflamatórios, por exemplo, especialistas recomendam que se espere no mínimo 24 horas após beber para consumir o remédio. Já no caso de ansiolíticos/antidepressivos, o ideal é que nunca se consuma álcool tomando medicamentos.

Sabe-se que um dos possíveis efeitos colaterais da sertralina é a perda de peso, embora o emagrecimento não seja tão significativo, variando de 0,5 a 1,0 kg. Como o medicamento controla a ansiedade, pode ajudar a pessoa a comer menos e, consequentemente, controlar seu peso ou até emagrecer.

Sertralina pode frequentemente causar insônia ou sonolência nas primeiras semanas de uso, enquanto o seu organismo ainda não estiver adaptado e o balanceamento químico do cérebro não estiver totalmente equilibrado à substância.

“O que acontece é que a pessoa, às vezes, engorda porque come por ansiedade. Por isso, ao tratar a condição com a sertralina, ela melhora o sintoma ansioso e controla a compulsão alimentar, o que causa a mudança de peso”, explica a profissional.

Ambos são antidepressivos (ISRSs), eficientes, diferentes apenas no efeitos indesejáveis, a fluoxetina dá mais colaterais do que a sertralina e ligeiramente menos eficaz.

A sertralina pode, de fato, trazer alguns efeitos colaterais no início do tratamento ou quando aumentadas as doses. Os sintomas de fraqueza e formigamento são alguns exemplos.

A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento, apresentando efeitos como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos, além de sintomas neurológicos e motores como tonturas, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de ...

Os estudos na literatura médica mostram que o uso por longos períodos da sertralina podem causar queda de cabelo e disfunções sexuais, como diminuição do desejo sexual ou ausência de ejaculação. Também, a longa data, podem causar algumas alterações metabólicas, como ganho de peso e as repercussões disso no corpo.

A sertralina não é recomendada para tratamentos de perda de peso. No entanto, um dos efeitos mais comuns com o uso do medicamento é o enjoo e a perda de apetite, o que pode causar a redução da ingestão de alimentos, promovendo o emagrecimento.

Você está tomando corretamente a Sertralina, na parte da manhã. Ela pode influir no sono, somente se estiver aumentando o bruxismo (caso você o tenha). Se não tiver, vale a pena ver a possibilidade de fazer um exame do sono (polissonografia), para ver o que está fazendo você acordar de madrugada.