O que é mais forte fluoxetina ou sertralina?

Perguntado por: ejesus5 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Ambos são antidepressivos (ISRSs), eficientes, diferentes apenas no efeitos indesejáveis, a fluoxetina dá mais colaterais do que a sertralina e ligeiramente menos eficaz.

Olá! Estes dois são eficientes para o tratamento da ansiedade social, a paroxetina tem uma potência maior que a sertralina, porém na maioria dos estudos a sertralina aparece como boa opção para tratamento de várias doenças psiquiátricas diferente da paroxetina que não faz.

Não é uma combinação frequente, pois são medicações da mesma classe e o uso concomitante pode acarretar em síndrome serotoninérgica.

A sertralina ajuda a restaurar o equilíbrio da serotonina – conhecida como o hormônio da felicidade – no cérebro.

Como são os primeiros dias tomando sertralina? Náusea, uma certa queimação no estômago, dor de cabeça e boca seca estão entre os principais efeitos colaterais que ocorrem no começo do tratamento. Pode haver uma piora da ansiedade, e isso deve ser comunicado ao médico.

Em comparação com outros antidepressivos de nova geração, foram encontradas diferenças importantes na eficácia e na tolerabilidade entre a fluoxetina e alguns dos antidepressivos; por exemplo, a fluoxetina foi menos eficaz do que a sertralina e mirtazapina, mas melhor tolerada do que a reboxetina.

Qual a função da fluoxetina? O medicamento age no cérebro, aumentando os níveis de serotonina — neurotransmissor que regula o humor, o bem-estar, o sono, o apetite e a concentração, dentre outras funções.

Fluoxetina não causa dependência, tem meia vida de alguns dias, deve ser tonada diariamente para atingir um nível terapêutico adequado. Após 3-4semanas do início do tratamento atinge-se um platô e a dose pode ser ajustada se for necessário.

Sabe-se que um dos possíveis efeitos colaterais da sertralina é a perda de peso, embora o emagrecimento não seja tão significativo, variando de 0,5 a 1,0 kg. Como o medicamento controla a ansiedade, pode ajudar a pessoa a comer menos e, consequentemente, controlar seu peso ou até emagrecer.

Sim, pode acontecer. O ideal é falar com seu psiquiatra e pedir para rever/aumentar a medicação. No entanto, uma sugestão é buscar iniciar uma psicoterapia. Você deve ser muito ansiosa e a terapia pode ajudar-lhe a lidar melhor com a ansiedade, te fornecer técnicas para lidar com a crise, etc.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.

As reações adversas desse medicamento são náusea, diarreia, fezes amolecidas, perda do apetite, indisposição digestiva, tremor, tonturas, insônia, sonolência, sudorese, boca seca e retardo na ejaculação. Não é aconselhado dirigir ou operar máquinas após tomar esse medicamento.

Setralina engorda? A sertralina pode causar algumas alterações no sistema digestivo e no apetite. Por conseguinte, isso pode proporcionar ganho ou perda de peso.

No quesito eficácia, os que alcançaram melhores performances foram a amitriptilina, mirta- zapina, duloxetina, venlafaxine e paroxetina. Na outra ponta, os menos efetivos foram fluoxetina, citalopram, trazodona, clomipramina, desvenlafa- xina e reboxetina (veja mais no quadro ao lado).

A Fluoxetina é uma ótima opção medicamentosa para o tratamento dos transtornos de ansiedade, por ser um antidepressivo com ação serotoninérgica. A dose terapêutica varia individualmente sendo autorizado o uso entre 20 e 80mg por dia.