Pode usar água da torneira no radiador?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
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A recomendação é jamais completar o reservatório com água da torneira, o que é prejudicial, colocando o motor em risco.

Como obtê-la? O método mais comum para obter água desmineralizada é através de equipamentos de troca iônica. Neste procedimento, o polímero das resinas libera íons de sódio, hidrogênio ou hidroxila para associar com os cátions e ânions dessas substâncias.

Com relação ao abastecimento do reservatório, o líquido nunca pode ultrapassar a quantidade mínima ou máxima recomendada. “Se estiver muito vazio, o motor não será resfriado. Se estiver muito cheio, pode haver excesso de pressão e rompimento das mangueiras de conexão do radiador com o motor.”

Geralmente, a recomendação das montadoras é para que o fluido aditivo seja trocado em intervalos de 30 mil quilômetros ou a cada 12 meses.

Existem várias maneiras de retirar o cloro da água antes de consumi-la e ferver é uma forma simples de se fazer. Isso porque a alta temperatura, além de matar bactérias e outros organismos, faz com que o cloro evapore rapidamente.

Por que não usar água da torneira no radiador do carro? Acontece que a água de torneira tem cloro e sais. O cloro pode reagir com o alumínio do motor e formar cloreto de alumínio, cuja produção resulta na corrosão do metal.

Ferva a água da panela.
Na medida em que a água ferve, o vapor sobe e se condensa ao tocar na tampa da panela. As gotas formadas com a condensação cairão dentro da tigela. Permita que o processo de destilação continue até que a tigela tenha água destilada o bastante para suas necessidades.

A recomendação é jamais completar o reservatório com água da torneira, o que é prejudicial, colocando o motor em risco.

Fervura. Ferver a água é também um método bastante seguro para tornar a água potável, em áreas que não têm filtros ou purificadores, no entanto, para garantir que os micro-organismos foram eliminados, é recomendado passar a água por um pano limpo e, depois, ferver a água por, pelo menos, 5 minutos.

Falta de água no radiador
Se faltar líquido no radiador, o motor pode fundir e você terá que levar o carro para uma oficina para passar por um serviço de retífica, algo que não é nada leve para o bolso. A situação ideal é que você não se esqueça de ocar o líquido.

A água fervida irá superaquecer o motor e consequentemente trazer danos, como queima de junta de cabeçote e até seu empenho, e em casos mais drásticos, fazer com que o óleo e água se misturem, levando a um dano maior (pistões, anéis, bronzinas e tudo o que pode ser danificado num superaquecimento do motor).

Depois que o automóvel atinge a temperatura ideal de trabalho, você precisa lembrar que a água do radiador com ou sem aditivo, estará realmente muito quente. Além disso, tem a pressão do sistema do radiador.

“O normal seria não baixar nunca. Mas há sistemas que tem pequena perda por evaporação, o que podemos considerar comum completar o líquido entre as marcas mínimo e máximo em até 200 ml em uma semana”, diz.

Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.

Com o tempo, é natural que o líquido de arrefecimento vai baixando o nível. Isso é normal. Porém, se estiver muito abaixo do nível mínimo, depois de ter completado recentemente, pode haver vazamentos, ou passando pela junta do cabeçote.

A água da torneira fervida não faz mal, mas também não é uma garantia de qualidade. Ferver a água é mais comum em ocasiões onde não há água potável ou sem tratamento com cloro. Ela consegue sim acabar com alguns microrganismos, mas ainda assim, o tratamento feito em estações próprias para a água é muito mais eficaz.