Quando a ingestão de água é baixa ou a perda de água aumenta os rins?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Quando ingerimos pouca água, por exemplo, ocorre uma maior reabsorção dessa substância nos rins, o que faz com que a urina eliminada seja mais escura. Quando muita água é ingerida, a urina eliminada apresenta coloração mais clara e ocorre uma menor reabsorção nos rins.

A falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, se for muito prolongada, levar à morte.

Seriam necessários 15 litros de líquido ao dia para sobrecarregar um rim saudável. No entanto, existem situações em que esse limite é mais baixo e, portanto, mais fácil de ser alcançado, tornando-se perigoso para a saúde.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia.

Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa.

Para se manter hidratado, limpar o organismo e evitar complicações de saúde, não basta beber água apenas quando temos sede e compensar tomando grandes quantidades, pois isso pode sobrecarregar o corpo. "A água deve ser ingerida, principalmente no verão, de 2 em 2 horas, no mínimo 2 litros por dia.

Quando bebemos água, o líquido passa pelo esôfago (canal que leva o alimento ao estômago), segue para o intestino e cai na corrente sanguínea até chegar aos rins (temos dois com formato semelhante ao grão de feijão, mas bem maiores).

Um cálculo recomendado pelos especialistas é ingerir 35ml de água por cada quilo. Assim, a quantidade de água ingerida se aproxima mais da sua necessidade individual. Exemplo: Uma pessoa que pesa 65 quilos deve tomar aproximadamente 2,27 litros de água por dia.

Quando se bebe muita água é esperado que toda a água seja eliminada pela urina e, por isso, é esperado que seu volume e frequência aumentem, sendo somente uma resposta normal do organismo, o que também pode acontecer depois de comer alimentos ricos em água, como laranja ou melancia.

Beber muita água e urinar pouco não significa necessariamente que você está com insuficiência renal. Se você mora em uma região mais quente, é possível que grande parte da água que você ingere esteja sendo eliminada pela pele e respiração, mesmo sem você perceber.

7 sinais de que você está bebendo pouca água

  • Dor de cabeça e tonturas.
  • Urina escura.
  • Suor com odor mais forte.
  • Prisão de ventre.
  • Irritabilidade e cansaço.
  • Câimbras.
  • Secura na boca e pele.

Em pessoas saudáveis, o rim filtra em média 800 a 1000 ml de água em uma hora.

Sim. Beber uma quantidade excessiva de água de uma vez só faz mal e pode até ser perigoso. Pode sobrecarregar os rins e provocar a perda dos estoques de sódio no sangue. Portanto, não tente atingir a sua meta diária de ingestão de água de uma vez só.

Geralmente a quantidade de líquidos que pode ser ingerida por pacientes com insuficiência renal crônica situa-se entre os 2 a 3 copos de 200 ml cada, somados ao volume de urina eliminado em um dia.

Não existe uma hora especificamente ideal. Devemos nos hidratar ao longo de todo o dia, sempre que possível ou quando sentirmos sede. Entretanto, recomenda-se beber água em alguns momentos: pela manhã, antes das refeições, quando sentir fome, antes e depois de se exercitar e quando se sentir doente ou cansado.

Beber água ao acordar acelera o metabolismo, tonifica a pele, melhora a digestão e homeostase, melhora funcionamento de órgãos como gástrico, renal e cardíaco.

Um estudo feito pela Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que beber água pode ter um papel importante para regular a pressão arterial – responsável por dar força ao sangue, para que ele percorra o caminho que precisa dentro do nosso corpo, levando oxigênio e nutrientes para os órgãos.

Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor. Quer saber se está ingerindo a quantidade ideal de líquidos? Observe a urina. Se ela estiver escura, é sinal de que é preciso aumentar o consumo de água.

Para manter uma boa função renal, é preciso ter uma dieta equilibrada, evitar excessos de sal, sobrecargas de proteínas, sobrepeso e obesidade, manter um bom controle dos níveis de glicemia e a pressão arterial controlada, não fazer uso de medicações que são tóxicas aos rins (como anti-inflamatórios), ingerir água em ...