Pode usar aspirador nasal todos os dias?

Perguntado por: afogaca2 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

É importante que o aspirador nasal seja usado, no máximo, 4 vezes por dia, já que fazer isso muitas vezes pode ser agressivo ao nariz do bebê e causar irritação.

O mecônio aspirado para dentro dos pulmões causa inflamação dos pulmões (pneumonite) e aumenta o risco de infecção pulmonar. O recém-nascido com síndrome de aspiração de mecônio também corre um risco mais elevado de ter hipertensão pulmonar persistente do recém-nascido.

É muito importante que uses sempre o soro antes de aspirares o nariz do bebé, pois o líquido vai ajudar a diluir e soltar o muco, facilitando a segunda fase da lavagem. A nossa sugestão é que uses o soro e aspirador numa narina primeiro, e só depois passes para a segunda narina.

Quantas vezes ao dia usar aspirador nasal no bebê? É importante que o aspirador nasal seja usado, no máximo, 4 vezes por dia, já que fazer isso muitas vezes pode ser agressivo ao nariz do bebê e causar irritação. Faça o uso de lenço de papel umedecido em volta do nariz do bebê para evitar que fique irritado após o uso.

Para realizar a lavagem nasal, a pessoa deve estar sentada ou em pé, nunca deitada.

Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo - e não há problema nisso.

Uso de uma bacia no quarto da criança com água.
Essa recomendação existe porque a umidade irá enfraquecer a mucosa do nariz, tornando-a mais fácil de ser retirada do narizinho do bebê. Assim, o corpo consegue expelir todo esse catarro com mais facilidade.

Realiza-se a instilação de soro fisiológico nas narinas e com a boca fechada por impulso reativo, à criança é obrigada a inspirar rapidamente pelo nariz. O ar que passa em alta velocidade carrega a secreção para a garganta. O muco deve, então, ser expectorado pela tosse ou engolido e expelido pelas fezes.

A aspiração das vias aéreas do recém-nascido não deve ser parte da rotina. Esse procedimento só é indicado quando o bebê apresenta obstrução das vias por secreção. Nesse caso, o neonatologista deve realizar uma sucção suave da secreção da boca e depois da narina para facilitar a respiração do bebê.

De acordo com Balbino (2016), a sequência correta de aspiração é tubo ou traqueostomia, nariz e boca. Essa ordem se justifica pela utilização de uma mesma sonda para aspirar da área estéril para a área limpa.

Quando o bebê precisa usar os músculos entre as costelas ou do pescoço para respirar, é sinal de que está fazendo mais força que o normal.

Dar um banho morno no seu bebê é um modo eficiente de desentupir seu nariz. Para realizar o processo é bem simples, basta aquecer a água em uma temperatura agradável para a criança — lembre-se que a pele dos bebês é mais sensível que a sua — e então dar o banho.

Lavagem nasal pode ser feita em crianças? Sim! Porém, em bebês e crianças, é preciso ter cuidado com a quantidade usada. Nas primeiras vezes, é recomendável usar algo entre 0,5 e 1 ml em cada narina, com pouca pressão, para que o pequeno se acostume com o processo e não passe por grandes incômodos.

Como saber se o bebê está resfriado? Os sintomas de resfriado em bebês se manifestam principalmente no nariz e na garganta dos pequenos. É comum eles ficarem com coriza, tosse e chorando bastante, mais que o normal.