Pode usar ATROVENT para tosse?

Perguntado por: dcosta4 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Este medicamento é um broncodilatador que ajuda a aliviar os sintomas da asma, tais como a falta de ar e a tosse. O Atrovent 20ml solução para nebulização também pode ser usado para tratar outras condições médicas, tais como a bronquite crônica.

ATROVENT N é indicado como broncodilatador no tratamento de manutenção do broncoespasmo associado à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que inclui bronquite crônica, enfisema e asma.

Em primeiro lugar, é necessário colocar o soro fisiológico ou outra medicação prescrita pelo seu médico, na quantidade recomendada, dentro do copinho de inalador. Na sequência, é só ligar o aparelho e colocar a máscara em cima do seu nariz, de maneira que você respire o ar da névoa.

Nebulização com soro fisiológico
Coloque entre 5 e 10 ml de soro fisiológico no nebulizador e ligue o equipamento. Posicione a máscara ao redor do nariz e da boca e inspire o ar quente. Permaneça sentado durante toda a inalação para que não haja riscos de aspirar o muco que está sendo umidificado.

Atrovent combate o broncoespasmo (falta de ar repentina) ao ser administrado através de nebulização. Seu efeito dura de 5 a 6 horas e pode ser sentido em um curto período de tempo que pode variar de 3 a 30 minutos.

Você pode usar Atrovent solução para nebulização junto com medicamentos como fenoterol no tratamento do broncoespasmo agudo (falta de ar repentina) relacionado com a asma e a DPOC, incluindo bronquite crônica.

Brometo de Ipratrópio solução pressurizada para inalação (aeorossol) é indicado como broncodilatador para o tratamento de manutenção do broncoespasmo associado à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que inclui bronquite crônica, enfisema pulmonar e asma.

ATROVENT tem como princípio ativo o brometo de ipratrópio, que é um composto de amônio quaternário com propriedades anticolinérgicas (parassimpaticolíticas). Em estudos pré-clínicos, parece atuar na inibição dos reflexos vagais por antagonizar a ação da acetilcolina, o agente transmissor liberado pelo nervo vago.

Não misture ATROVENT solução para nebulização com cromoglicato dissódico no mesmo nebulizador. Você deve seguir a dose receitada pelo seu médico, não ultrapassando a dose diária recomendada. Adultos (inclusive idosos e adolescentes acima de 12 anos): 40 gotas, 3 a 4 vezes ao dia.

O fenoterol é um beta2-agonista indicado para tratamentos de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Crianças abaixo de 6 anos: a dose recomendada é de 8 a 20 gotas, 3 a 4 vezes ao dia. ATROVENT só deve ser administrado a crianças menores de 12 anos sob supervisão de um médico. Adultos (inclusive idosos e adolescentes acima de 12 anos): 40 gotas. Crianças de 6-12 anos: a dose recomendada é de 20 gotas.

Nebulizador ultrassônico
Esse aparelho costuma ser mais eficaz, uma vez que tem a capacidade de produzir partículas menores e que podem ser absorvidas pelo pulmão com mais rapidez e facilidade.

Um bom chá de ervas pode acabar com a tosse, basta contar com os ingredientes certos. Em geral, podemos recomendar o gengibre, alho, limão, mel e hortelã. Esses itens auxiliam no controle da inflamação, aliviam a dor e ajudam o organismo a se recuperar.

5- Qual é o melhor xarope para tosse com catarro infantil? O pediatra pode indicar o Blumel Hedera, um expectorante infantil para crianças a partir de dois anos de idade.

O tempo de duração da nebulização depende do tipo de nebulizador. Em geral, todo o processo demora de 15 a 20 minutos ou até o líquido acabar.

Existem nebulizadores silenciosos, que podem ser usados com o usuário na posição deitada. Isso facilita a administração de medicamentos em crianças pequenas.

Segure a respiração por alguns segundos, então remova o bocal e expire. Os mesmos passos devem ser seguidos para a segunda inalação. Recoloque a tampa protetora após o uso. Se o inalador não for utilizado por 3 dias, a válvula deve ser acionada uma vez antes do próximo uso.

Algumas crianças podem necessitar de doses de salbutamol de até 5,0 mg. Aerolin® solução para nebulização deve ser diluído em soro fisiológico estéril, de modo que a solução final fique com concentração de 50 a 100 mcg de salbutamol por mL (de 1 a 2 mL da solução em 100 mL de diluente).

Por isso, não há sentido nebulizar apenas com soro. Além de não ter nenhum efeito farmacológico, a nebulização com soro pode irritar a via aérea e levar a broncoespasmo (chiado), piorar um quadro de tosse e até propiciar a colonização da via aérea por bactérias ou fungos.

A dose recomendada é de 8 a 20 gotas. As doses acima podem ser repetidas até estabilização da crise. O médico deve determinar o intervalo entre as doses. Atrovent pode ser administrado em associação com outros medicamentos inalatórios conforme recomendação do seu médico.

Clenil A é indicado para a prevenção e o tratamento de asma brônquica, espasmo brônquico, rinite alérgica perene ou por mudança de estação, rinite vasomotora, rinofaringites, sinusites, doenças inflamatórias e alérgicas das cavidades nasais e paranasais ou da faringe, e na prevenção da recorrência de pólipos nasais ...