Pode usar barba no Bope?

Perguntado por: idias . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

#ConheçaSeuExército - quando estão utilizando uniforme, os militares não podem usar barba. A única exceção é quando, por motivo de saúde, o militar é autorizado a usar barba temporariamente. Nesse caso, o uso do uniforme é restrito ao interior dos quartéis. Regina Knopf e outras 6.901 pessoas curtiram isso.

Nas instituições policiais de natureza civil (Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal) e na Guarda Municipal prevalece que não pode haver a proibição do uso de barba, o que não impede, contudo, que normas institucionais prevejam o uso da barba aparada, bem feita.

Por exemplo, trabalhadores que fazem uso de barba em uma indústria de alimentos, é plausível que o empregador manifeste intolerância ao uso de barba em contato com alimentos, desde que não seja de forma discriminatória, vexatória ou excessivamente rigorosa.

Pela primeira vez na história da corporação, os inscritos para o próximo concurso poderão ter tatuagens, desde que pequenas e que fiquem sob o uniforme. A medida está sendo comemorada não só pelos candidatos, mas também pelos policiais.

Pode sim, se o desenho no corpo trazer um conteúdo que viole valores constitucionais.

#ConheçaSeuExército - quando estão utilizando uniforme, os militares não podem usar barba. A única exceção é quando, por motivo de saúde, o militar é autorizado a usar barba temporariamente. Nesse caso, o uso do uniforme é restrito ao interior dos quartéis. Bertrand Lima e outras 6.907 pessoas curtiram isso.

a. É permitido aos oficiais, Subtenentes e Sargentos o uso de bigode, desde que discreto, aparado, não ultrapassando as comissuras labiais, devendo constar da Carteira de Identidade do militar.

É comum a barba te deixar com um semblante mais sério e até fazer parecer que você é mais velho, mas algumas pessoas envelhecem demais por causa dela. Há quem aparente ser até uma década mais velho graças a fios brancos, rugas que ganham destaque ou mesmo simples traços faciais que contribuem com isso.

É como se ele fosse o Presidente dos bigodes. Hoje em dia ele é mais conhecido como bigode policial, provavelmente porque os policiais são reconhecidos por terem autoridade quase que ilimitada. Se o seu rosto é quadrado, com uma linha mandibular bem definida, o bigode militar é para você.

Art. 17. O militar que necessitar encobrir lesões fisionômicas poderá, excepcionalmente, usar barba, bigode, cavanhaque ou cabelo diferente dos padrões estabelecidos, desde que esteja autorizado pelo seu Comandante. Parágrafo único.

Segundo o TRT, o Regimento Interno da Divisão de Vigilância e Segurança Patrimonial da universidade estabelece que um dos deveres de seus integrantes é se apresentar ao serviço corretamente uniformizado, com cabelo e barba aparados.

A empresa pode proibir o uso de barba ou não? Teoricamente, uma empresa proibir o uso de barba pode configurar preconceito e discriminação contra o colaborador, conforme os termos do artigo 456-A, da CLT.

A barba e as forças armadas: o histórico proibitivo
A sua resposta, sem sombra de dúvidas, será não. No máximo, um bigode, retíssimo, que denota as patentes mais altas das forças armadas, seja no exército, na marinha e na aeronáutica ou, até mesmo, nos Batalhões das Polícias Militares.

Os novos fuzis calibre 308 Winchester são considerados o terceiro melhor do mundo, em se tratando de fuzil de precisão. O armamento será utilizado por policiais 'snipers' do Bope, o que permitirá à tropa uma atuação ainda mais segura nas operações de altíssimo risco.

Por conta do calibre do armamento, a aquisição teve de ser analisada e autorizada previamente pelo Exército. O Bope do Rio de Janeiro e a Força Nacional de Segurança são algumas das unidades que utilizam as pistolas Glock no Brasil.

“A mesma exigência de visão é feita para oficiais e soldados. Quase todas as polícias do Brasil, inclusive a Polícia Federal e a Rodoviária Federal, aceitam o uso de óculos”, afirmou.

Para fazer parte do BOPE é preciso ser policial militar concursado no Estado do Rio de Janeiro, ser voluntário para ingressar em um dos dois cursos do BOPE, o CAT ou o COESP, mas para isso o interessado deverá acompanhar a publicação das Normas Reguladoras e do Calendário Anual de Cursos, cuja publicação é feita no ...