Quem é o único militar que pode usar barba?

Perguntado por: lmagalhaes . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

General Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira, membro da única família cujo oficiais tem autorização para usar barba, pois ele pertence á uma linhagem de Generais descendentes do I e II Império; D. Pedro l e D. Pedro II.

#ConheçaSeuExército - quando estão utilizando uniforme, os militares não podem usar barba. A única exceção é quando, por motivo de saúde, o militar é autorizado a usar barba temporariamente. Nesse caso, o uso do uniforme é restrito ao interior dos quartéis. Bertrand Lima e outras 6.900 pessoas curtiram isso.

Nas instituições policiais de natureza civil (Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal) e na Guarda Municipal prevalece que não pode haver a proibição do uso de barba, o que não impede, contudo, que normas institucionais prevejam o uso da barba aparada, bem feita.

É permitido aos oficiais, Subtenentes e Sargentos o uso de bigode, desde que discreto, aparado, não ultrapassando as comissuras labiais, devendo constar da Carteira de Identidade do militar.

Os militares já permitiam o uso de barbas por razões médicas, mas só a partir de agora é que o uso será permitido por motivos religiosos também. As Forças Armadas dos Estados Unidos da América decidiram permitir o uso de barbas por parte dos seus efectivos em caso de motivação religiosa.

De acordo com a portaria nº 310, de 1995, do extinto Ministério do Exército, é vedado o uso de barba aos oficiais e praças do Exército. Os motivos são higiene e uniformização. Assim como o uso de fardas iguais, a estética do rosto também é uma forma de uniformização.

Dentro deste contexto, a proibição pelo uso de barba pela empresa tem o objetivo de proteger o trabalhador, sem qualquer conotação discriminatória, dentro do que orienta a política de segurança do trabalho.

Nesse caldeirão de novas informações, a barba teve um papel importante por 3 motivos principais: camuflagem, aceitação e respeito. Para começar a viver dentro da sociedade oriental, membros infiltrados de forças especiais e de inteligência foram “obrigados” a utilizar barba, com o afã de não chamar a atenção.

Isso mesmo, os SEALS americanos não são os únicos autorizados a terem pelos faciais. Em diversas unidades especiais ao redor do mundo, seus membros podem usar barba para fins de identidade, ou para espionagem caso estejam dentro das linhas inimigas.

Não é permitido piercing, boné e brincos. Também é necessário portar o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e RG. Quem for convocado e não se apresentar ficará em falta com o Serviço Militar Obrigatório.

E antes de falar que pm é padrão, pf, prf também são exemplos, e podem usar barbas. Então se não gosta faz a barba, e deixa quem gosta de barba ser feliz.

O uso da barba é proibido por normas – as chamadas portarias ministeriais – estabelecidas pelas Forças Armadas. Os motivos são higiene e uniformização. Quando o militar está no campo de batalha, ou mesmo em treinamento, nem sempre há água disponível. Se o rosto estiver sem pêlos, fica mais fácil limpá-lo.

Questão de padronização da tropa. Esse corte, usado não só no Exército como também na Marinha e na Aeronáutica, é chamado de “meia cabeleira curta”. A nuca é raspada com máquina nº 2 e o resto com máquina 3.

Por exemplo, trabalhadores que fazem uso de barba em uma indústria de alimentos, é plausível que o empregador manifeste intolerância ao uso de barba em contato com alimentos, desde que não seja de forma discriminatória, vexatória ou excessivamente rigorosa.

a) O uso de barba é vetado. b) O uso do bigode é permitido desde que o mesmo esteja recortado e desenhado.