Pode usar batom vermelho no RG?

Perguntado por: aribeiro4 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Abusar profundamente de cores muito escuras, pele muito pesada e aquele look de balada, só vai te envelhecer na foto. Por isso, descarte o combo "batom vermelho + olho escuro", até porque documentos pedem fotos mais “neutras” e que mostrem quem você realmente é.

De acordo com o advogado Alexandre Junger de Freitas, especialista em direito constitucional, a legislação brasileira não faz nenhuma referência a camisas de time ou qualquer especificação com relação a vestuário exigido em fotos de RG.

- HOMENS: Ir de camisa de manga curta ou comprida. - MULHERES: Não ir de blusa ou vestido do tipo "Tomara que Caia". *Para melhor qualidade da foto, deve-se utilizar roupa de cor escura. Caso o cidadão se apresente com roupa clara, será oferecido colete próprio para prosseguir com a fotografia.

Portanto, caso a identidade esteja mal conservada, rasgada, puída, a pessoa esteja irreconhecível na foto, tenha alterado a assinatura ou o nome em virtude de casamento ou divórcio por exemplo, o documento pode ser recusado.

Não existe, conforme a PF, regra que proíba alguém de sorrir na foto que será usada no documento, mas o bom senso recomenda moderação. Mas o órgão orienta fotos “neutras”.

Ressalta, ainda, que o cabelo ou penteado não interferem na confecção do documento.

Na hora de tirar carteira nacional de habilitação, passaporte ou RG, é comum surgir a dúvida: posso ter o cabelo colorido no documento? Pode, sim. Ufa! A cor do seu cabelo é uma escolha pessoal e o Estado não tem direito (ora, essa) de interferir em algo assim.

O fundo da foto será branco ou preto, por isso escolha roupas de cores diferentes. Prefira aquelas que combinem com seu tom de pele. Não exagere nas bijuterias. Uniformes e similares (como roupas camufladas) não são permitidos, exceto por trajes religiosos usados diariamente.

A lei não estipula que o documento tenha prazo de validade, mas vários órgãos exijam que o documento tenha data de emissão com menos de 10 anos, para evitar fraudes.

O prazo de validade varia conforme a idade da pessoa, sendo de 5 anos para crianças até 11 anos de idade e de 10 anos para quem tem entre 12 e 59 anos. A partir dos 60 anos, o prazo de validade é indeterminado.

Embora a lei determine que a Carteira de Identidade não tenha prazo de validade determinado no país, na prática vários órgãos passaram a exigir data de emissão de até dez anos, para combater fraudes.

Podem ser incluídos dados dos seguintes documentos:

  • CPF.
  • Carteira de motorista.
  • Título de Eleitor.
  • Cartão Nacional de Saúde.
  • Título Militar.
  • Carteira de Trabalho.
  • PIS / PASEP.

a) Utilizar óculos de sol; b) Barba muito comprida ou que interfira no enquadramento do rosto ou com o fundo claro de alguma forma (faça pequenos ajustes, como prender a barba);

Resposta: Pode sim, eles não implicam com isso.

O governo criou um Grupo de Trabalho Técnico para propor mudanças em relação aos campos "sexo" e "nome social" da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que irá substituir o RG. A medida foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (10).

"A roupa deve preferencialmente ser de cor um pouco mais escura para destacar no fundo branco e com manga, nunca use o modelo tomara que caia, pois aparenta que a pessoa está sem roupa nenhuma,” diz Rafaela.

Para saber mais, leia a lista abaixo:

  1. Mantenha uma expressão neutra. Certifique-se de olhar para frente, mas não fique muito emburrado.
  2. Sorria. Ao contrário do que dizem sobre não poder sorrir em fotos de passaporte, o fato é que você pode. ...
  3. Dê destaque ao seu rosto, em vez da cabeça. ...
  4. Corrija sua postura.

Maquiagem para ficar bonita em fotos de passaporte. Em linhas gerais, estamos falando de uma maquiagem com efeito de filtro. A chave está, como garante Georgia no vídeo, em alcançar a simetria perfeita, dando atenção especial à maquiagem das sobrancelhas, ao uso do contorno e também à localização do corretivo.

É importante que os estudantes saibam que não será permitida a entrada no prédio da PF vestindo bermudas, camisetas sem mangas, chinelos, ou shorts.

O governo lançou nesta quarta-feira (23) um documento de identificação único, com validade nacional, para substituir o RG (Registro Geral). O decreto que institui a carteira de identidade nacional foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em cerimônia no Palácio do Planalto.