Pode usar gandola militar?

Perguntado por: scosta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

A gandola militar pode ser usada como uma vestimenta “normal” para uso urbano ou ser utilizada em outras circunstâncias que aproveitam mais as suas funcionalidades, como no camping ou em uma partida de airsoft.

Além disso, o Código Penal Militar, no artigo 172, reforça que usar indevidamente o uniforme, distintivo ou insígnia militar a quem não tem o direito é previsto como crime sujeito a uma pena de até seis meses. Por isso, mesmo em áreas privativas não é permitido o uso deste tipo de fardamento, combinado?

*É vedado às Forças Auxiliares e a qualquer elemento civil ou organizações civis usar uniformes ou ostentar distintivos, insígnias ou emblemas que possam ser confundidos com os adotados nas Forças Armadas*.

R$150,00. Adicione este produto e Adicione mais um e tenha frete grátis!

Bom dia Eduardo, você como subordinado tem obrigação de respeito a seus superiores, se é previsto no código de disciplina do quartel a utilização da boina, você é sim obrigado a utilizar, e em caso de descumprimento, responde administrativamente via Inquérito Policial Militar.

Como citamos, a gandola militar é a vestimenta para membros superiores que faz parte do fardamento de combate.

De acordo com o artigo 172 do Código Penal Militar (CPM), é proibido “usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a que não tenha direito”, com pena de detenção de até seis meses.

Para oficiais, aspirantes a oficial, subtenentes e sargentos. E' permitido seu uso com o capote ou com a japona.

Compartilhe: Muitos vigilantes circulam com o uniforme completo fora do horário de trabalho. Tal conduta pode resultar até em demissão por justa causa.

Art. 311-B. Usar, publicamente, uniforme ou distintivo de função pública que não exerce; usar, indevidamente, sinal, distintivo ou denominação sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. Pena - detenção, de um a seis meses.

Descartar os uniformes corretamente
Assim, o uniforme usado não é um resíduo, mas um rejeito, classificação para o que não pode ser reutilizado ou reciclado. A maneira correta é a incineração.

A gratuidade só será concedida se o oficial estiver fardado e apresentar carteira de identificação. A legislação atual já concede viagens gratuitas a esse grupo dentro do seu estado de atuação.

A reposta é não.
Assim, caso o empregador decida pela obrigatoriedade do uso de uniforme, deverá fornecê-lo gratuitamente a todos os empregados.

Artigo 1º - Fica proibida, no âmbito do Estado, a venda de fardas, coletes e qualquer tipo de vestuário, bem como distintivos e acessórios das polícias federal, civil, militar, agentes penitenciários, guardas de muralha, guarda metropolitana, guardas municipais e das Forças Armadas brasileiras, em estabelecimentos ...

Gandola é peça de vestuário de uniforme (farda) militar utilizada na parte superior do corpo para a identificação do militar. Tal peça é constituída por fechamento por botões, alça de ombreiras, bolsos característicos de corte militar e cores da instituição.

1º lugar - ESTADOS UNIDOS - Tem 1,3 milhão de soldados, 13.300 aeronaves, 303.553 veículos blindados de combate e 484 embarcações. Orçamento anual de US$ 760 bilhões.

1. Estados Unidos. Maior potência militar do mundo, os Estados Unidos têm em seu arsenal 13,3 mil aeronaves militares, domina todas as categorias na classificação de poder aéreo. Entre elas, 1.914 caças/interceptadores, 5.584 helicópteros e 983 helicópteros de ataque.