Pode usar lixa d'água a seco?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Tanto as lixas d'água quanto os modelos a seco podem ser utilizados para trabalhos em automóveis. Seco ou d'água, existe a lixa adequada para cada etapa do trabalho com automotivos.

A mais versátil, a lixa d'água quartzolit é ideal para lixar massa corrida, massa acrílica, gesso, reboco, argamassa, tinta de parede e madeira, além de massa, primer e verniz de repintura automotiva.

Quando o assunto é remover imperfeições e retirar os resíduos da pintura de parede anterior, a lixa de massa é a mais indicada. As granulações variam entre 36 e 220, e a escolha do melhor grão depende do tipo de serviço a ser realizado, como: grãos 36 até 60 — remoção pesada de material.

As lixas a seco se dividem em grupos diferentes, de acordo com os materiais em que elas serão usadas. As lixas com grãos maiores são indicadas para o nivelamento das superfícies mais pesadas nos automóveis - para aqueles trabalhos de recuperação da peça.

3.000

De acordo com a variação dos tipos de lixa a granulação varia de 16 (a mais grossa) a 3.000 (a mais fina). A escolha do número certo de lixa para usar em cada situação, depende do objetivo que você tem para a lixa.

Caso a massa esteja completamente seca, por exemplo, a dica é começar usando uma lixa de grana 120 para cortar rebarbas. Depois, para melhorar o acabamento, utilize uma lixa de grana 180.

A lixa líquida Alabastine substitui a lixa convencional e remove o brilho das superfícies de madeira e metal as preparando para posterior pintura. O produto já é comercializado pronto para uso e seu grande trunfo é preparar as superfícies para novas pinturas sem gerar pó.

Escolha as suas lixas
Lixas de maior granulação farão um mais fino; já as grossas são para grandes desgastes. Para madeiras envernizadas, por exemplo (que exigem um acabamento mais bem-feito) um modelo número 150 ou 180 é ideal.

Lixa d'água de qualquer gramatura. Se você quiser uma superfície mais lisa, use um menos áspero. Se quiser uma superfície menos lisa e um trabalho mais rápido, escolha uma lixa mais áspera.

Existem muitos tipos de lixas na indústria, sendo que as mais comuns são: lixa para madeira, lixa para ferro e lixa para massa, que é ideal para alvenaria. Já as lixas d'água, muito comuns no mercado, são lixas utilizadas molhadas (seja com água ou querosene).

LIXA ÁGUA P/ POLIMENTO 1200 3M é a lixa mais abrasiva para polimento, utilizada para remover principalmente contaminação da pintura automotiva.

Antes da aplicação da pintura de base ou primer é preciso lixar o casco e fazer a preparação adequada independentemente do tipo de tinta a ser utilizado.

Essa etapa é fundamental para garantir boa aderência da tinta, durabilidade e, principalmente, bom efeito visual. Se você não lixar a parede antes de pintar, a tinta vai descascar em pouco tempo e o as deformações da cobertura da parede ficarão visíveis.

Feita em liga compostas de diamantes industriais e resinas de alta performance, são indicados para o desbaste e polimento de granitos, mármores, pedras decorativas e porcelanato em pequenas áreas como pias, mesas e bancadas.

A melhor lixa para ferro é a lixa ferro, que possui seu costado feito em tecido, o que garante boa pressão e resistência na hora da aplicação. Com isso, a lixa não rasga. Se você precisa realizar o lixamento em metais com tintas, vernizes ou ferrugens, por exemplo em portões, a lixa ferro é a melhor escolha.

As numerações dependem do tipo de lixa e até mesmo de cada fabricante, sendo comuns as que vão de 36 até 600. Quanto menor o número, mais grossa será a lixa, e naturalmente, quanto maior, mais fina. Assim, uma lixa d'água média poderia ser 220 ou 300.