Qual é a lixa para parede?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

A lixa massa é a melhor opção para uma parede que precisa ser lixada. Ela é recomendada no lixamento da massa corrida ou acrílica, gesso, reboco ou pinturas antigas, ou seja, materiais de baixa dureza e fáceis de serem removidos.

Lixa massa
Geralmente de cor avermelhada, possui granulação entre 60 e 220, sendo perfeita para lixamento de reboco, massa corrida, gesso e argamassas.

Vamos as dicas de como lixar parede na prática!

  1. 1 - Limpe a parede. ...
  2. 2 - Observe se há infiltrações. ...
  3. 3 - Cubra os buracos ou furos na parede, se houver. ...
  4. 4 - Pintura descascando. ...
  5. 5 - Hora de lixar a parede. ...
  6. 6 - Limpe o excesso de pó e impurezas. ...
  7. 8 - Lixe a parede com uma lixa média.

Essa etapa é fundamental para garantir boa aderência da tinta, durabilidade e, principalmente, bom efeito visual. Se você não lixar a parede antes de pintar, a tinta vai descascar em pouco tempo e o as deformações da cobertura da parede ficarão visíveis.

A resposta é sim! Esse ato ajuda a remover manchas e demais imperfeições que estejam sobre a superfície. Além disso, é possível remover os resíduos da pintura anterior, permitindo que a nova aplicação de tinta tenha uma melhor fixação.

De acordo com a variação dos tipos de lixa a granulação varia de 16 (a mais grossa) a 3.000 (a mais fina). A escolha do número certo de lixa para usar em cada situação, depende do objetivo que você tem para a lixa.

Se a massa estiver totalmente seca na parede, o melhor é usar uma lixa de grana 120 para cortar as rebarbas da massa e depois utilizar uma lixa mais fina de grana 180 para melhorar o acabamento.

Caso a massa esteja completamente seca, por exemplo, a dica é começar usando uma lixa de grana 120 para cortar rebarbas. Depois, para melhorar o acabamento, utilize uma lixa de grana 180.

  1. Qual é a melhor lixa? Existem quatro tipos de lixas que você pode utilizar para aprender como deixar a parede lisa. ...
  2. Limpe a parede. O primeiro passo é limpar a parede. ...
  3. Remova a pintura antiga. Caso esteja repintando a superfície, é preciso remover a pintura antiga. ...
  4. Procure imperfeições. ...
  5. Lixe a parede. ...
  6. Selador.

Aplicação de selador ou massa corrida
Depois de lixado, o reboco precisa receber o selador pré-pintura, a massa corrida ou acrílica e depois a tinta de acabamento final.

Lixar é o primeiro passo para eliminar o excesso de areia que fica incrustado na parede. Use lixa de gramatura 60 ou 80. Para otimizar o processo, use também um suporte para folha de lixa. Após lixar, o passo seguinte é aplicar massa corrida ou selador.

Faça uma mistura de detergente neutro, água quente, óleo, álcool isopropílico e CIF Multiuso + Limpeza. Passe essa mistura sobre a mancha de tintas e espere alguns minutos e esfregue. Assim que você retirar a mancha, lave o local como de costume.

Rolo de poliéster ou espuma
Indicados para superfícies lisas e todos os tipos de tinta, os produtos possuem densidade maior e estrutura de células mais finas, que ajuda a reter mais tinta e proporcionar um alastramento.

A resposta para ambas indagações é sim, é possível! Mas é preciso que se faça todo o processo de forma inteligente, fácil e prática, uma vez que é comum o fato das pessoas iniciarem o processo de retirar a tinta da parede, e desistirem no meio do caminho.