Pode usar luz super branca no farol?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Sim, lâmpada super branca é permitida, saiba que as mesmas devem possuir selos do “INMETRO” antes de serem devidamente instaladas no veículo, e elas também devem ser confeccionadas em LED, halogênio/halogênas ou tungstênio.

“É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante.” Coimbra explica que a troca as lâmpadas do farol pelas de LED é considerada uma modificação no veículo.

Branca ou amarela? Lâmpadas de luz branca conferem um melhor visual e estilo, porém lâmpadas de cor amarela tem melhor iluminação em situações de neblina e chuva se mostrando melhores para uso principalmente em viagens.

As lâmpadas de farol NIGHT BREAKER UNLIMITED asseguram melhor visibilidade e até 110% mais luz sobre a via quando comparadas às lâmpadas halógenas standard, que pode resultar em tempos de resposta significativamente melhores.

Contudo, como seu uso é restrito, então a melhor opção está nas lâmpadas Super Brancas, que ainda será mais econômica para o seu bolso. Mas, se a sua preocupação não for a potência, então escolha as lâmpadas de LED, que apesar de mais caras, possuem um consumo menor e uma vida útil muito maior.

Destaque para a Philips e Osram que proporcionam a iluminação branca intensa e o desejado efeito xenon azulado para lanterna. A Philips e a Osram garantem também um ganho em até 130% a mais de luz, com um feixe que atinge até 35 metros de distância a mais do que as comuns.

Faróis comuns emitem 3.200 K (amarelada), a Resolução CONTRAN 384/2011 define o uso de lâmpadas para faróis que emitem luz amarela (de 2800 K a 3200 K) ou luz branca até 4200 K.

A luz branca, também conhecida como luz fria, é ideal para áreas de trabalho, porque é estimulante e aumenta o foco. Isso quer dizer que, em ambientes como lavanderia, cozinha e banheiro, onde você precisa ver melhor as coisas, a aposta na luz branca é certeira.

A duração varia de 450 a 1.000 horas, podendo durar até mais que isso.

Ele diz que ao “conduzir o veículo com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados”, o motorista está cometendo um infração grave. No caso, ele terá que pagar uma multa de R$ 195,23. Além de levar cinco pontos na carteira.

Proibição do farol xenon
Em 2018, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou a Resolução 384 e passou a proibir a utilização de xenon nos veículos. Desta forma, somente automóveis que tenham o farol de xenônio regularizados antes de 2011 ou que venham com a lâmpada de fábrica podem rodar de forma legalizada.

A Lâmpada Super Branca é bastante conhecida no mercado, este modelo ajuda a ampliar a visibilidade em carros que possuem faróis mais fracos e que estão instalados há algum tempo. Esse tipo de luz tem brilho intenso e chega a ter efeito de Xênon.

Para saber o nível de intensidade do fluxo luminoso de uma lâmpada, é preciso procurar em suas especificações quantos lúmens (lm) ela é capaz de reproduzir. Quanto maior for essa quantidade, maior será a quantidade de luz emitida.

A COR NÃO INTERFERE NA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA.
Algumas pessoas têm a impressão de que quanto mais branca a iluminação, mais potente é a lâmpada ou que ilumina mais que a lâmpada amarela. Mas isso não é verdade. Sob o prisma luminotécnico e quantidade de luz exposta no ambiente temos a mesma intensidade luminosa.

Farol baixo – Deve ser usado à noite nas vias iluminadas e durante o dia nos túneis com iluminação pública. Já as motos devem circular sempre com ele ligado. Farol alto – Vias sem iluminação pedem por farol alto.

As brancas são ideais pra cozinhas, garagens, banheiros, bibliotecas, salas de aula, escritórios, galpões e fábricas. Já as amarelas dão uma sensação maior de relaxamento e, por isso, são melhores pra quartos, salas de tv, jantar ou estar.

Segundo o Artigo 250 do CTB, deixar de manter a luz baixa durante o dia, nas circunstâncias e nos locais onde ela é obrigatória, é infração de trânsito de natureza média, sujeita a multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Quais são os tipos de lâmpada automotiva?

  • 1- Halógena. Por ser disponibilizada ao redor do mundo com preços mais baixos, o tipo de lâmpada automotiva alógena está entre as mais populares! ...
  • 2- LED. ...
  • 3- Xenon. ...
  • 4- Super branca. ...
  • Vantagens e desvantagens da lâmpada LED. ...
  • Vantagens e desvantagens da lâmpada Super Branca.

Por exemplo: um kit xenon 8000K (2550 lumens) iluminará menos que um de 6000K (2800 lumens). A diferença não é tão visível a olho nu, porém, em qualquer tonalidade, o kit xenon iluminará cerca de 3 vezes mais que uma lâmpada halógena comum.

O branco quente proporciona mais relaxamento aos usuários do ambiente, porque produz menos lúmens do que o branco frio. Tal tom é adequado para quartos, salas de jantar e estar, bem como para camarins e espelhos, já que o branco quente mantém as cores mais naturais.

Cores quentes são amareladas e passam uma sensação de conforto, as cores neutras são mais amenas e as cores frias são mais fortes e claras, muito utilizadas em ambiente corporativo.