Pode usar margarina vencida?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Os alimentos que estão com a data de validade vencida não devem ser consumidos, mesmo que apresentem um bom aspecto visual. Além de estarem mais propensos à ação de fungos e bactérias, substâncias dos próprios alimentos começam a se modificar, depois deste período, podendo causar intoxicações.

Teoricamente, pode-se comer um produto vencido, porque a validade deles têm uma certa margem de segurança. O consumidor tem um prazo esticado por cerca de 10 dias para consumir o produto, já que, por exemplo, um produto com validade de 30 dias, na verdade, tem validade até 40 dias.

A margarina não estraga, apodrece ou cria bolores se ficar exposta, já que possui uma grande quantidade de adjetivos exclusivos para a sua preservação. Nem mesmo as moscas passam por perto da margarina (faça o teste você mesmo). Com isso, não é difícil prever os danos causados no seu corpo.

Se ela estiver com cheiro ruim ou, ainda, com gosto azedo, pode mandar para o lixo. Também vale um aviso: manteiga rançosa nem sempre significa que ela está estragada. O que pode ter ocorrido, neste caso, é a interação da gordura dela com substâncias como água, o que causa oxidação.

Do ponto de vista das doenças cardíacas, a manteiga continua na lista de alimentos a serem consumidos com moderação, principalmente porque é rica em gordura saturada. No entanto, as margarinas mais antigas possuem alto teor de gordura trans, o que é igualmente ruim.

Cheiro rançoso: é um sinal fácil de reconhecer porque esse cheiro específico é produzido pelo processo de oxidação das gorduras, que já não estão em boas condições de consumo.

Nenhuma formiga vai chegar perto da margarina, já a manteiga vai estragar, dar fungo. O alimento natural se deteriora — compara Vânia Barberan, nutricionista do Conselho Regional de Nutricção da 4ª Região (Rio e Espírito Santo).

Muitas vezes pode até parecer inofensivo o consumo de um determinado alimento que esteja fora da validade quando a sua aparência é boa. Contudo, essa ação pode causar diversos problemas de saúde as pessoas e entre os sintomas mais comuns estão dores estomacais, diarreia, infecção alimentar, vômitos e náuseas.

Prazo de validade, data de vencimento ou consumo preferencial, resumidamente, mede a vida útil de um alimento. Em outras palavras, é uma data aproximada que indica o tempo que transcorre desde o preparo do alimento até sua deterioração, quando torna-se impróprio para consumo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de margarina ao invés da manteiga. Essa recomendação é feita porque a manteiga é rica em gordura saturada e colesterol, substâncias frequentemente relacionadas ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O mito da margarina de plástico
A disseminação da ideia de que a margarina é feita de plástico é um exemplo de como informações distorcidas podem se espalhar rapidamente. Isso não é verdade! A margarina é elaborada a partir de óleos vegetais, como soja, milho ou girassol, que passam por um processo de hidrogenação.

Azeite. O azeite é a melhor e a mais fácil das alternativas para substituir a manteiga, ou margarina, especialmente como um condimento, para passar no pão, por exemplo. Para fazer bolos, calcule para cada 100 gramas de manteiga, 80 gramas de azeite, ou até menos para fazer um bolo ainda mais leve.

A manteiga tem basicamente o creme de leite como principal ingrediente e, por isso, precisa ser armazenada com cuidado. Fora da geladeira, apesar de ficar molinha e perfeita para espalhar pelo pão, ela pode ser contaminada por fungos e bactérias.

Enquanto a manteiga é gordura saturada e colesterol, a margarina contém gorduras insaturadas, consideradas mais saudáveis pelos nutricionistas. Parte dessas gorduras, contudo, são transformadas em gorduras trans durante a produção da margarina.

Para tirar o "ranço" à mateiga, cobre a manteiga, durante 15 minutos, com água fria com uma colher de chá de bicarbonato de sódio, depois lava-a em duas águas.

Usar um produto vencido pode ter um efeito reduzido ou até mesmo gerar um eczema de contato, além de poder irritar a conjuntiva, levando à coceira e vermelhidão, sintomas similares aos da conjuntivite.

produto deteriorado, alterado, adulterado, avariado, falsificado, corrompido, fraudado, nocivo à vida ou á saúde, perigoso ou em desacordo com as normas de fabricação, distribuição ou apresentação; produto inadequado ao fim a que se destina.

O departamento de ciência alimentar da universidade de Cornell, nos Estados Unidos, explica que o leite fechado pode ser consumido entre dois a cinco dias após o fim da validade. Fechado pode chegar até aos sete.

Segundo especialistas, a versão “light” da margarina, em geral, é mais saudável, desde que tenha no máximo dois gramas de gordura saturada por colher de chá e não tenha gordura trans. Outra dica é optar pelas margarinas na versão sem sal.