Tem petróleo na margarina?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

O processo atual para a produção da margarina inclui o uso de solventes de petróleo (geralmente o hexano, bem barato), ácido fosfórico, soda, resultando numa substância marrom e malcheirosa, que sofre novo tratamento com ácidos clorídrico ou sulfúrico, altas temperaturas e catalização com níquel, que deixa o produto ...

Margarina - Feita principalmente à base de gordura vegetal com um pouco de gordura do leite (até 3%), teor de gordura em torno de 85%. Inicialmente continha maior proporção de gorduras trans produzidas na hidrogenação parcial.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de margarina ao invés da manteiga. Essa recomendação é feita porque a manteiga é rica em gordura saturada e colesterol, substâncias frequentemente relacionadas ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O creme vegetal Becel é uma das margarinas mais saudáveis disponíveis no mercado. É produzida a partir de óleos vegetais naturalmente ricos em ômega 6, que faz bem para o coração! Além disso, ainda conta com a presença de vitaminas A e E, e ainda é feita com corantes naturais.

Alternativa saudável: manteiga ghee
Versão mais saudável da manteiga tradicional, a manteiga ghee tem origem indiana e nada mais é que o óleo purificado da manteiga, onde toda a água, sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são removidos.

A gordura trans presente na margarina reduz o bom colesterol (HDL) e eleva o mau colesterol LDL – e isso é um risco para o coração. "Precisamos ficar atentos com o alto colesterol LDL, porque ele aumenta o risco de doenças cardiovasculares", conta Adriana.

A margarina diminui a resposta imunológica e aumenta o colesterol ruim. Seu consumo a longo prazo pode causar intoxicação da amígdala, do pulmão e problemas articulares. Além disso, aumenta o risco de câncer devido aos seus compostos químicos.

Para quem ainda tem dúvidas sobre essas duas: a margarina é uma gordura vegetal, enquanto a manteiga é um derivado do leite, portanto, uma gordura de origem animal.

Margarina – Feita principalmente à base de gordura vegetal (a mais saudável), com um pouco de gordura animal (até 3%). As com maiores teores de gordura são mais indicadas para uso culinário. Creme vegetal– Feito apenas com gorduras vegetais, tem o teor de lipídios menor quando comparado à maioria das margarinas.

Óleos vegetais líquidos e hidrogenados, água, sal (1,6%), soro de leite reconstituído, vitamina A (1.500U.I/100g), emulsificantes: lecitina de soja e mono e diglicerídeos de ácidos graxos, conservador benzoato de sódio, aromatizante, antioxidantes: EDTA cálcio dissódico, BHT e ácido cítrico, corante natural de urucum e ...

A margarina está a apenas uma molécula de ser plástico? Totalmente falso. A nutricionista Anna Carolina explica que a margarina não é criada a partir de uma molécula de plástico, mas sim de um óleo vegetal, que pode ser de milho, soja ou canola, que passa por um processo de hidrogenação.

Quando o assunto envolve boas características nutricionais, comparado à manteiga, o requeijão se sobressai em todos os quesitos. Ele possui menos gordura e é considerado uma rica fonte de cálcio e proteínas - essenciais para a construção dos músculos e fortificação dos ossos.

Mas já que o pão é um bom alimento para ser incluído no dia a dia, como saber o que passar no pão que seja saudável? Acima de tudo, vale priorizar a adição de alguma fonte de proteína. Keyla indica opções como: queijo minas, frango, ovo, carne peixe, creme de ricota ou patês (frango, atum, sardinha).

Becel tem baixo teor de gordura, ao contrário da manteiga. Becel pode fazer parte de uma dieta e estilo de vida saudáveis.

Becel é feita a partir de óleos nutritivos que extraímos de sementes de soja não-transgênica. Esses óleos contém naturalmente ômega 6, que é bom para a saúde do coração.

Margarina Delícia Supreme com Creme de Leite
A primeira escolha da nossa lista de melhores margarinas é a margarina da marca Delícia que é feita com creme de leite. Essa margarina passou por uma reformulação e agora traz creme de leite em sua composição.

Pela legislação brasileira, a manteiga só pode ser considerada extra quando possuir teor de gordura acima de 82% e acidez de até 3%. O teor de sal varia de 0% (sem sal) a 2% (com sal). A sem sal é muito usada no preparo de receitas, inclusive bolos e tortas.