Pode viajar só com CPF?

Perguntado por: obittencourt4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

RG e CPF. Em viagem nacional é necessário para identificação do passageiro que o documento tenha foto, como o RG (Registro Geral), por exemplo. Nesse sentido, o CPF não tem validade para embarcar em voos dentro do território brasileiro, em razão da impossibilidade de identificação visual do passageiro.

Nesse contexto, para viajar de ônibus os adultos podem escolher um dos seguintes documentos:

  • RG original ou autenticada em cartório;
  • Identificação profissional com foto;
  • Passaporte;
  • CNH – Carteira Nacional de habilitação.

Se você perdeu seu documento ou sofreu um furto ou roubo, ainda assim poderá seguir viagem dentro do Brasil. Nesse caso, você precisa apresentar o boletim de ocorrência emitido há menos de 30 dias antes de seguir viagem. Esse artigo foi útil?

E o que uma pessoa pode fazer com o meu CPF?

  1. Cobranças de dívidas que não são suas;
  2. Ligações de bancos ou instituições de crédito cobrando dívidas que você desconhece, e;
  3. Ter o nome negativado por essas mesmas dívidas desconhecidas.

Para viagens nacionais
Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida e com foto; Certidão de Nascimento: para crianças menores de 12 anos. A partir dessa idade, precisam apresentar o RG ou outro documento oficial com foto.

A lista é extensa! O viajante poderá apresentar RG, CNH, passaporte, carteiras de identificação emitidas pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como ministérios, carteira de trabalho, licença da Anac ou DNI.

O #Poupatempo realiza emissão de RG emergencial. nos postos de Guarulhos e no Campinas Shopping. Para solicitar o serviço, basta comparecer em uma das. unidades com pelo menos 48 horas antes da viagem e.

Todos embarcam com documento oficial válido com foto (RG ou passaporte, por exemplo). As crianças menores de 12 anos podem usar documento válido com foto ou certidão de nascimento (original ou cópia autenticada). CARTEIRA DE ESTUDANTE NÃO é um documento de identificação aceito para o embarque.

Então, basta portar o RG ou outro documento de identificação com foto. Caso a criança seja muito pequena, pode ser a Certidão de Nascimento. Mesmo que seja um bebê de colo, um documento é essencial para viajar de ônibus. Se os pais não estiverem com um documento, a empresa de ônibus pode se recusar a transportar.

Para quem for embarcar com crianças de 0 a 12 anos em um avião, os pais e responsáveis devem se atentar aos seguintes documentos: certidão de nascimento (original ou cópia autenticada) ou documento de identificação com foto (RG ou passaporte) do menor.

A solicitação do novo RG digital pode ser feita pelo aplicativo Gov.br, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Para realizar o pedido, o usuário deve acessar o aplicativo, ir na sessão "Carteira", tocar no botão de adição (+) e selecionar a opção "Carteira de identidade".

O primeiro passo é ir até uma delegacia local fazer um boletim de ocorrência, informando quais documentos foram perdidos. Com o boletim em mãos, vá ao consulado mais próximo e solicite um novo passaporte. Esse processo tem custo e poderá demorar mais de um dia para ser emitido, dependendo da demanda.

Nos casos de furto, roubo ou extravio de documento, é permitido o embarque com cópia do boletim de ocorrência, na validade prevista pelo órgão de segurança.

Em caso de furto, roubo ou extravio dos documentos acima, em viagens dentro do território nacional o passageiro poderá apresentar o Boletim de Ocorrência (BO) que ateste o ocorrido, desde que tenha sido emitido no máximo 60 dias antes da viagem.

Como dito anteriormente, através do CPF é possível verificar alguns dados importantes, como por exemplo seu histórico de pagamentos. Portanto, essa é uma prática muito comum, permitindo até saber se a pessoa está inadimplente. Porém, para este tipo de pesquisa, é necessário saber qual o número de registro do cidadão.

O CPF é o Cadastro de Pessoa Física. Ele é um documento feito pela Receita Federal e serve para identificar os contribuintes. O CPF é uma numeração com 11 dígitos, que só mudam por decisão judicial.

A clonagem é feita por meio da digitalização do documento em que se pretende clonar. A partir daí, ele sofre pequenas alterações com um programa de edição de imagem. Dessa forma, os fraudadores usam seus dados e incluem informações que são necessárias para que o golpe não seja comprovado.

As regras para quem viaja de avião

  • Check-in e embarque: evite filas. ...
  • Documentos: mantenha-os a mão para agilizar o embarque. ...
  • Crianças e adolescentes: pode ser necessário autorização. ...
  • Bagagem despachada: evite multas. ...
  • Bagagem de mão: atenção às restrições. ...
  • Gestantes e bebês: tratamento especial. ...
  • Animais domésticos: custo extra.

(envio pelos Correios) e 15 dias úteis, para quem optou.

Emissão do RG: em até 15 dias úteis. Atenção: se o RG não for retirado em até 180 dias, será destruído. Envio pelos Correios (opcional): em até 10 dias úteis contados a partir da data da emissão do documento. O documento pode ser enviado pelos Correios e está disponível apenas para endereços do estado de São Paulo.