Por que a miséria persiste em nosso país?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A pobreza tem aumentado e continua aumentando, por duas razões: o crescimento demográfico, que tem sido bem maior nas camadas mais pobres que nas camadas mais ricas, e a falta de capacidade de nos ajustarmos as mudanças tecnológicas.

Consequências da pobreza
Situações de fome, doenças epidêmicas, desemprego, carência de saneamento básico, emigração, violência, discriminação, aumento de pessoas sem abrigo e baixa esperança de vida são apenas alguns dos efeitos gerados pelo contexto de pobreza.

Dentre suas principais causas estão a desigualdade socioeconômica e a má distribuição de renda que caracteriza a população do país, sendo essas também as maiores causas da fome em um contexto mundial.

histórica concentração fundiária; grande desperdício de alimentos; ineficiente estrutura de abastecimento alimentar; dificuldade de acesso a políticas de emprego e renda pela população.

Formas de lutar contra a pobreza

  1. #1 Acabar com a fome e a desnutrição. ...
  2. #2 Cuidados de saúde universais. ...
  3. #3 Adaptação às alterações climáticas. ...
  4. #4 Acesso universal a uma educação de qualidade. ...
  5. #5 Aumentar o investimento no desenvolvimento de regiões e comunidades empobrecidas. ...
  6. #6 Combater a desigualdade de género.

Dilma

Em 2012, Dilma proclamou a abolição da miséria no Brasil, que se tornou o único país do mundo habitado por gente de classe média para cima.

São causas da fome no mundo as questões econômicas, como o desemprego e a inflação; políticas, como os conflitos militares; e naturais, como as catástrofes climáticas.

As consequências da pobreza incluem o aumento do preconceito para com a população marginalizada, a fome e o crescimento dos índices de violência.

A pobreza no Brasil vem crescendo ao longo dos últimos anos.
No ano de 2018, foram contabilizados cerca de 13,5 milhões de brasileiros em situação de extrema pobreza. Essas pessoas viviam com menos de US$ 1,90 por dia. Já os brasileiros abaixo da linha da pobreza eram cerca de 52,5 milhões de pessoas.

A taxa de pobreza alcançada em 2022 retornou a um patamar próximo ao observado em 2020, que era de 32,7%”, explicou. Com isso, 10,47 milhões de pessoas saíram da linha da pobreza no Brasil no último ano. No entanto, o número de pobres no País ainda é elevado, chegando a pouco mais de 70 milhões de indivíduos.

- Doar alimentos a serem utilizados pelos Programas de Distribuição de Alimentos. - Transportar alimentos doados por empresas para instituições ou Programas. - Comprar produtos provenientes de projetos da economia solidária. - Promover gincanas de arrecadação de alimentos para serem doados.

A distribuição de alimentos, os programas de profissionalização e a redistribuição de renda são algumas dos meios que ajudaram a melhorar o quadro e levar à saída do Mapa, em 2014. Mas, nos últimos anos, o Brasil enfrenta o aumento da inflação e a crise econômica, agravada pela pandemia.

Os fatores que causam a fome no mundo são vários, dentre os quais estão a desigualdade social, a pobreza, os conflitos e guerras, as crises econômicas, a má distribuição de alimentos e o manejo inadequado dos recursos naturais.

Em 2022, o Segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil apontou que 33,1 milhões de pessoas não têm garantido o que comer — o que representa 14 milhões de novos brasileiros em situação de fome.

Causas da Fome
Pobreza. Questões naturais como: Clima, Terremotos, Seca, pestes. Reforma agrária precária. Má administração dos recursos naturais.