Por que alguns alunos não querem estudar?

Perguntado por: dsanches . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 17 votos

Muitos alunos não aprendem por falta de responsabilidade, e os demais não precisam ouvir sermão junto com eles. Professores estressados também não ajudam muito. Às vezes os alunos não aprendem porque têm preguiça de estudar, e outras vezes pelo tipo de aula de alguns professores.

Em seguida, 29% dizem que desistiram, pois “a escola não tinha retomado atividades presenciais” e 28% afirmam que “tinham que cuidar de familiares”. Aparecem na lista, também, temas como falta de transporte (18%), gravidez (14%), desafios por ter alguma deficiência (9%), racismo (6%), entre outros.

O que fazer para estimular a criança a estudar?

  1. Participe dos estudos de seu filho e demonstre interesse.
  2. Dê o exemplo.
  3. Estimule a criança a falar sobre o que aprendeu.
  4. Ajude a criar um roteiro de estudos.
  5. Faça silêncio e respeite o horário de estudos do seu filho.

Os principais motivos que contribuem para a evasão escolar são: escola distante de casa, falta de transporte escolar, não ter um adulto que leve o aluno até a escola, falta de interesse, qualidade do ensino, doenças, dificuldade do aluno, ajudar os pais em casa ou no trabalho, necessidade de trabalhar, falta de ...

O ambiente escolar exerce muita influência para diminuir o desinteresse pelos estudos. A escola se torna desinteressante, na medida em que não estimula nos alunos o desenvolvimento de uma visão crítica de futuro, o que contribuiria para o aumento do desempenho escolar e do interesse pelos estudos.

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE DA EVASÃO ESCOLAR? A família tem sua parcela de responsabilidade, quanto devido à desestruturação familiar, a necessidade de complementação de renda, falta de recursos financeiros, que muitas famílias, hoje, necessitam de apoio, que acarreta a infrequência do aluno na escola.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD) nº 12.796, o ensino é considerado obrigatório para crianças de quatro a dezessete anos.

Segundo a Secretaria da IES, o aluno evadido/desistente é aquele que formaliza documentalmente a sua desistência na Secretaria. O discente evadido/eliminado caracteriza-se no aluno que não justifica sua saída, tampouco a formaliza, sendo assim, eliminado do sistema de ensino da IES.

2. Promova o diálogo em sala de aula

  1. Desenvolva atividades relacionadas com a vida dos alunos. Para fazer parte é preciso se sentir dentro de um processo. ...
  2. Saiba dar feedbacks. ...
  3. Promova a autonomia. ...
  4. Utilize tecnologias para motivar os alunos.

Com exceção das crianças, a resposta mais coerente é que não é viável ensinar quem não quer aprender. Daí concluímos que ninguém ensina ninguém, são as pessoas que aprendem por si, desde que queiram aprendem, e se tiver quem repasse o ensinamento.

Um estudo feito pela FGV Social mostrou que essas desigualdades aumentaram ainda mais com a pandemia de covid-19. Entre os motivos, estão as dificuldades encontradas pelos estudantes para acompanhar as aulas remotas, que afetaram principalmente alunos de baixa renda.

Em uma conjuntura agravada por causa da defasagem provocada pela pandemia, os brasileiros avaliam que a baixa qualidade do ensino, os salários insuficientes dos professores e o desinteresse dos alunos são os principais problemas da educação pública no país.

O excesso de faltas pode indicar problemas na vida do aluno e, por isso, a atuação do Conselho Tutelar pode ser fundamental para garantir que ele continue frequentando a escola e tenha acesso à educação.

Fadiga. Como não se estressar na sala de aula? Difícil, pois a fadiga é um tipo de cansaço mental, causado pelo excesso de trabalho e o estresse no ambiente escolar. Precipuamente a fadiga pode ocorrer devido ao desgaste físico ou mental, consumindo a energia e reduzindo o desejo de realizar tarefas comuns do cotidiano ...

Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares. Fatores como condições habitacionais, sanitárias, de higiene e de nutrição também são considerados determinantes para a aprendizagem do aluno na escola e fora dela.

O crime é tipificado como abandono intelectual e está previsto no artigo 246, caput, do Código Penal, com pena prevista de 15 dias a 1 mês de detenção, ou multa. No Brasil, o ensino é obrigatório entre 4 e 17 anos.

Ao Conselho Tutelar cabe o controle externo da escola no que diz respeito ao zelo pela frequência e permanência do aluno na instituição onde está matriculado. Este controle envolve as ações em relação ao aluno faltoso ou evadido e seus pais ou responsáveis.

O aluno pode usufruir de até 16 faltas (8 dias) sem incorrer em reprovação (75% de presença). As faltas somente serão justificadas com documentos comprobatórios.

Aluno Desistente ou em Situação de Abandono
É aquele aluno que não renovou sua matrícula para o novo período letivo, não efetuou o trancamento e ou ainda, aquele que abandonou o curso, de acordo com o período definido no Regimento da instituição, podendo a mesma cancelar sua matrícula, se assim estiver disciplinado.